Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Olá pessoal

    Estou mudando meu provedor para utilizar o mikrotik para controle (antes utilizava somente como AP e fazia controle com um server Slack com um sistema PHP feito por mim ) meu ambiente é o seguinte:

    Internet (2 Modens Roteados)---->Servidor MK----> 2 AP Bridge MK com 2 cartoes SENAO EMP8602 Plus (Em breve R52H) cada transmitindo para clientes.

    Interfaces do Servidor MK:
    ifIPFixo IP: 192.168.12.10/24 Gateway: 192.168.12.1
    ifIPDinamico IP: 192.168.10.10/24 Gateway: 192.168.10.1
    ifRedeLocal IP: 172.16.254.254/16

    Obs: Antes que perguntem, os 2 modens não estão sendo balanceados, um está ocioso (o ifIPDinamico), pois ainda não implementei o balanceamento (primeiro quero colocar pra funcionar com um só que é mais fácil).

    Implementei esse sistema há uma semana, e estava utilizando dhcp (static-only) com as leases cadastradas e a interface "ifRedeLocal" (que vai para os clientes) com o arp em "reply-only" cadastrando os clientes na ARP.

    Funcionou bem, inclusive começei a testar o balanceamento e parece que tava funcionando legal.

    Porém, preciso (realmente necessito) de página de aviso de mensalidade atrasada e página de bloqueio.

    Então o que eu fiz:
    De Sexta a Domingo apanhando pra aprender como funciona o HotSpot, até que consegui colocar pra funcionar.
    Criei os Perfis de usuários com o controle de velocidade, coloquei regras pra que estiver bloqueado, somente ir até a página de bloqueio. Tudo está funcionando, menos o controle de banda.

    Quando um cliente loga na rede, o hotspot cria a queue pra ele, mas não aparece a taxa de Rx/Tx na queue e se faço teste realmente o cliente navega sem limite.

    Obs: não utilizo o WebProxy do MK.

    Alguém já passou por isso ou pode me ajudar?

    Se quiserem as configurações, me digam o que precisam e eu dou um export e colo aqui.

    Desde já, grato pela ajuda.
    Última edição por mjr88; 14-09-2009 às 15:50. Razão: Título

  2. Ninguém, pessoal? Alguma alma caridosa, que entenda um pouco de MK (o que já seria mais do que eu entendo rsrs) poderia me ajudar, preciso realmente desse controle. Por enquanto to fazendo o controle nas RBs, setando ip por ip e lá limita de boa. Mas é uma trabalheira, toda vez que cadastro um user no hotspot, ter que ir nas duas RBs e cadastrar queue lá (já que minha rede é aberta) se isso já devia estar sendo feito pelo hotspot... Grato.



  3. Citação Postado originalmente por mjr88 Ver Post
    Olá pessoal

    Estou mudando meu provedor para utilizar o mikrotik para controle (antes utilizava somente como AP e fazia controle com um server Slack com um sistema PHP feito por mim ) meu ambiente é o seguinte:

    Internet (2 Modens Roteados)---->Servidor MK----> 2 AP Bridge MK com 2 cartoes SENAO EMP8602 Plus (Em breve R52H) cada transmitindo para clientes.

    Interfaces do Servidor MK:
    ifIPFixo IP: 192.168.12.10/24 Gateway: 192.168.12.1
    ifIPDinamico IP: 192.168.10.10/24 Gateway: 192.168.10.1
    ifRedeLocal IP: 172.16.254.254/16

    Obs: Antes que perguntem, os 2 modens não estão sendo balanceados, um está ocioso (o ifIPDinamico), pois ainda não implementei o balanceamento (primeiro quero colocar pra funcionar com um só que é mais fácil).

    Implementei esse sistema há uma semana, e estava utilizando dhcp (static-only) com as leases cadastradas e a interface "ifRedeLocal" (que vai para os clientes) com o arp em "reply-only" cadastrando os clientes na ARP.

    Funcionou bem, inclusive começei a testar o balanceamento e parece que tava funcionando legal.

    Porém, preciso (realmente necessito) de página de aviso de mensalidade atrasada e página de bloqueio.

    Então o que eu fiz:
    De Sexta a Domingo apanhando pra aprender como funciona o HotSpot, até que consegui colocar pra funcionar.
    Criei os Perfis de usuários com o controle de velocidade, coloquei regras pra que estiver bloqueado, somente ir até a página de bloqueio. Tudo está funcionando, menos o controle de banda.

