Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor versão pra servidor (pc) MK ?

    Olá galera, estou com dificuldades em acertar meu servidor MK.....
    Usei versão 2.9.27 (crack) por um bom tempo mas agora houve necessidade de mudar pra uma versão licenciada...tentei a 3.23 mas tive muitos problemas com ela.....
    Me disseram que a 3.13 é a melhor pra servidor (pc) MK usando hotspot .......Mas queria saber a opnião de pessoas mais experientes como vcs do UNDER-LINUX...... Desde já agradeço...........

  2. #2

    Smile Das versões 3.x a 3.13 por enquanto...

    As versões 3.x "stable" são a 3.13 e mais recentemente a 3.22, testei a 3.13 e dá para garantir e estou testando a 3.22, é lógico que quanto mais recente mais recursos a versão possui.
    Para informações mais detalhadas visite: MikroTik Routers and Wireless

    Abraços.



  3. #3

  4. #4
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.095
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    A versão 3.13 funciona muito bem. As versões mais recentes trazem mais novidades, mas apesar de tudo não despreze as versões 2x, pois gosto do desempenho principalmente do squid.



  5. #5

    Padrão

    Obrigado INTERHOME, é tbm gosto do squid, é bem dinamico, soh perguntei por essa 3.13 pq me falaram muito bem dela.....

  6. #6

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Obrigado INTERHOME, é tbm gosto do squid, é bem dinamico, soh perguntei por essa 3.13 pq me falaram muito bem dela.....
    Utilizei um bom tempo a 3.20! E para min tava perfeito! Hoje uso a 3.24.



  7. #7

    Padrão Cada caso um ...

    Seguinte,na verdade não seria a versão em si que se adaptaria ao Mikrotik usando pc ,mas sim o PC. Falo isso por experiencia,pois pra evitar possiveis imprevistos seria recomendado instalar a versão 2.x ou 3.x em PC's em ambiente 32BITS.Uma vez que o sistema RouterOS(MK) foi feito para o tal."Lembrando que o RouterOs trabalha tambem na versao 64Bits(NÃO RECOMENDADO).
    Trocando em miudos ,no site MIKROTIK.COM vc tem a opção de baixar o sistema ROS para Routerboard(Que são nativas 32BITS) e tbm para PC(x86-32Bits).Então se vc instalar o sistema ROS em plataforma 64BITS,podera ficar vulneravel à algum possivel erro no decorrer do tempo(NÃO QUE ISSO IRA ACONTECER COM CERTEZA).Imagine o sistema reiniciar sozinho, uma placa de rede que para de responder derrente,placa de rede com alguma problema de reconhecer... e por ai vai. São transtornos bobos assim que fazem vc ficar em duvida quando seu sistema de uma hora para outra trabalha de forma estranha.

    Outro detalhe é o PC (Placa Mãe),este em alguns casos pode te daixar louco, vou dar um exemplo:
    Vc tem uma placa mãe com 3,4,5,6 slots PCI e espeta nela 6 redes (3Com de preferência)e repara que nao foram todas reconhecidas no ROS,ou ate msm das 6 apenas 2,3... são reconhecidas(E VC TESTOU ANTES UMA A UMA NO ROS E TODAS FUNCIONARAM),.

    Ja testei inumeras placas,e existem casos de vc ter que até msm na Placa mãe desabilitar rede onboard,audio,usb,etc...para que todas as suas redes offboard sejam reconhecidas.

    OUTRO pecado que deve ser evitado,não monte um ROS com placa mãe C2D,4gb ram, HD de 120,200GB... pra que isso????Ele não vai usar tudo isso não.O que vc pode fazer é montar um P3 800MHZ,512MB RAM,80GB de HD. Isso tudo ainda é necessario???Não mas nos dias de hj o mais comum vai ser vc encontrar configuraçoes minimas para vender nesse ceneario ai!

