Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. muito boa tarde pessoal...

estou fazendo o trabalho de conclusão de curso da faculdade e tenho que fazer um sistema de cluster de alta disponibilidade utilizando HeartBeat... a pergunta é a seguinte...

- tem condição de montar um sistema desses usando máquina virtual... ou seja... dois sistemas virtuais configurado e usando o sistema Linux Debian, com a maquina real utilizando windows...???

- se fizer um sistema desse tipo as máquinas virtuais, automaticamente pegarão o ip da máquina real..??

o que queria fazer era que quando for desligar o sistema virtual 1 o sistema virtual 2 assumisse automaticamente e os testes ficariam por conta do sistema real (Windows)...

é possível fazer um Cluster de HA utilizando máquina virtual...???
    valeu pela ajuda pessoal...

2. Olá jamildantas,
    é totalmente possível fazer um sistema de cluster de alta disponibilidade utilizando HeartBeat usando máquinas virtuais. Boa parte dos laboratórios que faço para HA é utilizando VMWare.

1 - configure um ip para o serviço a ser "clusterizado"
    Ex: 192.168.1.3

2 - Configure o primeiro nó ( primeira máquina ) com um outro ip
    ex: 192.168.1.1

3 - Configure o segundo nó ( segunda máquina ) com um outro ip
    ex: 192.168.1.2

O Heartbeat se encarregará de levantar a interface virtual ( 192.168.1.3 como alias, tipo eth0:0 ) a princípio no primeiro nó, e quando o primeiro nó "cair", ele irá "levantar" no segundo nó ( tanto a interface quanto o serviço a ser disponibilizado )

Abraço

Rodrigo Ribeiro

3. Complementando o que o rospyn disse...

Isso pode ser feita de duas formas. Uma é configurar as VMs para funcionarem em modo bridge. Outra é criar uma VMNet e conectar as placas das VMs com a placa virtual criada no servidor de virtualização.

Até mais...

4. humm... muito bom pessoal... so q estou com outro problema... estou usando nas duas maquinas virtuais o sistema linux debian 5.0.2 e nao consigo instalar o mysql... quando tendo ele traz uma mensagem dizendo que nao consegue baixar os pacotes do mysql-server

valeu pessoal..

5. Você provavelmente não está conseguindo acesso a internet pela VM.

Verifique como está configurada a rede das VMs.

Tópicos Similares

1. Respostas: 33
    Último Post: 13-06-2006, 14:30
  2. Como montar um medidor de velocidade?
    Por rfm no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 10
    Último Post: 01-06-2005, 09:55
  3. Como montar um provedor de Internet?
    Por Vaza no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 18-03-2005, 14:09
  4. Como montar um provedor de hospedagem em casa ?
    Por luciano_garcia no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 14
    Último Post: 29-11-2004, 20:09
  5. Como montar um servidor de ftp com o ProFTP???
    Por Nocturno_Culto no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-05-2004, 08:42

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L