+ Responder ao Tópico

1. uma vez fui fazer um link pra um provedor e fiz o seguinte,
    os radios eram todos ap 5000 ovislink, no ponto dois onde recebia o link eu liguei um switch no radio e os outros radios no switch(todos em bridge), dai da pra colocar cada cidade em um adsl, mas no mikrotik to esperando uma soluçao

2. Bridge ou roteado é uma discussão diferente de usar firewall ou não. Ambos podem ter firewall ligado ou não. Há também uma terceira opção que é MPLS que tem numa rede roteada uma performance quase tão boa quanto bridge.

Com a capacidade de processamento limitada de uma Routerboard, as 5 possibilidades tem sim bastante diferença. Já com PC AP isso não faz muita diferença.

3. Olha, estou até tendo um debate sobre isso em um outro tópico, e já fiz testes aqui, e fica claro que o roteamento deixa a rede mais "presa", contudo isso foi uma experiência comigo aqui, e estou para testar novamente.

Agora, tem umas coisas que uso, e ainda não achei jeito de fazer usando roteado. Uma delas é controle de banda, não me agrada muito a ideia de controlar banda dos clientes na RB, até mesmo porque aqui é controlado por mac, e dessa maneira consigo aproveitar uma faixa de IP pequena usando DHCP. Isso é a minha birra. Ai deixo a pergunta, pois ainda não testei:

Mesmo usando roteamento, eu terei o repasse de MAC até o servidor?

Se sim, para min será uma solução, pois poderei continuar controlando a banda por MAC.

Uma outra desvantagem que vejo em rotear a rede, é a divisão dos IP em classes tendo assim um disperdício de Ip´s. O que vocês me dizem?

4. Você pode controlar banda por MAC mesmo com roteamento. Basta oferecer os IPs daquela subnet por DHCP, e usar RADIUS (/ip dhcp server use-radius yes); o endereço MAC vai para o servidor RADIUS. Você pode ou usar a resposta RADIUS para criar uma regra de banda na Routerboard que atende aquele segmento, ou rodar um ação no servidor RADIUS que programe essa regra em outro lugar.

Quando você diz dividir IPs em classes, isso não é necessário... você pode dividir em subnets menores. O quanto se perde de IPs em subnets de tamanho apropriado é pouco, e aceito como justificativa para se pedir mais IPs.

5. Cara, a questão do Radius vem a complicar a coisa mesmo. É o unico jeito? Não ocorre o repasse de MAC naturalmente?

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 26-09-2014, 10:41
  2. Mikrotik com Modens Roteados, Bridge ou tanto faz ?
    Por davidmilfont no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 30-03-2014, 20:30
  3. Respostas: 0
    Último Post: 22-02-2014, 16:27
  4. Cliente em Bridge ou Roteado?
    Por wesleydialmeida no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 17-04-2013, 08:23
  5. Modem "VDSL" em Bridge ou Roteado com RB433UAH ?
    Por davidmilfont no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 02-05-2012, 10:59

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L