+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance - links em locais diferentes

    Amigos, tem como fazer balanceamento de vários links, mas que não estão no mesmo local?
    Por ex. tenho link full na base e IP fixo na minha casa. Quero injetar tudo na minha rede.
    Por rotas, vai funcionar automaticamente no hotspot?

  2. #2

    Padrão

    Além desse problema, existe ainda a questão das placas de rede instaladas.
    Praticamente não se encontra mais placa mãe com mais que dois ou tres slots pci.

    Daí a minha dúvida: dá para fazer com bom desempenho load balance com hardware, como o balanceador de link da d-link?
    E este balanceador só tem entrada para 2 links. Tem como usar dois deles e conectar num switch e depois entrar na placa de rede?

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Para o problema das placas de rede, só ir atrás destas.

    Quanto a usar esses DLINK balance, não conheço os mesmos, pois nunca usei, mas teoricamente dá: estaria fazendo NAT sobre NAT, ou seja, "junta" 2 links e um DLink e configura a LAN, "junta" mais 2 links em outro DLINK e configura a LAN. Pega as 2 LANs (uma de cada DLink) e insere em um Mikrotik com 3 interfaces de rede e faz o balance de novo (agora os DLINK que serão os gateways). A terceira interface seria a LAN.

    Mas prefirira fazer tudo no Mikrotik ou Linux apenas utilizando aquelas placas que mencionei ali em cima, afinal são 4 interfaces e ainda poderá a ONBOARD da placa mãe.

  4. #4

    Padrão

    Acho mesmo que a solução vai ser uma placa destas. Fica um serviço mais limpo e seguro.

    Eu achei outra no ML.

    MercadoLivre: Rede Cisco Intel Quad 4 Fast QuadFast Server Atm Slo 64 Byts - R$ 299.99

    Só que esta que voce mostrou tem uma vantagem a mais. Está preparada para gigabit.
    Dei uma procurada rápida mas não achei onde conseguir ela.
    E um slot pci comum está preparado para fornecer toda a energia que ela requisita? A voltagem sei que é 3.3V mas o consumo dela é alto 8W.


    Editando: Achei: R$ 380,00
    Última edição por 1929; 12-06-2009 às 23:06.

  5. #5

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Acho mesmo que a solução vai ser uma placa destas. Fica um serviço mais limpo e seguro.
    Sim, fica mais simples o gerenciamento.

    Teoricamente seria a mesma coisa da que informei. Tem que ver apenas o chipset, pois o Mikrotik RoS não aceita qualquer chipset.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Só que esta que voce mostrou tem uma vantagem a mais. Está preparada para gigabit.
    Dei uma procurada rápida mas não achei onde conseguir ela.
    As lojas de Campinas e SP que trabalham com Mikrotik vendem essa placa. Fora isso PY (flytec) deve ter.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E um slot pci comum está preparado para fornecer toda a energia que ela requisita? A voltagem sei que é 3.3V mas o consumo dela é alto 8W.
    Tenho dessas placas em 2 clientes e nunca apresentaram problemas. Um usa um servidor HP Proliant e outro usa um servidor com motherboard SuperMicro. O detalhe é esse: nada de máquina com placa mãe ching ling, de procedência duvidosa.


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Editando: Achei: R$ 380,00
    Blz.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    acompanhando !!
    Ali em cima tem um menu chamado FERRAMENTAS DO TÓPICO. Nele encontrará uma opção chamada INSCREVER-SE NESTE TÓPICO. Com isso poderá acompanhar o tópico até quando quiser se desinscrever (só usar o mesmo menu novamente e usar a opção DESINSCREVER-SE DO TÓPICO).

    Ou será que todos que estão usando estas postagens ACOMPANHANDO é apenas para gerar mais um post e mudar o status aqui do forum???

  8. #8

    Padrão

    Sérgio, sua contribuição nesta questão foi inestimável.
    Achei a 44G por 280,00 na Via Sedex.
    E tem tambem a E44 que só não é gigabit. Mas acho que seja até melhor para nossas aplicações, pois o consumo é 3.5W. Esta E44 está por R$ 226,00.
    Amanhâ já estou mandando vir uma.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sérgio, sua contribuição nesta questão foi inestimável.
    Achei a 44G por 280,00 na Via Sedex.
    E tem tambem a E44 que só não é gigabit. Mas acho que seja até melhor para nossas aplicações, pois o consumo é 3.5W. Esta E44 está por R$ 226,00.
    Amanhâ já estou mandando vir uma.

    Só um detalhe 1929: Antes dessa nova "safra" de adaptadoras Quad a Mikrotik comercializava as mesmas (100 Mbits) com chipset RTL (Realtek). Fuja dessas, pois são extremamente problemáticas em relação a compartilhamento de IRQ em algumas motherboards. Procure sempre por chipset VIA, independente de ser 100 Mbps ou 1 Gbps.

