Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão

Obrigado pela excelente aula, valeu

Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

você montou uma estação/torre a 100 metros de uma rede de alta tensão e a 500 metros de subestação de energia?

Não vai ficar bom meu jovem, mesmo que invista em blindagem dos equipamentos (cartões, rádios, etc), mas não tem com isolar painéis e demais antenas.

Ocorre que poderá ter problemas (com armônicos principalmente). Mesmo não estando diretamente ligado à rede de alta tensão os hamônicos conduzidos eletromagneticamente (via onda aérea) causarão interferência em seu sistema, interropendo parcialmente e/ou causando instabilidade.

Enquanto que em frequências mais baixas os harmônicos são conduzidos principalmente via corrente elétrica, exemplos de uma TV e rádio ligados à mesma rede de um motor (via cabo elétrico), em frequências mais altas tornam-se mais sensíveis à interferências eletromagnéticas (em forma de onda). Torna perceptível o chiado, o ronco sonoro (em sistemas de rádio e TV) e a interferência na imagem (em sistemas de TV e imagem). Em frequências muito altas, como 2.4GHz e 5.8GHz, a interferência que mais incomoda, como disse acima, é a eletromagnética. Os cabos elétricos transformam-se em irradiadores de sinal eletrognéticos (como se fossem pequenas antenas) e devido os seus equipamentos estarem muito próximos captam essas "transmissões" de sinal de forma confusa e intermitente. Esses sinais indesejáveis modificam os sinais emitidos por seus rádios e antenas, produzindo mais harmônicos e até misturando os canais, poluindo assim o espectro local deixando a aérea igual a uma outra aérea com dezenas de provedores.

Resumindo: montar sistema de transmissão de sinais próximos a redes de alta tensão não é um bom negócio.

Padrão

O que vocês me dizem do POP da Unotel em Juiz de Fora que fica dentro da Cemig? Dali é que instalamos nossas antenas, dentro do centro de distribuuição de energia.

Eng. Eletricista/Eletrôni Avatar de MarceloGOIAS
    Ingresso
    Feb 2007
    Posts de Blog
    2

Padrão

Não conheço. Tem fotos desse centro? Seria uma subestação (abaixadora/elevadora/usina)? Transformadores, bancos de capacitores? Quantos mil volts?

No "achômetro" não tem como opinar.

Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    O que vocês me dizem do POP da Unotel em Juiz de Fora que fica dentro da Cemig? Dali é que instalamos nossas antenas, dentro do centro de distribuuição de energia.

Padrão

Marcelo Goias, parabéns ótima explicação, já sabia a respeito de interferência e a formação de campos magneticos, mas consegui aprender mais um pouco no que você falou.

Padrão

Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Não conheço. Tem fotos desse centro? Seria uma subestação (abaixadora/elevadora/usina)? Transformadores, bancos de capacitores? Quantos mil volts?

No "achômetro" não tem como opinar.
    Não é questão de achômetro, o POP da Unotel em Juiz de Fora fica dentro da subestação da CEMIG, já que é subestação, eu entendo que é abaixadora de tensão, e deve tratar do que vem da usina, segundo informações que tenho nesse caso 100 mil volts, salvo erro pois sou técnico em eletrônica e não eletricista. Deste ponto é que os provedores buscam seus links aqui em nossa região.

Padrão

tenho torres perto de redes de alta tensao menos de 100 mts e nunca tive problema algum, o que me gera interferencia sao motores de grande porte 5x5mt geralmente que trabalham em de forma circular estes sim derruba tudo mas num raio de 50 metros no maximo