+ Responder ao Tópico



  1. Olá!

    Em condições normais de um servidor mk com link folgado qual o melhor opção de fila que tenha um melhor desempenho em uma QoS, sei que cada fila tem sua particularidade, hoje utilizo uma QoS com fila HTB, alguem que utilize QoS com outras filas poderia ta informando desempenho em relação a outras filas?

  2. e em links congestionados, qual a melhor opçao???



  3. Citação Postado originalmente por alcimarbezerra Ver Post
    Olá!

    Em condições normais de um servidor mk com link folgado qual o melhor opção de fila que tenha um melhor desempenho em uma QoS, sei que cada fila tem sua particularidade, hoje utilizo uma QoS com fila HTB, alguem que utilize QoS com outras filas poderia ta informando desempenho em relação a outras filas?
    Eu acho que não seria "qual é a melhor" mais quando se aplica cada fila, não?

    De forma simples:

    HTB
    HTB (Hierarchical Token Bucket) [Marca hierárquica de grande quantidade] é uma disciplina de enfileiramento que é útil para aplicar diferentes manuseios para diferentes tipos de tráfego. As filas que você adicionou em /queue simple e /queue tree estão vinculados a HTB principal.


    SQF
    Stochastic Fairness Queuing (SFQ) equaliza os fluxos de tráfego (sessões TCP ou streams UDP) quando o link estiver completamente cheio.
    Utilize SFQ para links congestionados para assegurar que as conexões não escasseiem. SFQ é especialmente benéfico em links wireless


    PCQ
    Para resolver algumas imperfeições SFQ, o Per Connection Queuing [Fila por Conexão](PCQ) foi criado. PCQ (Per Connection Queue) é uma fila que pode ser usada para uniformizar dinamicamente ou moldar o tráfego para vários usuários, usando pouca administração. É possível dividir os cenários PCQ em três grandes grupos: Igualdade de largura de banda para um determinado número de usuários; Alguma largura de banda distribuída com igualdade entre os usuários; Largura de banda desconhecida distribuída com igualdade entre os usuários.
    Usado para diversas situações, como compartilhamento melhorado de banda entre hosts, entre outras coisas.


    PFIFO / BFIFO
    Estas disciplinas de queuing são baseadas no algoritmo FIFO (First-In First-Out)[primeiro que chega é o primeiro que sai]. A diferença entre PFIFO and BFIFO é que um é medido em pacotes e o outro em bytes.
    Utilize as disciplinas de queuing FIFO se você tiver um link não-congestionado


    RED
    Random Early Detection [Detecção Prematura Aleatória] (também conhecido como Descarte Prematuro Aleatório que é como ele realmente funciona) é um mecanismo de queuing que tenta evitar o congestionamento de rede ao controlar o tamanho médio de queue (fila).
    Utilizado em links congestionados com altas taxas de dados, assim como nas rápidas e do tipo TCP-friendly.


    Lembrando que não deve ser aplicado disciplinas, a torta e a direita. Tudo deve ter um propósito e deve ser estudado caso a caso para que uma implantação tenha sucesso. Como sempre digo e MUITOS não gostam, cada caso é um caso, esse lance de copiar e colar é coisa de "zé ruela" e por incrível que pareça aqui tem vários "técnicos especialistas" copiando e colando as regras e soluções nos servidores de clientes, sem nem saber para que serve. Recomento você estudar o fluxo de pacotes no Mikrotik, pois isso irá facilitar todo o entendimento sobre como e onde aplicar diciplinas (e regras também).


    Só para registro, tem 2 participantes aqui do forum que andaram copiando minhas regras em servidores de clientes (digo minhas, pois as minhas são indentificadas) e esses dias recebi 2 ligações dos clientes desses caras, querendo me dar um esporro, porque não estava funcionando e meu nome tava aparecendo no servidor deles. Eles acharam que eu tinha configurado... Quando verifiquei os servidores, os "zé ruelas" copiaram minhas regras na cara de pau, e só... Esqueceram de verificar todo o conceito (ou mais fácil, não sabem mesmo) e claro, não funcionou;;; Quem gosta de gastar dinheiro a toa, faz assim, procura o mais barato que no final fica muito mais caro...

    Fica esse toque para quem realmente busca ser bom ou ser reconhecido um dia, estude bastante assim como eu faço, que as coisas melhoram... Lembre-se que da mesma forma que se aplica os diplomas e certificados de outras áreas elas também valem para Mikrotik. Se o cara não entende conceitos, de nada adianta ser certificado...

  4. Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    [...]

    Lembrando que não deve ser aplicado disciplinas, a torta e a direita. Tudo deve ter um propósito e deve ser estudado caso a caso para que uma implantação tenha sucesso. Como sempre digo e MUITOS não gostam, cada caso é um caso, esse lance de copiar e colar é coisa de "zé ruela" e por incrível que pareça[...]
    O que achas de hfsq?






Tópicos Similares

  1. Qual melhor servidor cache MK ou BFW ?
    Por salckware11 no fórum Redes
    Respostas: 27
    Último Post: 15-04-2009, 20:52
  2. Qual melhor programa: Windows ou Linux???
    Por Heremita no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 09-10-2006, 16:02
  3. Qual o melhor pra controle de banda CBQ ou HTB??
    Por cleciorodrigo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 26-01-2006, 15:00
  4. qual o melhor cbq ou htb ?
    Por rootmaster no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 04-01-2006, 10:18
  5. Omni, qual a melhor opcao, 6db, 8db ou 15db?
    Por Para-raio no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 09-12-2004, 08:29

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L