Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia galera, mais uma vez estou necessitando dos conhecimentos de voces, estou com projeto de atender 48 apartamentos em um predio de 8 andares, e estou em duvida quanto aos equipamentos que devo usar
    Eu ja testei colocar uma antena omini de 8 dbi no topo do predio otive um bom resultado no 8 e 7 andar, porem a baixo dele o sinal foi ficando fraco e no 5 ja nao existia mais sinal, eu pensei em colocar APs em todos os andares porem com isso ficaria varias redes, outra ideia seria a utilizacao de dividor de antenas colocando uma antena indor de 3 dbi em cada andar, mas isso eu nunca fiz e nao tenho certeza que funciona, alem dessas alternativa tem o powerline, porem o custo dos equipamento inviabiliza o projeto.

O que vc's acham???

2. vc tem que utilizar uma solução cabeada, via wireless nao vai prestar.

1 - passa cabo de rede em todos os apartamentos (dá trabalho)

2 - utiliza a solução homepna/ xDSL aproveitando o cabeamento telefonico

3 - utiliza a solução powerline utilizando o cabeamento eletrico

para a solução 2 e 3 eu posso te fornecer os equipamentos.

3. Citação Postado originalmente por joaojairba Ver Post
    Bom dia galera, mais uma vez estou necessitando dos conhecimentos de voces, estou com projeto de atender 48 apartamentos em um predio de 8 andares, e estou em duvida quanto aos equipamentos que devo usar
    Eu ja testei colocar uma antena omini de 8 dbi no topo do predio otive um bom resultado no 8 e 7 andar, porem a baixo dele o sinal foi ficando fraco e no 5 ja nao existia mais sinal, eu pensei em colocar APs em todos os andares porem com isso ficaria varias redes, outra ideia seria a utilizacao de dividor de antenas colocando uma antena indor de 3 dbi em cada andar, mas isso eu nunca fiz e nao tenho certeza que funciona, alem dessas alternativa tem o powerline, porem o custo dos equipamento inviabiliza o projeto.

O que vc's acham???
    Você pode sair fazendo wds em cada apartamento vai funcionar.

4. Coloca um ap router em cada andar em ap/wds repetindo de um andar para o outro no apartamento pode usar usb em cada computador para controle pode usar pc/ mikrotik.

5. se da para usar via wireless em edificio... ate que da... porem:

1> investimento de alto custo, 1 wireless em cada andar
    2> maior investimento para cada apartamento, ja que cada um tera que ter um wireless no apartamento para receber o sinal
    3> dependendo da configuracao, vc ira gerar interferencia em vc mesmo... (fora a interferencia normal: dos que possuem wireless dentro de casa, ou dos outros provedores)
    4> devido a ser edificio, as paredes sao de concreto... vc nao ira conseguir chegar longe com o sinal wireless... ou seja, o cliente tera que colocar o wireless dele o mais proximo possivel da porta, tendo assim que cabear o apartamento (dependendo do local que ficara o computador)
    5> a banda que ira passar nesses equipamentos sera pequena, a banda total nao ira passar de 3~4 megas.
    6> os radios podem e irao travar... assim sendo, vc tera mais trabalho, ja que tera q ir ao local para reseta o mesmo.

eu aqui tenho foco somente em edificio, atualmente cuido de 9 edificios.
    em todos eles:
    -nobreak (para sustentar as pequenas quedas de energias, ja que em edificio geralmente tem gerador)
    -elance de 5.8 (para chegar uma boa banda no edificio)
    -1 servidor local (para webcache, dns cache, firewall, controle de banda no local, usuarios, assim evito alguns trafegos desnecessarios em cima dos radios 5.8, como: broadcast e outros).
    -switch 3com ou linksys (em edificio geralmente tem mta ocilacao de energia, eh bom colocar switchs bons, para guentar o tranco).
    -apartamentos cabeados... (nunca da problema, 10X mais banda do que wireless, possibilidade de upgrade de velocidade para os clientes.).

em resumo, cabeamento... da um maior trabalho SIM, mas somente no inicio...
    pois eh raro os problemas com o cabo. e com o tempo, dependendo da sua banda... vc podera oferecer velocidades maiores... sem precisar mecher na estrutura

Tópicos Similares

1. Cobrir 2 andares com wireless
    Por vinles no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 22-06-2010, 15:27
  2. Problemas Com Wireless
    Por neo_cobain no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 30-03-2005, 07:59
  3. Opniao sobre compartilhadores de internet com wireless
    Por Rodrigo Moreno no fórum Redes
    Respostas: 8