Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, por favor quem souber me tire essa duvida, tenho um link de 02 MB (Full), crei em Queue Tree, as regras de banda para cada tipo de serviço. O qual esta limitando perfeitamente, porem estou tendo muitos problemas referente a VOIP, mesmo com o link no consumo de 30% apenas, ou seja ainda 70% livre. Porem quando ligo o servidor VOIP fora do MK fica perfeito.

Dai me bateu uma duvida :

Ao criar as regras de tráfego por serviço, exemplo :

SSH - 800 k
    FTP - 300 k
    VOIP - 700 K
    WEB - 1 M

ao definir isso em QUEUE TREE, o MK já esta segurando essas velocidades no link para os serviços "mesmo que os serviços listados, não esteja consumindo" ? (tenho quase absoluta certeza que não, mas gostaria de tirar essa duvida. Pois caso sim seria a explicação para o meu problema.)

valeu a todos ...

2. As regras de firewall de seu Mk precisam estar na hierarquia correta, não adianta nada marcar os pacotes no mangle e determinar velocidades na queue tree sem dar permições adequadas no firewall filter, por que a conexão tem um ''caminho'' dentro do MK e o filter está antes da queue tree.

Seu problema são as configurações de seu firewall.

3. O que costuma atrapalhar muito VoIP, é latencia na rede...

VoIP, diferente do que muitos imaginam, não consome muita banda não, porém precisa estar numa rede com latencia baixa.

Dá uma verificada aí e poste prá gente ver.

4. ele nao aloca a banda.. ele limita ...

ele limita a medida que o consumo for aumentando .. quando passar o limite ele faz os limites..

para poder fazer a limitação que voce deseja.. o ideal eh manter uma hierarquia (imagem anexo)

uma queue-tree com o total de download do link.. e as outras.. como "parent" desta ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue-tree.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	32,7 KB
ID:      	4684  

5. Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    O que costuma atrapalhar muito VoIP, é latencia na rede...

VoIP, diferente do que muitos imaginam, não consome muita banda não, porém precisa estar numa rede com latencia baixa.

Dá uma verificada aí e poste prá gente ver.

Ola amigo, primeiramente valeu pela força.

quanto a latência e justamente ai meu desespero, pois so para você ter uma idéia o cliente tem tempo de resposta de 23ms se oscilação. E o que mais me intriga e o fato de ligar fora do MK e ficar perfeito, o que comprava que e algo relacionado a config. do meu MK.

Quanto ao Firewall > Filter

esta : chain forward TCP e UDP ( todas as portas ).
    * uma regra para cada ip em uso.

Já em Queue Type estou usando :

Kind : red
    Queue Size : 200
    Min Threshold : 169
    Max Threshold : 190
    Burst : 180
    Avg : 1000

MK versao 3.22

a media de pacotes de toda a rede esta entre 20 a 78 packest queue.

sugere algo ?

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 11-05-2011, 09:58
  2. Nano 5 - Faz Controle de Banda Individual?
    Por wppitp no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 01-02-2010, 14:10
  3. Respostas: 14
    Último Post: 11-10-2009, 22:10
  4. Queue Tree para range de ips
    Por admskill no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 22-03-2009, 13:23
  5. Controle de banda iptables SEM MANGLES
    Por hunt3r no fórum Redes
    Respostas: 2