Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite a todos,

Estou na seguinte situacao,possuo um sistema de autenticacao no momento utilizando o mikrotik conforme a maioria,e tais metodos para autenticacao de seguranca: Access-List,PPPoE,RADIUS e Criptografia na rede WPA(1).Bem andei vendo tem muitas pessoas que utilizam a rede sem qualquer criptografia.Isso seria o suficiente para seguranca utilizando somente a Access-List como Barreira + PPPoE sem criptografia com autenticacao via RADIUS ? Qual seria a melhor opcao,continuar do jeito que estou ou alterar todos para Sem criptografia mesmo?

Estive pensando tambem na opcao de estar utilizando sem criptografia na rede porem com o PPPoE com Criptografia (MPPE128) + Radius.

Porem qual eh a vantagem de eu utilizar uma rede sem criptografia hoje em dia ? Isso iria melhor a perfomance em uma rede com cerca de 200clientes ou naos maquinas atuais isto nao influencia mais? Teria mais problemas com relacao a sniffers e etc?
    Gostaria de sincera opiniao de todos que puderem estar contribuindo.Como voces utilizam ai no sistema de voces para quem tem a topologia identica ou parecida com a minha ?

Segue abaixo

Central ->Mikrotik X86 para FW,Load Balance e etc,Squid Full Cache,Servidor Radius e IPD.
    Nas torres -> RB600a com 4 cartoes

Obrigado a todos,
    Última edição por tskstar; 05-07-2009 às 11:26.

2. Habilita o use encryption no profile pppoe e seus clientes passarão a utilizar MPPE128 statefull (WinXP/Vista), nenhuma configuração no cliente será necessária se você utilizar o discador do proprio sistema.
    Última edição por sergio; 05-07-2009 às 11:33. Razão: Não precisa citar para responder.

3. Olá agpnet,obrigado pela resposta.

Mas no meu caso eu utilizo access point discando via pppoe. AP Router 7.3 e RTL8186 padrão.

Mas minha dúvida é,qual a diferença de eu utilizar criptografia na redE (WEP,WPA,etc) e não utilizar,isso iria infuenciar no desempenho da rede em relação a velocidades e rapidez da rede em si ?

Ativando o algoritmo MPPE128 eu não teria uma sobrecarga no sistema nem nada com muitos usuarios ativos ?

Obrigado a todos!
    Última edição por sergio; 05-07-2009 às 11:33. Razão: Citação desnecessária

4. Se usar criptografia WPA2 não existe nenhuma relação com desempenho - CPU-, a não ser no momento da troca da chave inicial da conexão wireless (quando por um motivo qualquer, desabilita a interface wireless AP e "derruba" todos os clientes conectados e os mesmos voltam-se a conectar, todos ao mesmo tempo - PMK).

Após a troca de chaves não existe problema nenhum relacionado a troca de dados (tráfego).

Nos firmwares baseado em GNU/Linux, instalados nos APs em modo cliente, normalmente não terá suporte a MPPE. Este método de criptografia sim, aumenta o consumo de recursos de processamento.

5. Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Se usar criptografia WPA2 não existe nenhuma relação com desempenho - CPU-, a não ser no momento da troca da chave inicial da conexão wireless (quando por um motivo qualquer, desabilita a interface wireless AP e "derruba" todos os clientes conectados e os mesmos voltam-se a conectar, todos ao mesmo tempo - PMK).

Após a troca de chaves não existe problema nenhum relacionado a troca de dados (tráfego).

Nos firmwares baseado em GNU/Linux, instalados nos APs em modo cliente, normalmente não terá suporte a MPPE. Este método de criptografia sim, aumenta o consumo de recursos de processamento.

Hmm entendi...muito obrigado.

Mas entao o ideal seria eu manter assim por questoes de seguranca sobre os dados passaram por ai ou poderia somente utilizar access-list + pppoe por questoes de facilidades mais nada...mas fico com receio na seguranca...

Oque seria ideal?

Obrigado mais uma vez

Tópicos Similares

1. Respostas: 9
    Último Post: 26-11-2017, 13:48
  2. Tela de aviso em pppoe radius com o mk
    Por neydourado no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 04-07-2014, 09:28
  3. criptografia ou nao? nos APs
    Por nandop1240 no fórum Redes
    Respostas: 27
    Último Post: 23-07-2008, 23:21
  4. mikrotik + pppoe + radius
    Por japaeye4u no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 14-04-2006, 09:54
  5. É obrigatorio o uso do procmail com postfix ou não ?????
    Por lconi no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 22-06-2005, 08:53

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L