Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Fala Galera!!!
    Bom, venho aqui compartilhar mais uma experiência bem sucedida usando mikrotik + 900mhz.
    Dessa vez um Link de 900mhz sem visada nenhuma com morro + interferências pela frente.

O cenário é de uma empresa que precisava de um Link para Backup de seus dados. Foi feito estudo de campo , com mapeamento de interferências, e possíveis locais para repetidora caso fosse necessário. Foram feitos testes em 5.8ghz, 2.4GHZ sem sucesso

Decidimos instalar então em 900mhz.

Equipamentos utilizados:
    02 Antenas Aquario Yagi 20dbi;
    01 mastro telescópico 15m;
    01 RB 433AH + cartão XR9;
    01 RB 411com cartão XR9, torre 12m;

É aquela velha história de sempre, muita gente fala mal das antenas yagi da Aquario, porém fechei mais um link com elas, sem problemas. será que são tão ruins assim?????????Acredito que não.

Um detalhe interessante desse link, foi que tivemos que retirar metade da antena do ponto A para melhorar o sinal. Teoricamente ficaríamos com 14dbi de sinal máximo fazendo isso, perdendo performance. Mas não foi o que aconteceu. Melhorou a performance do Link!o apontamento foi feito por GPS + mapas do local retirados do google Earth.

Ponto A: 20m elevação 8m
    Ponto B: 12m elevação 35m

No meio do PTP existe um morro de 35m de elevação com árvores e prédios.

O link foi fechado com a melhor qualidade em 2GHZ 5MHZ ,canal 2442mhz, com média de 18/6mbps .
    O sinal ficou variando entre -67 e -55 dependendo do horário, pois de dia há muita interferência na área do Ponto A, por ser em região Metropolitana.

Nível de sinal no primeiro teste:
    http://img16.imageshack.us/img16/497/link45km.jpg

FOTOS DO LINK ATUALIZADAS no meu perfil.

https://under-linux.org/fotos/leandr...rotik-xr9-276/

Abraço a todos.
    Qualquer dúvida estou à disposição.
    "Com fé em Deus e amor no coração" - As suas atitudes fazem toda a diferença.
    Última edição por leandrolopeswifi; 03-10-2009 às 23:42.

2. Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Fala Galera!!!
    Bom, venho aqui compartilhar mais uma experiência bem sucedida usando mikrotik + 900mhz.
    Dessa vez um Link de 900mhz sem visada nenhuma com morro + interferências pela frente.
    O link foi fechado com a melhor qualidade em 2GHZ 5MHZ ,canal 2442mhz, com média de 18/6mbps .
    .
    e ai tche tudo blz? fera eu ainda não tive a necessidade de utilizar 900mhz, mas me fikou uma duvida canal 2442mhz não seria o canal 7 de 2.4 ghz?

3. Tchê, eu ia usar no 2412, porém não ficou legal.
    Testei nesse canal 2442 e ficou show.O cartão xr9 tem umas particularidades.tem que testar em vários canais sempre..
    Portanto o que importa é o link fechado e funcionando. estou usando 18dbm apenas fechando sinal com -55 no momento.
    O que importa é o cliente satisfeito.
    Abraço.

4. também ainda não tive oporutnidades usar os 900mhz, mas deve ter ficado bom, faz um teste de velocidade ai pra gente ver quanto que ta passando?

até mais...

5. osni, irei fazer os testes sim de velocidade. assim que chegar em casa, e posto a noite pra galera, blz.

abraço.

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 10-06-2012, 11:46
  2. Enlace 10 Km sem Visada
    Por hyperpotato no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 11-07-2007, 18:39
  3. Enlace de 20 km sem visada
    Por ederamboni no fórum Redes
    Respostas: 18
    Último Post: 19-05-2007, 09:17