    Bom,cada caso é um caso,pode ser que algum amigo do forum tenha ido ate uma loja comprado uma placa mae e ate hj numca ter tido nenhum problema trabalhando em platarforma 64BITS.Mas fica ai a dica. Isso ai aprendi na estrada msm...

    Trabalho a 1 ano na distribuição LINUX e tudo que aprendi e estou aprendendo foi ake no forum,então va colhendo as opiniões dos colegas ai ate vc chegar a uma conclusão,pois o que quis passar ai foi uma dica pra vc evitar problemas que eu tive no inicio da minha caminhada.Comecei como muitos akee, APzinho+Antena OMNI + Sinal ADSLe hj GRAÇAS A DEUS estou com meu serviço homologado,Link dedicado + Link ADSL.

    Outra dica que ao meu ver vale ouro,é usar um cenario desta maneira:

    LINK DE INTERNET ----->
    LINK DE INTERNET ----->(SERVIDOR MK - GERENCIADOR DE LINKS) -> MK DE CONTROLE->PROXY
    LINK DE INTERNET ----->

    Flws Galegas... Fiquem com DEUS!!!
    Última edição por BillGates; 21-06-2009 às 22:30.

  8. #8

    Padrão

    Caro amigo muito obrigado por esse esclarecimento......isso vai me ajudar muito e tenho certeza q mais colegas aki do forum tbm......tods esses erros q vc cometeu eu estava no msm caminho...mas agora irei sempre re-ler esse topico pra me lembrar das suas sugestões....vlw msm cara.....fique com DEUS e boa sorte !!!!!!!!

    Por isso é que esse forum é tão bem divulgado....boa vontade e interesse transbordam aqui !!!!!!!



  9. #9

    Padrão

    * Colega, "melhorar algo"?... Bom depende de que algo estariamos falando rsrs...

    Pense no seguinte, as versões novas do ROS que vão saindo praticamente mês após mês,elas tem atualizações que muitas vezes são:
    *Novas ferramentas
    *Correções de ferramentas anteriores
    *Possivel retirada de alguma ferramenta que por ventura poderia causar alguma instabilidade ao sistema(Dificilmente ocorre esse tipo de atualização,mas não impossivel)

    Então pra você trabalhar tranquilo,e não ter surpresas,use versões recentes e "NÃO" selecione todas as ferramentas do sistema ao Instala-lo pela primeira vez(A não ser que vc va usar todas),mas geralemente das que vc tem a opção de instalar logo no inicio são umas 8 que considero necessárias.Não vou colocar o nome delas por dois motivos:
    1º - "8" que são necessárias para mim,
    2º - Não lembro o nome de cór no momento rsrs

    Resumindo,ja que vc esta usando versão 2.9.x, passe para a versão 3.x(3.13 ou 3.22 MINHA PREFERÊNCIA,MAS NÃO UMA REGRA),que alem de mais opções via Winbox,opções de personalizar o conteudo mostrado pela sistema, você ainda contara com atualizações interessantes.

    Obs.: Vc disse "para melhorar", se o caso for gargalo de link,rever as regras(Controle de banda,Tipo de Planos vendidos aos clientes xTX-xRX,conexões simultâneas e etc...).Caso o link seja pouco ai só milagre mesmo e acho que a empresa MIKROTIK não vende isso,mas as telecons sim rsrs).

    São inumeras causas que podem deixar uma rede ou link de provedor instavel, então nos post suas duvidas, nós aqui do forum ficaremos dispostos à ajudar na medida do possivel e do conhecimento... Abraços


    Fiquem com Deus!!!
    Última edição por sergio; 02-08-2009 às 13:11.

  10. #10

    Question Disposição de servers

    Citação Postado originalmente por BillGates Ver Post

    Outra dica que ao meu ver vale ouro,é usar um cenario desta maneira:

    LINK DE INTERNET ----->
    LINK DE INTERNET ----->(SERVIDOR MK - GERENCIADOR DE LINKS) -> MK DE CONTROLE->PROXY
    LINK DE INTERNET ----->

    Flws Galegas... Fiquem com DEUS!!!

