Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa Tarde,

Tenho duas maquinas firewall com iptables e squid configurados. As saidas para internet destas maquinas estão conectadas em portas diferentes do roteador, e todo trafego de internet da rede local passava por um dos firewall e depois vai para o roteador e sai para internet.

Firewall01 - gateway principal
    Firewall02 - gateway secundario (fica em stand bye)

Faço fazer o seguinte:

Caso a maquina firewall01 tenha algum problema, a minhas estações de trabalho (rede interna) comecasse a navegar na internet atraves da maquina firewall02, e quando as coisas se normalizasse na maquina firewall01 automaticamente ela assumisse seu posto de firewall principal.

A possibilidade de fazer isso? como pode ser feito.

Agradeço desde já

WASLEY

2. Cara, isso pode ser feito usando o HeartBeat. Eu nunca implementei isso no Linux...
    Esse link explica a teoria de alta disponibilidade (HighAvailability) e HearBeat: Introdução à Alta Disponibilidade: Heartbeat e DRBD | HAmc

Tutoriais você só vai achar mais em ingles: http://www.linux-ha.org/_cache/Heart...a-tutorial.pdf

Até mais...

3. Outro link bom que eu achei: Apache failover with heartbeat and mon

4. Citação Postado originalmente por wasley Ver Post
    Boa Tarde,

Tenho duas maquinas firewall com iptables e squid configurados. As saidas para internet destas maquinas estão conectadas em portas diferentes do roteador, e todo trafego de internet da rede local passava por um dos firewall e depois vai para o roteador e sai para internet.

Firewall01 - gateway principal
    Firewall02 - gateway secundario (fica em stand bye)

Faço fazer o seguinte:

Caso a maquina firewall01 tenha algum problema, a minhas estações de trabalho (rede interna) comecasse a navegar na internet atraves da maquina firewall02, e quando as coisas se normalizasse na maquina firewall01 automaticamente ela assumisse seu posto de firewall principal.

A possibilidade de fazer isso? como pode ser feito.

Agradeço desde já

WASLEY

Eu começei a fazer isso aqui no trabalho também, mas devido a um problema de hardware em uma das maquinas não tive como colocar em produção a idéia.

Eu fiz o seguinte, Configurei duas maquinas com a mesma funçao (regras iptables,squid..etc), e criei um script q fica monitorando o status do servidor ativo, quando o status do servidor for off, a maquina reserva assume o ip do outro realizando as funçoes antes realizados pelo que ficou off..

abraços

5. Ola K4mus, eu pensei nessa ideia de criar um script assim, mas que ainda não tive a ideia de como faria o inverso.

Quando a maquina default voltasse poderia da conflito de Ip com a maquina secundaria que assumiu seu ip.

To pensando um solução p isso, assim q tiver algo posto aqui, talvez posso te ajudar tb.

Abraços

Tópicos Similares

1. Escolher entre dois gateways
    Por MMXXTH no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 26-06-2012, 10:31
  2. redirecionamento entre dois firewall
    Por Good_speed no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 20-11-2004, 16:26
  3. Dois Default Gateway
    Por Hawthorn no fórum Servidores de Rede