    Quando um cliente loga na rede, o hotspot cria a queue pra ele, mas não aparece a taxa de Rx/Tx na queue e se faço teste realmente o cliente navega sem limite.

    Obs: não utilizo o WebProxy do MK.

    Alguém já passou por isso ou pode me ajudar?

    Se quiserem as configurações, me digam o que precisam e eu dou um export e colo aqui.

    Desde já, grato pela ajuda.
    qual a versão do mikrotik que vc trabalha?

    tenta fazer um queue manualmente só pra teste.

  4. Opa, desculpa a demora em responder, estava tendo problemas de acesso ao site (DNS).

    uso v3.22, e já tentei fazer manualmente e também não funciona...

    instalei ele numa VM e testei: funcionou de boa. Acho que pode ser algum problema de instalação...

    o mais engraçado é que ele não tava funcionando na segunda (quando terminei de implementar), coloquei as queues direto nas RBs (os clientes usam ip fixo) e tirei o limite dos Users Profiles. Na terça, eu fui olhar lá nas queues e vi que a queue que o servidor cria (hs-hotspot) e que é ilimitada tava contando os Rx/Tx rates. Coloquei uma queue manual e limitou 100%.

    Quase caí de costas, pensando que tinha resolvido. Tirei as queues das RBs, e coloquei os limites nos Users Profiles. Reiniciei o servidor e.... Nada. O servidor cria as queues pra cada usuário que conecta, com os valores corretos, mas não limita e não conta no Tx/Rx Rate das Queues. E depois disso nem colocando manual não limita.

    Voltei o controle pras RBs, porém não posso deixar assim, porque, além de ter que cadastrar as queues pra novos clientes em duas RBs, tenho clientes que conectam por HPNA (linha telefônica), já que o servidor fica num prédio. E esses clientes não estão sendo limitados!

    Tô pensando em instalar o MK denovo, mas não sei se vai resolver porque já dei '/system reset' duas vezes e configurei denovo do mesmo jeito que configurei na VM e não funciona.

    Me ajudem aí, por favor.

    Grato pela resposta.

    Mário Jr.



  5. Citação Postado originalmente por mjr88 Ver Post
    Opa, desculpa a demora em responder, estava tendo problemas de acesso ao site (DNS).

    uso v3.22, e já tentei fazer manualmente e também não funciona...

    instalei ele numa VM e testei: funcionou de boa. Acho que pode ser algum problema de instalação...

    o mais engraçado é que ele não tava funcionando na segunda (quando terminei de implementar), coloquei as queues direto nas RBs (os clientes usam ip fixo) e tirei o limite dos Users Profiles. Na terça, eu fui olhar lá nas queues e vi que a queue que o servidor cria (hs-hotspot) e que é ilimitada tava contando os Rx/Tx rates. Coloquei uma queue manual e limitou 100%.

    Quase caí de costas, pensando que tinha resolvido. Tirei as queues das RBs, e coloquei os limites nos Users Profiles. Reiniciei o servidor e.... Nada. O servidor cria as queues pra cada usuário que conecta, com os valores corretos, mas não limita e não conta no Tx/Rx Rate das Queues. E depois disso nem colocando manual não limita.

    Voltei o controle pras RBs, porém não posso deixar assim, porque, além de ter que cadastrar as queues pra novos clientes em duas RBs, tenho clientes que conectam por HPNA (linha telefônica), já que o servidor fica num prédio. E esses clientes não estão sendo limitados!

    Tô pensando em instalar o MK denovo, mas não sei se vai resolver porque já dei '/system reset' duas vezes e configurei denovo do mesmo jeito que configurei na VM e não funciona.

    Me ajudem aí, por favor.

    Grato pela resposta.

    Mário Jr.
    Essa versão q vc está usando é uma pirata que tá na net, eu recomendo vc comprar uma licença 3.28 level 5 tá bem em conta e é bem estavel, até a cersão original da 3.22 tem um monte de bug essa pirata ai nem se fala, a 3.28 tá show de bola estou usando aqui no servidor e recomendo mesmo, se a sua versão for original atualize que deve resolver.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 30
    Último Post: 06-02-2009, 11:11
  2. Respostas: 7
    Último Post: 12-09-2008, 16:25
  3. Respostas: 2
    Último Post: 18-07-2006, 09:09
  4. Respostas: 1
    Último Post: 06-07-2006, 07:48
  5. ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita
    Por gsiena no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 20-02-2006, 12:52

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L