Continuação ...


2.9 - Nesta etapa você definirá se o Ubuntu recebe a conexão de algum Proxy. Como este tutorial é voltado para construir um proxy, acredito que a maioria dos leitores devem deixar em branco e prosseguir. (Se você sabe que está se conectando a um Proxy, basta configurar).
http://img151.imageshack.us/img151/3664/tutorial014.jpg

3.0 - Após as configurações citadas acima,a instalação prossegue, Aguarde ...
http://img197.imageshack.us/img197/2676/tutorial015.jpg

3.1 - Sobre as atualizações do sistema, prefiro deixar configurado "Sem atualizações automáticas", pois penso que estamos construindo um servidor e, portanto, este precisa estar sempre operante. Então, toda mudança feita no mesmo deve ser de plena ciência de seu administrador.
http://img182.imageshack.us/img182/283/tutorial016.jpg

3.2 - Aqui podemos selecionar os softwares que utilizaremos no servidor. Nossa idéia é um sistema básico, o mais leve possível, dedicado a ser um Proxy, então NÃO marque nada,apenas continue dando ENTER ...
http://img30.imageshack.us/img30/4467/tutorial017.jpg

3.3 - Aguarde novamente enquanto o sistema continua a instalação ...
http://img91.imageshack.us/img91/4918/tutorial018.jpg

3.4 - A etapa acima pode demorar alguns minutos,mas isso é normal mesmo.Portanto aguarde ...

3.5 - Após alguns minutos a instalação é finalizada com sucesso.

3.6 - O sistema ira lhe solicitar que você retire o CD do driver e clique em Continuar para que o mesmo seja reiniciado ...
http://img21.imageshack.us/img21/8487/tutorial019.jpg

3.7 - Após reiniciar, o sistema iniciará todos os serviços e dispositivos, parando então na tela de login.
http://img151.imageshack.us/img151/8994/tutorial020.jpg

3.8 - Efetue então o login com o usuário e senha definidos na instalação.Uma vez estando logado poderemos iniciar as configurações do squid e do Thunder. A única questão é que o usuário que criamos não é um root (equivalente a Administrador no Windows).
http://img339.imageshack.us/img339/3395/tutorial021.jpg

3.9 - Então todas as configurações que formos realizar necessitarão do comando sudo antes... para evitar trabalho, aconselho definirmos já uma senha de root.
Digite o seguinte comando:
sudo passwd e de ENTER ...

4.0 - Em seguida,será requisitada a senha do usuário criado na instalação,e depois a senha de root, que você ira definir e logo após confirma-la digitando novamente.
A seguir vemos a mensagem que a senha foi definida com sucesso. Bem, entretanto ainda não possuímos privilégios de root. Daremos então o comando "su –" e então digitaremos a senha que acabamos de definir para logarmos como root. Fazendo isso podemos alterar e acessar qualquer parte do sistema.

Opção 1 (Recomendado) - Sempre que iniciar a máquina você pode logar com o usuário criado na instalação, depois dar o comando "su –" e entrar como root, sempre antes de fazer qualquer instalação ou modificação no sistema.

Opção 2 (Não Recomendado) - Sempre que iniciar a máquina você pode logar diretamente com o usuário root (Administrador).
http://img517.imageshack.us/img517/4128/tutorial022.jpg

4.1 - Estando então como root, vamos pedir uma atualização dos repositórios antes de efetuarmos as instalações necessárias. Dê o comando:

apt-get update e de ENTER ...

Este comando atualizará os pacotes disponíveis para download.

4.2 - Os pacotes que serão baixados são os seguintes:

- Squid – servidor Proxy que receberá as requisições;
- Apache2 – servidor Web necessário para que o Thunder envie os arquivos ao cliente;
- PHP5 e PHP5-CLI – estrutura php para interpretar os códigos desta linguagem, na qual o Thunder, até o momento, encontra-se implementado;
- Iptraf – software para monitoramento do tráfego na interfaces, bastante útil para visualizar o efeito do Thunder em sua rede (Opcional);
- SSH – permite que acessemos remotamente nosso servidor através de um cliente SSH.

4.3 - Bom, então vamos dar o comando para baixar e instalar os pacotes:

apt-get install squid apache2 php5 php5-cli iptraf ssh e de ENTER ...

4.4 - Durante o processo de instalação serão requisitadas confirmações para o download e instalação dos pacotes. Confirme todos.

4.5 - Terminada essa etapa, já temos os pacotes (softwares) necessários para o funcionamento do ThunderCache, falta, somente, baixar o Thunder em si.

4.6 - No site http://www.thundercache.org você encontrará o link para download. Ele irá direcioná-lo para o repositório onde estão todos os arquivos separados do Thunder, assim como um .tar com todos os pacotes inclusos.


Continua ...