  10. #10

    Padrão

    Olha para fazer o Load-Balance vc pode usar uma placa RB-450, teria 4 WAN e 1 LAN, mas se quiser comprar um hardware pronto:


    D-Link DLM-3500 (4wan)
    Taitell TTR-8400 (5wan)
    Pep-Link (3wan)

    São balanceadores de mais processamento, e o melhor... tudo pronto.
    Tenho rodando um Taitell na minha rede.

    Caso tenha interesse no de apenas 2 WAN, eu tenho um D-link semi-novo aqui.

  11. #11

    Padrão

    Sim, mas ainda acho a solução do Sérgio mais econômica. R$ 280,00 a placa já o modelo novo.

    E a questão do link noutra parte da cidade, trago por rádio em separado e injeto na placa de rede, ou tem como redirecionar dentro do mk direto para ele parte do tráfego, talvêz criando uma rota para isso?

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, mas ainda acho a solução do Sérgio mais econômica. R$ 280,00 a placa já o modelo novo.

    E a questão do link noutra parte da cidade, trago por rádio em separado e injeto na placa de rede, ou tem como redirecionar dentro do mk direto para ele parte do tráfego, talvêz criando uma rota para isso?
    Se o link "chega" via RF e o rádio está neste mesmo Mikrotik (da adaptadora Quad), é uma interface como outra qualquer, basta fazer as políticas de roteamento.

  13. #13

    Padrão

    Um dos links está na minha casa. Daí teria que levar ele por outra rede até a placa quad no mk.

    Mas não teria outra solução, injetando este link diretamente na rede e então fazer uma rota para sair por ele, sem precisar ter um rádio para mandar o sinal até a base e lá outro para receber e então injetar na quad?

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Um dos links está na minha casa. Daí teria que levar ele por outra rede até a placa quad no mk.

    Mas não teria outra solução, injetando este link diretamente na rede e então fazer uma rota para sair por ele, sem precisar ter um rádio para mandar o sinal até a base e lá outro para receber e então injetar na quad?

    "Injetando" o que 1929? O negócio é físico... se quer usar este acesso (link) no servidor que concentra todas as políticas para os clientes, fisicamente, este acesso tem que "chegar" a este servidor.

  15. #15

    Padrão

    Sim, aí eu entendi. Faço chegar via rádio na base e entro pela placa de rede. Este é o procedimento normal.
    É que eu imaginei uma coisa meio louca. Muita gente diz que o MK faz coisas que aparentemente são impossíveis, por isso me passou pela cabeça, pegar este link distante e fazer um balanceamento sem passar por uma placa de rede no MK. Criar uma interface virtual, coisa do gênero. Nâo tem como né?

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, aí eu entendi. Faço chegar via rádio na base e entro pela placa de rede. Este é o procedimento normal.
    É que eu imaginei uma coisa meio louca. Muita gente diz que o MK faz coisas que aparentemente são impossíveis, por isso me passou pela cabeça, pegar este link distante e fazer um balanceamento sem passar por uma placa de rede no MK. Criar uma interface virtual, coisa do gênero. Nâo tem como né?

    Eu entendi oq vc quer fazer...
    usar sua rede existente para transportar o link remoto, e depois usar essa mesma rede para distribuiar para seus clientes.

    se vc fizer uma espécie de VPN eu acredito que possa dar certo, de outro modo creio que ficara em loop.

    mas a performance não vai ficar legal!
    levando em consideração que vai se o backbone de sua rede, vale a pena investir em rádios separados.

  17. #17

    Padrão

    estou com um problema parecido com o do 1929. tenho um servidor mikrotik na casa do meu pai fazendo todo o controle, com um adsl de1,5mb eu aluguei uma casa uma 6 quadras distante e tenho um adsl de 1mb ,gostaria de fazer um Load Balance, faria a transmiçao via radio, o mikrotik conseguiria fazer o modem da casa onde aluguei discar a conexão?

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliocfs Ver Post
    estou com um problema parecido com o do 1929. tenho um servidor mikrotik na casa do meu pai fazendo todo o controle, com um adsl de1,5mb eu aluguei uma casa uma 6 quadras distante e tenho um adsl de 1mb ,gostaria de fazer um Load Balance, faria a transmiçao via radio, o mikrotik conseguiria fazer o modem da casa onde aluguei discar a conexão?
    Via rádio acho que vai tranquilo. Recebe lá e injeta na placa de rede. Mas vai ter que cadastrar a torre.

    Mas eu tenho na minha casa uma torre repetidora. E como repetidora onde não tem link não precisa cadastrar. Mas se eu fizer isso com rádio para a base, vou ter que registrar se aparecer um cabo fazendo o link. Lá tenho só um Nano em AP+WDS.

    Então, se coloco um rádio dentro de casa conectado no modem, é só apontar para o rádio da torre. E como lá tem um só rádio, fica teoricamente invisível. Mas como fazer este rádio trabalhar como segundo gateway dentro da mesma rede?

    Eu vi isso nos Gi-link Mesh. Você pode ter vários espalhados como gateway e em cada gateway um link. A rede é uma só mas as saidas são várias, gerenciadas pelo protocolo mesh.
    O MK faz tanta coisa, que deve ter alguma maneira. A sugestão do companheiro para fazer uma VLan, pode ser uma saída.