    Fiquei curioso da disposição que vc apresentou, porque 2 Mktks e o Proxy em linha?

    Aqui uso assim:

    LINK DE INTERNET -----> .........................................................................-> (PROXY)
    LINK DE INTERNET -----> (SERVIDOR MK - GERENCIADOR DE LINKS E CONTROLE) -> CLIENTES
    LINK DE INTERNET ----->..........................................................................

    Desta forma consigo parar o Proxy sem parar a rede, será que o desempenho do que eu uso é pior????

    Abraços e fique com Deus!
    Última edição por SempreOnLine; 03-07-2009 às 08:50.



  11. #11

    Padrão Agradecimento

    Amigo BillGates, fico agredecido pelo seu prestativo esclarecimento ,sendo que todas minha duvidas foram esclarecidas.
    obrigado , lhe desejo muito susseço.

  12. #12

    Padrão

    Obrigado colega...

    Estamos aqui pra isso

    E ao outro colega acima, sobre o modo de ligação,da uma olhada nesse topico que estou desenvolvendo:

    Tutorial load balance (paralelo) + Debian + ThunderCache + servidor MK 3.13~3.22

    Logo no inicio tem o cenário que uso...




  13. #13

    Padrão boa dica man

    Citação Postado originalmente por BillGates Ver Post
    Seguinte,na verdade não seria a versão em si que se adaptaria ao Mikrotik usando pc ,mas sim o PC. Falo isso por experiencia,pois pra evitar possiveis imprevistos seria recomendado instalar a versão 2.x ou 3.x em PC's em ambiente 32BITS.Uma vez que o sistema RouterOS(MK) foi feito para o tal."Lembrando que o RouterOs trabalha tambem na versao 64Bits(NÃO RECOMENDADO).
    Trocando em miudos ,no site MIKROTIK.COM vc tem a opção de baixar o sistema ROS para Routerboard(Que são nativas 32BITS) e tbm para PC(x86-32Bits).Então se vc instalar o sistema ROS em plataforma 64BITS,podera ficar vulneravel à algum possivel erro no decorrer do tempo(NÃO QUE ISSO IRA ACONTECER COM CERTEZA).Imagine o sistema reiniciar sozinho, uma placa de rede que para de responder derrente,placa de rede com alguma problema de reconhecer... e por ai vai. São transtornos bobos assim que fazem vc ficar em duvida quando seu sistema de uma hora para outra trabalha de forma estranha.

    Outro detalhe é o PC (Placa Mãe),este em alguns casos pode te daixar louco, vou dar um exemplo:
    Vc tem uma placa mãe com 3,4,5,6 slots PCI e espeta nela 6 redes (3Com de preferência)e repara que nao foram todas reconhecidas no ROS,ou ate msm das 6 apenas 2,3... são reconhecidas(E VC TESTOU ANTES UMA A UMA NO ROS E TODAS FUNCIONARAM),.

    Ja testei inumeras placas,e existem casos de vc ter que até msm na Placa mãe desabilitar rede onboard,audio,usb,etc...para que todas as suas redes offboard sejam reconhecidas.

    OUTRO pecado que deve ser evitado,não monte um ROS com placa mãe C2D,4gb ram, HD de 120,200GB... pra que isso????Ele não vai usar tudo isso não.O que vc pode fazer é montar um P3 800MHZ,512MB RAM,80GB de HD. Isso tudo ainda é necessario???Não mas nos dias de hj o mais comum vai ser vc encontrar configuraçoes minimas para vender nesse ceneario ai!

    Bom,cada caso é um caso,pode ser que algum amigo do forum tenha ido ate uma loja comprado uma placa mae e ate hj numca ter tido nenhum problema trabalhando em platarforma 64BITS.Mas fica ai a dica. Isso ai aprendi na estrada msm...

