Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, tudo tranquilo?

Na empresa onde trabalho temos várias torres, cerca de 10, usando RB600 com R52, e Set 90º TSM.
    O que elas fazem hoje, é liberação de MAC, e nada mais.
    Ficam em bridge, e o link PtP é com Airaya.

No caso, a rede toda é em bridge, e a liberação dos clientes é nos servidores na empresa.

A pergunta seria a seguinte:
    teria uma melhora na rede, se utilizasse as RB600 fazendo a liberação de ip com mac, e fazendo roteamento?
    Evitaria broadcast desnecessário?

diminuiria malandro tambem chutando ip..
    pois usamos mascara 255.255.255.0

Pings dos clientes pro servidor, média de 60-70ms com 1024bytes
    com 32bytes cerca de 30ms de média
    vlw

2. cara..hoje tenho a rede dessa maneira que voce perguntou..cada rb ap faz o roteamento e autenticação. eu estou fazendo um projeto de centralização (igual a rede que voce tem hoje) pois é muito melhor.

gasto processamento das minhas rb's com roteamento, onde ue poderia trabalhar melhor com a camada fisica dos clientes.

a melhor maneira, ao meu ver, é deixar tudo em bridge, centralizado e autenticação pppoe. não gera broadcast, segurança mto boa!!

3. Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    cara..hoje tenho a rede dessa maneira que voce perguntou..cada rb ap faz o roteamento e autenticação. eu estou fazendo um projeto de centralização (igual a rede que voce tem hoje) pois é muito melhor.

gasto processamento das minhas rb's com roteamento, onde ue poderia trabalhar melhor com a camada fisica dos clientes.

a melhor maneira, ao meu ver, é deixar tudo em bridge, centralizado e autenticação pppoe. não gera broadcast, segurança mto boa!!
    melhor maneira eh deixar tudo em bridge???
    ta de brincadeira neh?
    nao quero nem lembrar de quando usavamos bridge aqui, alem de todo cliente ficar se enchergando era uma merda, as veses as rbs travavam uma merda! eu particularmente nao quero mais nem ver bridge na frente tudo roteamento estatico, e nat em cada RB om hotspot, eu acho q v deveria fazer os PTP com Mikrotik tbem.

temos hj varias repetidoras que nem sei quantas, mas o sistema eh grande quase 100 mb

quem gosta de bridge tudo bem! deve ter seus meritos, mas eu odeio

4. sim sim, em termos de centralização e tudo mais, ambos tem seus pros e contras, ja usei os 2

mas nesse caso seria só pra ver se as rbs fizessem o roteamento em modo AP, teria uma melhoria boa?

diminuiria pings e tal..

emfim, agilizaria mais a rede

vlww

5. Amigo, procure fugir das bridge quando o provedor cresce e tem varias torres, começa as dores de cabeça..
    Eu trabalho sem nat e sem bridge, depois de testar varias formas, achei assim melhor.
    abraços,

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
    Último Post: 18-07-2009, 16:57
  2. Ping da Bridge (RB600) para Servidor em baixo..
    Por vanderleisistema no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 08-07-2009, 08:02
  3. Mikrotik Com Pc/Ap Bridge Melhor desempenho ?
    Por KILIKIL no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 24-05-2009, 22:40
  4. Como fazer AP-Bridge com RB600? Começa do zero!
    Por vanderleisistema no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 02-03-2009, 23:56
  5. Respostas: 8
    Último Post: 19-07-2008, 13:23

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L