Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia amigos, estou tentando fazer cachefull para o squid com zph e Thunder, mas nao estou conseguindo q va a full para o cliente.
    Configuro o htb-tool para limitar cada cliente da rede a 320kb, até ai tudo bem esta limitando... qndo faço um download q nao esta no cache ele limita a 37 a 40Kb, mas qndo faço um download q sei q ja esta em cache ele tb limita a 320kb nao indo a full para o cliente... Segue minhas confs de firewall, htb e squid

- Squid 2.7 com ZPH
    #ZPH
    zph_mode tos
    zph_local 0x60

- Firewall Iptables

# regras para Marcacao de pacotes e Prio
    iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --restore-mark
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m mark ! --mark 0 -j ACCEPT
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m string --string 'X-Cache: MISS from ' --algo kmp -j MARK --set-mark 5
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m string --string 'X-Cache: HIT from ' --algo kmp -j MARK --set-mark 6

iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --save-mark
    iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --restore-mark
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m mark ! --mark 0 -j ACCEPT
    iptables -A OUTPUT -t mangle -m string --string 'Thunder: Thunder' --algo kmp -j MARK --set-mark 7
    iptables -A OUTPUT -t mangle -j CONNMARK --save-mark
    echo "#--> Marcando Pacotes para ZPH e TOS ..........[ OK ]#"

- HTB-Tools

class Rede {
    bandwidth 100000;
    limit 100000;
    burst 0;
    priority 1;
    #Classe responsavel para controle de banda de internet
    client PC_1 {
    bandwidth 300;
    limit 320;
    burst 2;
    priority 1;
    dst {
    192.168.254.20/32;
    };
    };
    uma para cada cliente .... com seu respectivo ip e velocidade
    mais uma pra q for do squid ou thunder

client thunder {
    bandwidth 4096;
    limit 2048;
    burst 120;
    mark 7;
    priority 1;
    upload 128;
    dst {
    192.168.254.0/24 3128;
    };

criei essa com o Mark e o numero q marquei no iptables.
    Detalhe... qndo crio uma para iqual a de cima com mark 5 e 6 da erro ao executar o htb-tool

Obrigado desde ja a todos !!!

2. Agora sim!
    O ideal era você utilizar o recurso do SQUID para marcação TOS, pois usando o iptables pra reconhecer a marcação do cabeçalho funciona porem um pouco lenta e às vezes deixa passar.
    No seu squid.conf coloque essas novas linhas:

Código :

Código :

Código :
    [COLOR=black][FONT=Verdana]zph_mode tos
    zph_local 0x10
    zph_sibling 0x10
    zph_parent 0x10
    zph_option 1
    [/FONT][/COLOR]

Feito isso vou postar aqui no fórum a receita correta para o htb tools a receita feita, e rara.

Código :

Código :

Código :
    [COLOR=black][FONT=Verdana]$TC class add dev $DEV parent 1: classid 1:0x200 htb rate 1025kbps ceil 12500kbps burst 125000k quantum 1536
    $TC class add dev $DEV parent 1:0x200 classid 1:0x201 htb rate 1025kbps ceil 12500kbps prio 0
    $TC qdisc add dev $DEV parent 1:0x201 handle 0x201: sfq perturb 10
    $TC filter add dev $DEV parent 1: protocol ip prio 1 u32 match ip protocol 0x6 0xff match ip tos 0x10 0xff flowid 1:0x201
    [/FONT][/COLOR]

Onde TC e o próprio tc e $DEV e a interface a ser controlada.
    Essa e a forma mais correta de se reconhecer a marcação TOS feita pelo ZPH no squid.
    Caso queira deixar isso automático para que não tenha que rodar isso toda vez q restartar o htb tools basta vc colocar esses parâmetros dentro do q_parser.c antes de compilar o htb tools.
    Ate poderia te arrumar, mas não tenho mais aqui pois agora uso slamd64 e não tem o source do htb tools para 64bits disponível.

Qualquer duvida posto ai, lembrando que depois de fazer isso pode remover a marcação de 'X-Cache: HIT from que não vai mais precisar dela.
    Boa Sorte.

3. Karo amigo, ainda nao tive sucesso, sem querer abusar de sua boa vontade em me ajudar, posso adiciona-lo em meu msn ? Talvez eu esteja fazendo algo de errado.
    E tb nao vi a maneira de marcar e mandar a full os arquivos do Thunder.

Grato pela atenção

4. Uma maneira de fazer cache full do thunder é marcando o header com o apache, e em seguida verificando o pacote com o '-m string' do iptables.

5. Citação Postado originalmente por darklinux3 Ver Post
    Uma maneira de fazer cache full do thunder é marcando o header com o apache, e em seguida verificando o pacote com o '-m string' do iptables.
    Exato amigo, conforme a regra q uso no firewall ele marca ... e a header do apache tb... mas meu problema nao é esse, é q qndo ativo o htb... oq esta no cache ou no thunder depois de baixa vai ao cliente na velocidade setada no eth1-qos.cfg... ou seja se for 320 tanto o video ou um arquivo baixado anteriormente vira a 37 a 40Kb...

Nao consigo q o cliente receba a full estando em cache... zph setado no squid2.7, mark no firewall... nao sei oq tem de errado !!!

Tópicos Similares

1. Respostas: 12
    Último Post: 08-04-2010, 08:57
  2. ponto a ponto 5.8ghz sem sucesso
    Por ederamboni no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 26-11-2007, 07:04
  3. Audio frontal sem sucesso INTEL 945GNTLR
    Por guilhermeibc no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 11-12-2006, 11:11
  4. Respostas: 12