Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia pessoal,

Preciso da opinião dos colegas aqui do forum. Estou montando um servidor proxy squid em paralelo com mikrotik. Qual a melhor configuração para montar essa maquina?Tipo, Qual melhor processador? Quanto de memoria RAM? Quanto de HD, Qual o melhor? SATA ou IDE? etc...

Pretendo usar o Debian. Eu atendo a 70 clientes.

Obrigado,

Denys Lemes

2. Com 70 clientes pode pegar uma máquina mais básica, até porque o Squid não aproveita o paralelismo do multi-processamento. Apenas através de "work-arounds" (gambiarras).

Pega uma máquina com 1-2GB de RAM (memória é sempre bom e o custo tem caído vertiginosamente), um HD de 250GB (puder montar um raid com 3 HDs é sempre bom, não apenas pela performance, mas também pela redundância).

Tenho procurado material sobre isso, mas é escasso.

3. To com o suid em uma maq Core2duo, com 4 GB RAM e hd de 500 e to satisfeito

4. amigo, sinceramente invista em HDs SAS, oq o squid mais vai usar vc pode ter ctz que eh o HD, vai gravar e apagar muito mais doq vc em toda sua vida no pc, entao se vc tem um HD lento ou de baixa performance seu proxy logo logo abre o bico... vai de C2Duo, 4gb de memoria de preferencia com ECC ou FBDIM, e HDs SAS em Raid.

5. Complementando o que o amigo falou:

Invista em um Hard raid 0 para o cache com HD SAS ou fibra (bala na agulha detected), para o sistema pode ser um sata comum mesmo. Um hard raid, aqueles que usa uma placa dedicada para fazer o serviço, nada de configurações de juntar discos, ok?

Processador: Pode ser um comunzinho mesmo, o squid ainda não utiliza todos os cores, mas há planos para isto.

Se você tiver bala na agulha, compra um monte de memória, e monta um disco de RAM e coloca um cache "temporário" do squid lá (vai ter que ter um script para copiar/criar as pastas no boot), aí te garanto que vai ser rápido.

Invista em uma placa de rede boa, se possivel aquelas que já tem um processador embutido, que tira a carga de processamento de pacotes do servidor.

Instale o SO mais enxuto o possível, mas só o basico para sua instalação.

Tenho um proxy em Windows, e toda hora tenho que ficar desfragmentando o HD porque fica tudo lento, um disco pro SO e pro squid é bobeira, mas pára tudo no servidor, ficou esses dias com taixa de leitura de 2MiB/s (deveria ser uns 80MiB/s).

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 19-07-2016, 22:46
  2. Qual a melhor distribuição para Firewall/Proxy ?
    Por GregorioVenturim no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8
    Último Post: 21-07-2009, 17:24
  3. Respostas: 6
    Último Post: 02-05-2009, 16:47
  4. qual o melhor modem para se usar em servidor
    Por denin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 13-02-2009, 15:59
  5. Qual a melhor configuração para servidor?
    Por centurion no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-01-2005, 08:22

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L