    Trabalho a 1 ano na distribuição LINUX e tudo que aprendi e estou aprendendo foi ake no forum,então va colhendo as opiniões dos colegas ai ate vc chegar a uma conclusão,pois o que quis passar ai foi uma dica pra vc evitar problemas que eu tive no inicio da minha caminhada.Comecei como muitos akee, APzinho+Antena OMNI + Sinal ADSLe hj GRAÇAS A DEUS estou com meu serviço homologado,Link dedicado + Link ADSL.

    Outra dica que ao meu ver vale ouro,é usar um cenario desta maneira:

    LINK DE INTERNET ----->
    LINK DE INTERNET ----->(SERVIDOR MK - GERENCIADOR DE LINKS) -> MK DE CONTROLE->PROXY
    LINK DE INTERNET ----->

    Flws Galegas... Fiquem com DEUS!!!

    tenho um servidor mk, com a seguinte configuração, 2gb de ram, 160 de hd ide (e gostaria de saber se alguma versão do mk funciona com hd sata II) processador amd athlon xp 64bit e é isso, vc acha exagero isso?

    me dá uma dica aí, e tambem gostaria que vc me indicasse alguem que faz configuração de mk e squid, pois estou tendo dificuldades na configuração aki deste servdidor.

  14. #14

    Padrão

    man, vc usa hotspot? como vai ser a tua conexão com os clientes? pois se for no hotspot, vc seta o mac do cliente logo quando vc cria o usuário.



  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pbportilho Ver Post
    man, vc usa hotspot? como vai ser a tua conexão com os clientes? pois se for no hotspot, vc seta o mac do cliente logo quando vc cria o usuário.

    Oi,

    Não uso hotspot e nem ppoe.

    Minha conexão com os clientes é com IP fixo em cada cliente (IP x MAC).


    Anderson

  16. #16

    Padrão Faça o NAT que vai funfar......

    Opa meu Amigo que bom que as coisas aí tão fluindo bem.....hoje é o dia ideal pra ajudar os amigos... "20/07 dia do amigo".....abraços a todos amigos do Forum.....
    Bom vamos ao que interessa......creio que o que vc esteja querendo é fazer o Nat pelas explicações que vc deu, vou postar as regras aqui é soh vc aplicar elas adequando os ip´s com a sua rede......

    aki uso 2.9.51

    Criando as interfaces:

    Com as 2 placas de redes 10/100 ja reconhecidas pelo mk vc vai nomea-las (nome que vc quiser) uma que receberá o link e a outra que sairá para seus clientes......

    NAT:

    Em anexo como paint (naum estou conseguindo colar as regras...rsrsrs)

    O que está dentro do quadro vermelho são outras regras que uso aki e q vc tbm pode colocar e seu servidor,
    "conectividade" >é pra acesso de alguns serviços da Caixa Economica Federal....
    "redirect" > é redirecionar um ip valido para que possa acessar meu ap´s de qq lugar....

    Obs importante: na interface que sai para os clientes vc deve deixar em arp=enable até q todos os mac´s de seus clientes estejam devidamente cadastrado no ip>arp feito isso vc volta em interfaces e coloca em reply-only....assim vc estará amarrando o mac ao ip.....

    Bom acho que é isso...... abraço (tbm estou aprendendo)



  17. #17

    Padrão

    vixx......nem anexar to conseguindo.....

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    vixx......nem anexar to conseguindo.....
    Valeu Lucimario.

    Coloquei a imagem em anexo para que possamos ajudar a outros amigos.

    Obs: diminui a qualidade da imagem para o Under-Linux aceitar o arquivo que estava extremamente grande.


    Abraço a todos
    Anderson
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAT-JPG.JPG
Visualizações:	135
Tamanho: 	162,0 KB
ID:      	4927  



  19. #19

  20. #20

    Padrão

    Bom dia UsadosMac, vc citou a possível utilização da versão 2.9.6. Eu utilizei ela aqui um tempo e o que eu notei é que ela não faz controle de upload. Se alguém usa e tiver uma dica aí, no mais ela funciona tudo ok.