Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, aqui no provedor estamos tendo um problema que está nos atrapalhando muito.
    Acontece, que em alguns casos (principalmente em instalações para condomínios), precisamos configurar o rádio cliente em modo bridge, para ser possível criar um discador PPPoE na máquina de cada usuário, fazendo com que seja possível vender uma assinatura para cada cliente. Se eu simplismente fizesse o rádio autenticar e os demais computadores navegarem através dele, eu terei um usuário só e não será possível criar planos individuais. Preciso disso, para ser possível bloquear apenas um cliente caso este nao pague, etc.

Pois bem, vamos ao problema.
    Acontece que quando deixamos o rádio em bridge o IP dele fica totalmente disponível dentro da nossa rede, trazendo vários problemas de segurança, mas o principal problema é que se eu esquecer e configurar dois rádios em bridge com o mesmo IP, um vai ficar dando conflito no outro.

Eu gostaria de uma maneira de individualizar os meus clientes. Se eu colocar um IP 192.168.0.1 num cliente, gostaria que ele estivesse ligado a minha torre, de uma maneira exclusiva, de forma que, se eu configurar outro cliente com o mesmo IP, este não venha a gerar conflito, por estar em "outra rede".

Eu não sei se o que estou procurando fazer é VLAN, pois nem sei seu conceito corretamente.
    Não sei se consegui ser claro. Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado !

2. Gustavo, pode deixar o Mikrotik do prédio em modo router mesmo e criar um tunel EoIP até o concentrador. Desta forma terá transparência para o pppoe. Se quiser trabalhar com vlan o Mikrotik também aceita, mas terá que dar uma olhada na documentação.

3. Grande Sérgio. Muito obrigado pela resposta rápida.

Pois bem, o problema é que no cliente não estou usando Mikrotik. Estou usando rádinhos de plástico mesmo.... hehe

Eu lembro que vimos alguma coisa sobre EoIP no curso de MK, mas não lembro muito sobre.
    Usando radinho, tenho como fazer isso? E VLAN entre o radinho e o MK da minha torre, tenho como fazer?

A maneira como estamos fazendo hoje, é realmente "tosca" ?

Ah, aproveitando. Teria algum material a respeito para recomendar ? Dei uma procurada, mas como não sei ao certo o que procurar, fiquei bem perdido.

Obrigado mais uma vez !

4. Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Grande Sérgio. Muito obrigado pela resposta rápida.

Pois bem, o problema é que no cliente não estou usando Mikrotik. Estou usando rádinhos de plástico mesmo.... hehe
    Agora somos politicamente corretos... é transceptor de polietileno. hehehehehe

Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Eu lembro que vimos alguma coisa sobre EoIP no curso de MK, mas não lembro muito sobre.
    Usando radinho, tenho como fazer isso? E VLAN entre o radinho e o MK da minha torre, tenho como fazer?
    Tem não. EoIP é proprietário Mikrotik.

A maneira como estamos fazendo hoje, é realmente "tosca" ?
    Não é que seja tosco, mas tem como melhorar.

Ah, aproveitando. Teria algum material a respeito para recomendar ? Dei uma procurada, mas como não sei ao certo o que procurar, fiquei bem perdido.

Obrigado mais uma vez !
    Quanto a VLAN se o transceptor de polietileno aceitar, rola. Mas tem que ver no firm dele.

Dá uma pesquisa em Main Page - MikroTik Wiki no menu à esquerda vá em Special Pages e depois ALL Pages. Tem material e exemplos sobre VLAN. Mas primeiro veja o firm do cliente.

Qualquer coisa manda aqui.

5. ja penso wm wds?

Tópicos Similares

1. Sugestão para servidor de arquivos
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 26-01-2010, 18:22
  2. Ajuda para configuração de delay_pools no Squid
    Por usuario no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 17-06-2007, 01:15
  3. Sugestão para montagem de MK
    Por renanphp no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 10-05-2007, 16:54
  4. Sugestão sobre configuração de hardware de MK.
    Por alexandersn no fórum Redes
    Respostas: 28
    Último Post: 18-01-2007, 10:33
  5. Melhor Versão de distro para configuração de máquina
    Por msf no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 11-04-2005, 08:03

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L