+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik para provedor em compact flash

    Pessoal é seguro instala o mk em compact flash para usar hotspot + cache dns + controle de banda +firewall e o cache squid + thunder cache full no linux? pergunto porque tenho um mk leve4 em um compactflash que era de um pcap mas falam que para provedor é melhor em HD porque tem o cache dns e etc...será mesmo?

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    A única coisa que não dá é para configurar um cache no flash (até dá, mas terá decepções). Desta forma, use este flash, instale um HD como slave e configure o web-proxy no mesmo. Essa é a maneira correta de fazer, pois normalmente se perde a mídia em um intervalo curto quando se utiliza web-proxy e junto com a mesma, a licença.

  3. #3

    Padrão

    Qual a vantagem de instalar o MK na flash ao invés do HD?


    Obrigado pela atenção

  4. #4

    Padrão

    Amigo instalar em cartão flash é mais seguro até pq o HD usa um sistema mecânico para gravar os dados, e o cartão flash grava isso por circuitos, ou seja o processo é totalmente digital ... o que aumenta a redundância do dispositivo, já tive vários problemas no mikrotik com relação ao uso de HD, hoje em dia todos os meus clientes usam mikrotik com memória flash, outro ponto é a questão do Cache, fiz uns testes de bancada e ficou comprovado que o mikrotik 2.9.51 consome muita banda quando tem o cache habilitado, aboli de vez a idéia de usar o proxy do mikrotik, agora eu uso somente proxy externo o que aumentou o desempenho da minha rede em 70% e a economia do meu link em 40% ! !!! ! ! ! !

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo instalar em cartão flash é mais seguro até pq o HD usa um sistema mecânico para gravar os dados, e o cartão flash grava isso por circuitos, ou seja o processo é totalmente digital ... o que aumenta a redundância do dispositivo, já tive vários problemas no mikrotik com relação ao uso de HD, hoje em dia todos os meus clientes usam mikrotik com memória flash, outro ponto é a questão do Cache, fiz uns testes de bancada e ficou comprovado que o mikrotik 2.9.51 consome muita banda quando tem o cache habilitado, aboli de vez a idéia de usar o proxy do mikrotik, agora eu uso somente proxy externo o que aumentou o desempenho da minha rede em 70% e a economia do meu link em 40% ! !!! ! ! ! !
    idem! na minha opinião essa é a melhor opção

    alguem sabe onde encontro esse tipo de flash DOM (vide imagem)?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Mikrotik 1_001.jpg
Visualizações:	299
Tamanho: 	118,7 KB
ID:      	4951  

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Qual a vantagem de instalar o MK na flash ao invés do HD?


    Obrigado pela atenção
    hd: muitas peças sensiveis, "agulhas" de leitura de dados, sensivel ao calor, muitas peças móveis, porém grande armazenamento de dados.

    cf: não há peças móveis,maior resistentencia ao calor (em relação ao hd) , alta taxa de transferência (dependendo da marca, prefira a s kingston,sandisk, danelec), porém pouco armazenamento.

  7. #7

    Padrão

    Sem contar que o HD pra PC-AP não é boa idéia por causa do calor que ele gera dentro do Gabinete !

  8. #8
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Sem contar que o HD pra PC-AP não é boa idéia por causa do calor que ele gera dentro do Gabinete !
    O calor é verdade, sendo que o calor tem a tendência a subir, é legal vc colocalo o mais proxímo da saída de ar..

  9. #9

    Padrão

    Uso CF em todos os meus POPs, antes tive alguns problemas com hd, um deu BB, o outro simplismente apagou-se td q tinha nele, nem o mk tava mais instalado, outra vez parou de reconhecer o hj numa IDE e simplismente tirei e botei e voltou ao normal, ñ era constante, mas uma vez por outra acontecia algunha chatisse, depois q mudei para CF acabou-se os problemas....

  10. #10

    Padrão

    Olá, os que tiveram oportunidade de instalar mikrotik em CF séria bom que mencionassem que marca e modelo de CF utilizaram...

    se não é muito pedir séria bom que pusessem algun link para checar a CF que mencionem...

    por outro lado que CF é o adequado para lhe pôr a uma RB 1000 para web proxy?, ainda que tenho leido que não é o mas apropriado fazer web proxy numa CF, se é asi então pára que traz essa opcion a RB 1000

    espero não me ter saído do tema deste pós

    saludos