+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Domínio e sub-domínios: com serviços independentes

    Estou com o seguinte cenário: tenho uma escola central com mais 2 campus e o domínio escola.com.br. Essas filiais cada uma com seus próprios servidores e com suas próprias faixas de IP.

    Seria possível montar o seguinte esquema?
    1) Delegar para cada campus um subdomínio: campus1.escola.com.br e campus2.escola.com.br

    2) Fazer com que os serviços que rodam nos campus sejam independentes da central: dns, web e e-mail. Por exemplo:
    - quando acessar o site do campus 1, "www.campus1.escola.com.br", o servidor dns.campus1.escola.com.br seja responsável pela resolução do nome. Assim se o ip do website altere, a mudança seja feita no próprio dns do campus, sendo transparente para a escola central.
    - do mesmo modo com o e-mail: se um e-mail for enviado a [email protected], o servidor responsável esteja no campus1 (mail.campus1.escola.com.br).
    - as mesmas situações valem para o campus2, alterando somente o subdomínio.

    3) Quanto a escola central ela terá também seus próprios servidores só que o domínio será o escola.com.br, ou seja, "www.escola.com.br", mail.escola.com.br, dns.escola.com.br.

    A ideia é que todos os serviços existentes no campus sejam independentes da central, mas que tenham o domínio principal (escola.com.br) nos seus domínios (campus1.escola.com.br e campus2.escola.com.br).

    Então... seria possível montar essa estrutura? Se sim, como devo proceder? Ou a única maneira seria criar outros domínios para os campus: campus1escola.com.br e campus2escola.com.br ?

    Espero ter sido claro quanto a minha situação e agradeço desde já qualquer ajuda.

  2. #2

    Padrão

    Amigo teria sim, da uma olhada no meu blog na postagem referente a Hospedagem.
    abracos...