+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redundancia entre dois firewall / Gateway

    Boa Tarde,

    Tenho duas maquinas firewall com iptables e squid configurados. As saidas para internet destas maquinas estão conectadas em portas diferentes do roteador, e todo trafego de internet da rede local passava por um dos firewall e depois vai para o roteador e sai para internet.

    Firewall01 - gateway principal
    Firewall02 - gateway secundario (fica em stand bye)

    Faço fazer o seguinte:

    Caso a maquina firewall01 tenha algum problema, a minhas estações de trabalho (rede interna) comecasse a navegar na internet atraves da maquina firewall02, e quando as coisas se normalizasse na maquina firewall01 automaticamente ela assumisse seu posto de firewall principal.

    A possibilidade de fazer isso? como pode ser feito.

    Agradeço desde já

    WASLEY

  2. #2

    Padrão

    Cara, isso pode ser feito usando o HeartBeat. Eu nunca implementei isso no Linux...
    Esse link explica a teoria de alta disponibilidade (HighAvailability) e HearBeat: Introdução à Alta Disponibilidade: Heartbeat e DRBD | HAmc

    Tutoriais você só vai achar mais em ingles: http://www.linux-ha.org/_cache/Heart...a-tutorial.pdf

    Até mais...

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wasley Ver Post
    Boa Tarde,

    Tenho duas maquinas firewall com iptables e squid configurados. As saidas para internet destas maquinas estão conectadas em portas diferentes do roteador, e todo trafego de internet da rede local passava por um dos firewall e depois vai para o roteador e sai para internet.

    Firewall01 - gateway principal
    Firewall02 - gateway secundario (fica em stand bye)

    Faço fazer o seguinte:

    Caso a maquina firewall01 tenha algum problema, a minhas estações de trabalho (rede interna) comecasse a navegar na internet atraves da maquina firewall02, e quando as coisas se normalizasse na maquina firewall01 automaticamente ela assumisse seu posto de firewall principal.

    A possibilidade de fazer isso? como pode ser feito.

    Agradeço desde já

    WASLEY





    Eu começei a fazer isso aqui no trabalho também, mas devido a um problema de hardware em uma das maquinas não tive como colocar em produção a idéia.

    Eu fiz o seguinte, Configurei duas maquinas com a mesma funçao (regras iptables,squid..etc), e criei um script q fica monitorando o status do servidor ativo, quando o status do servidor for off, a maquina reserva assume o ip do outro realizando as funçoes antes realizados pelo que ficou off..


    abraços

  5. #5

    Padrão

    Ola K4mus, eu pensei nessa ideia de criar um script assim, mas que ainda não tive a ideia de como faria o inverso.

    Quando a maquina default voltasse poderia da conflito de Ip com a maquina secundaria que assumiu seu ip.

    To pensando um solução p isso, assim q tiver algo posto aqui, talvez posso te ajudar tb.

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wasley Ver Post
    Ola K4mus, eu pensei nessa ideia de criar um script assim, mas que ainda não tive a ideia de como faria o inverso.

    Quando a maquina default voltasse poderia da conflito de Ip com a maquina secundaria que assumiu seu ip.

    To pensando um solução p isso, assim q tiver algo posto aqui, talvez posso te ajudar tb.

    Abraços

    Fera tbm pensei nisso quanda tava testand a ideia.. eu pensei em fazer tipo assim.. as maquinas, tanto a default como a outra, inicia com um ip diferente do ip usado pelo servidor, e logo na inicializçao ele roda o script pra verificar se o ip default ta online..caso nao..ele assume.

    Não tive como testar pois a minha outa deu problema..mas acredito q idéia funcione

  7. #7

    Padrão Redundancia de firewall

    Olá
    Vc pode fazer com heartbeat controlando o serviço de firewall e proxy ( iptables e squid )
    Ou pode fazer com VRRP.
    Veja esse artigo.

    Linux: Firewalls redundantes utilizando VRRP [Artigo]

    ou com UCARP

    veja esse artigo

    Linux: Alta disponibilidade com IP compartilhado - UCARP [Artigo]

    Abraço