Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Cara, voce flw que trabalha em uma faculdade e gerencia a rede sem fio para alunos. Como voce libera o acesso a web via rede sem fio para os mesmos? Pegando o mac dos mesmos ou repassando um password para autenticação?

Flw

Não Registrado
    Fala cara,

Citação Postado originalmente por rndrama Ver Post
    Cara, voce flw que trabalha em uma faculdade e gerencia a rede sem fio para alunos. Como voce libera o acesso a web via rede sem fio para os mesmos? Pegando o mac dos mesmos ou repassando um password para autenticação?

Flw
    entao, antes de eu chegar p atrapalhar o esquema siuahiuhsiusahiushs era tudo liberado... tudo.. pernas abertas mesmo... a internet era uma zica..

bom, aqui nos utilizamos redes separadas para determinadas aplicações, por ex: laboratorios e wireless para alunos funcionam em uma rede separada dos servidores.. tipo wireless e labs na rede 10, servers na rede 5... entende?

a wireless é liberada para os alunos atravez de senha mesmo, todo mundo que pede consegue... entao eu faço bloqueios, cache (colocamos alguns limites) atravez do Open Dns (para bloqueios a toda a rede) que estou gostando muito, e bloqueios cache e excessoes por um proxy restrito a estas aplicações...

Ah! logicamente que bloqueio tambem acesso a outras redes e servers via firewall iptables..

espero ter ajudado!

grande abraço

3. Fala cara,

Citação Postado originalmente por rndrama Ver Post
    Cara, voce flw que trabalha em uma faculdade e gerencia a rede sem fio para alunos. Como voce libera o acesso a web via rede sem fio para os mesmos? Pegando o mac dos mesmos ou repassando um password para autenticação?

Flw
    entao, antes de eu chegar p atrapalhar o esquema siuahiuhsiusahiushs era tudo liberado... tudo.. pernas abertas mesmo... a internet era uma zica..

bom, aqui nos utilizamos redes separadas para determinadas aplicações, por ex: laboratorios e wireless para alunos funcionam em uma rede separada dos servidores.. tipo wireless e labs na rede 10, servers na rede 5... entende?

a wireless é liberada para os alunos atravez de senha mesmo, todo mundo que pede consegue... entao eu faço bloqueios, cache (colocamos alguns limites) atravez do Open Dns (para bloqueios a toda a rede) que estou gostando muito, e bloqueios cache e excessoes por um proxy restrito a estas aplicações...

Ah! logicamente que bloqueio tambem acesso a outras redes e servers via firewall iptables..

espero ter ajudado!

grande abraço

4. Citação Postado originalmente por altairlage Ver Post
    Fala cara,

espero ter ajudado!

grande abraço
    Eae cara, blz?. Deixar alunos e setores administrativos em uma mesma rede é suicídio, tem que separar mesmo, só que temos uma pequena diferença aqui. Fazemos a liberação através de controle por mac, onde o aluno chega no campus e cai em uma subrede(possuimos outras subredes, tais quais: funcionários, professores e visitantes) que não tem acesso a nada, só é exibido a página de erro do squid contendo um link para um formulário php, para posterior preenchimento pelo mesmo e captura do mac, via Shell Script, após o submit dos dados. Fazemos a inserção do docente no dhcpd.conf ainda manual, mas já temos um projeto para inserir automático após uma consulta no sistema acadêmico. Além disso, fazemos controle de banda e conteúdo, com um cache efetivo, e também controlamos aplicações p2p com o módulo layer7 do iptables.
    Essa idéia facilitou em muito a nossa vida, visto que o aluno tem o minimo de contato com a nossa equipe de TI; ele estando matriculado, seu acesso estará liberado.

Vlw cara

5. fala rndrama!

entao, a nossa ideia é fazer alguns controles legais como os seus, mas inda ta meio no começo ainda.. a rede ficou por muito tempo sem controles, entao estamos mudando aos poucos..

um formulário php, para posterior preenchimento pelo mesmo e captura do mac, via Shell Script, após o submit dos dados.
    cara, isso é from hell mesmo! gostei! é uma ideia boa de mais!

Duvida:
    o que vcs chamam de "cache efetivo"?? (lembre, comecei a pouco tempo a mecher com servers mesmo)

layer7 -> nao lembro de ter mechido com ele.. como funciona? o que é? (sim, eu sou curioso p cacete suhiahsiuhaiuhs)

Cara, parabens mesmo! mantenha contato cara, é legal ter contato com pessoas que trabalham em "empresas" parecidas e tem as mesmas necessidades.

forte abraço

Tópicos Similares

1. Proxy transparente com 2 links - URGENTE
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 25-06-2003, 05:08
  2. Proxy transparente com 2 links - URGENTE
    Respostas: 1
    Último Post: 23-06-2003, 10:06
  3. Proxy Transparente com dois links