+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Duvidas com mikrotik

    Oi pessoal meu primeiro post aqui no forum, desculpa se houve engano com a area de criançao do topico e o nome dele tmb, achei que seria melhor assim.

    Estou considerando trabalhar com um provedor aqui onde moro, mas me surgem varias dúvidas, o topico duvidas diversas sobre o sistema foi de grande ajuda para esclarecer algumas delas, vou tentar enumerar para facilitar. Ja agradecendo por qualquer resposta.

    1 - Do pouco que sei até agora sobre o mikrotik é de que ele utiliza o kernel do linux e aparemente varias ferramentas de rede dele tmb (iptables, iproute2 etc..) me parece um front-end de varias ferramentas open source, estou certo?

    2 - Qual seria as vantagens em utilizar o mikrotik ao invés de uma distribuição linux ou bsd, fora a facilidade que o front-end proporciona?....Ah alguma ferramenta desenvolvida especificamente no mikrotik e que eu nao possa encontrar em softwares free/open?

    3 - Quanto a licença estou um pouco perdido, sendo o mikrotik pago e envolvido com softwares sobre a GPL os fontes do mesmo sao disponibilizados?...Estou com os torrents do routerOS que encontrei no site oficial mas ainda nao baixei para conferir.(Se souberem um local onde possa obter os fontes eu agradeço)

    Desculpem-me pela quantidade de perguntas, é que tenho trabalhado com programas free/open e sou acomodado a usar sistemas unix-like e apesar de me parecer claro que o mikrotik facilita muito com o front-end eu nao me senti confortavel no seu ambiente. Talvez eu esteja perdendo alguma coisa, sera que os amigos experientes podem me dar uma luz?

    VLW!

  2. #2

    Padrão

    Olá meu caro,
    O mikrotik é baseado em linux sim, mas o acesso ao seu código foi locked pelos idealizadores do mikrotik.
    O mikrotik facilitou e muito, pois o que você teria que criar passo a passo no linux o mikrotik lhe dá de mão beijada.