+ Responder ao Tópico

Padrão Servidor http, e-mail

Bom, agradeço a todos os companeiros que compartilharem seus conhecimentos...

Pessoal, oq eu preciso é de conselhos, do que eu devo estudar para que eu possa montar um servidor para hospedar um site, com servidor de e-mail junto.

Até hj não tive muito interesse em linux, pelo fato de nunca precisar, então gostaria de começar a estudar agora, vou disponibilizar um tempo diário para esta tarefa....

Gostaria de saber mais ou menos oque irei precisar para deixar o site "no ar", possuo link de dados dedicado...

Padrão

alguem ai pra me indicar algum material para estudo??

MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Posts de Blog
    5

Padrão

Para o servidor WEB:
    Servidores Linux, Guia Prático: Capítulo 6: Configurando servidores web
    Redes e Servidores Linux, 2ed.: Capítulo 7: Web, FTP e Quota

Para o servidor de e-mail:
    Redes e Servidores Linux, 2ed.: Capítulo 10: Configurando um servidor de e-mails

Firewall (vai precisar):
    Redes e Servidores Linux, 2ed.: Capítulo 11: Firewall

Se você é iniciante mesmo, recomendo que compre os livros do Morimoto, eles são ótimos, esses links são as versões online (que não tem tudo).

Padrão

vc sabe me dizer se consigo montar os 2 servidores em uma unica maquina, usando mesmo link?

Padrão

consegue sim, mas não é o ideal... geralmente colocam-se serviços diferentes em máquinas distintas (maior segurança, se a máquina parar um serviço só fica fora do ar, etc)

vc pode consultar também o guia foca linux muito recomendado para iniciantes

[]s

Padrão

Citação Postado originalmente por elderjmp Ver Post
    consegue sim, mas não é o ideal... geralmente colocam-se serviços diferentes em máquinas distintas (maior segurança, se a máquina parar um serviço só fica fora do ar, etc)

vc pode consultar também o guia foca linux muito recomendado para iniciantes

[]s
    obrigado mesmo, estarei começando a estudar na próxima semana...

Padrão

servidor para web vc pode estudar o apache q e padrão...

agora como webmail procure o openwebmail se for uma distro red hat like vc pode instalar ele atraves do yum e soh entrar no site dele e baixar o repositorio, uma das vantagens desse webmail e q ele tem disco web e super leve calendario e muito mais....

Padrão

MaxAdriano,

dá uma olhada também no kyapnel, ele tem um módulo para gerenciamento de servidor de e-mail

[]s