+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Posso reinicializar o servidor?

    Tenho uma rede com um servidor com debian e squid instalados, e estações com windows XP, só que de repente, as estações não estão conseguindo imprimir pela rede. O que eu faço? Posso reinicializar o servidor? Tenho que fazer algum procedimento depois da reinicialização?

  2. #2

    Padrão DICA

    caro amigo...
    De inicio seria bom você resolver esse seu problema com as impressoras... Vc faz gerenciamento pelo Cups ?
    Bom para reinicializar o servidor não há mistério, abra o terminal e digite ( reboot ) - ok
    Caso ele não seja servidor de dados não há problema algum...
    Caso ele seja servidor de dados seria bom vc utilizar algum programa tipo WEBMIN para saber se existem usuarios utilizando o compartilhamento, caso algum usuário tente fechar o documento com modificações e o servidor esteja sendo reinicializado corre o risco do documento se perder já que voce usa o Ruimdowns....

  3. #3

    Padrão

    caro tyroliro,

    Linux não é windows, então você não precisa reiniciar ele para/por tudo, a má notícia é que dificilmente seja lá qual for o problema deve se resolver assim (mas pode dar a sorte né).

    A atitude mais sensata é verificar os logs do servidor de impressão (muito provavelmente o CUPS), entrar na interface web do cups para checar se as impressoras estão devidamente conectadas, enfim, investigar. "googlar" sobre seu problema que provavelmente alguém já teve e documentou a solução.

    Enfim, manter sempre em mente que servidor não é o seu desktop, e que se você deu a sorte de poder reiniciar esse, com certeza lá na frente vai ter problemas se pensar em fazer isso.

    Quando souber realmente o problema e não conseguir resolver sozinho, postar no fórum =D

    Mas é preferível que poste essa pergunta aqui do que sair reiniciando servidores (o que deve ser evitado ao máximo, mas às vezes é necessário). O bom do Linux é que você tem a opção de reiniciar o serviço que cuida da impressão (provavelmente samba/cups).

    qualquer coisa posta aí!

  4. #4

    Lightbulb

    Olá,

    Se você reinicia e funciona, tenta antes de dar um reboot, um comando do tipo: /etc/init.d/cupsys restart
    Assim você vai reiniciar o servidor cups e não todo o server, se o problema persistir avisa aqui para tentarmos ver detalhes do erro.