Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Tudo bom galera! É o seguinte gostaria de fazer um enlace de 30Km em 2.4GHz, bom sei que não vou ter baixo Throughput, mas isso não é muito importante, dando 1 a 2mbps seria mais que suficiente. É apenas uma solução para levar internet para outra casa em zona rural. Tenho visada e já usei o Linkplanner para checar visada e zona de fresnel, além dos cálculos pra saber do ganho necessário pra antenas e potência do AP. A dúvida é que não tenho experiência com links, e como sempre o cálculo e a realidade são duas coisas que em teleco geralmente não se pode assegurar. Li vários dos posts aqui e sei que vou ouvir que deveria fechar com 5.8, mas como disse não vou distribuir (e $$) é apenas para um usuário. Bom depois de ler bastante aqui no Under-Linux e refazer os cálculos, além de achar dois posts aqui de os caras fecharam um link de 32Km com uma antena de 31,5dbi em uma ponta e outra com 25dbi. E outro com duas de 31,5dbi. O problema como vcs já sabem é o tamanho dessa antena de 31,5dbi, 1,5m de diâmetro, e colocá-la a 10m em uma torre seria difícil já eu teria que montar a torre de 10m, com 20kg lá em cima em um vendaval seria queda na certa. Bom a solução seria arrumar uma antena com ganho alto mas de grade, mas qual? não consegui encontrar nenhuma acima de 27dbi de grade? Alguem conhece? Ou alguém se abilita a outra solução viável do ponto de vista econômico tb. Quanto aos AP's pensei em SENAO 400mW dos dois lados, não que eu queira os 400mW mas quero evitar aquecimento se por exemplo utilizá-lo em 200mW. Alguém sugere outro?? Obrigado pela ajuda ai!!

2. ola caro ricardo
    vc quer uma solução com baixo custo , mais so q com essa distacia e impossivel vc ter sucesso com equipamentos de baixo custo o idela ae seria vc fechar em 900 mais esse equipamento fica em custo de R$ 1400 acabei de fazer um aqui , outra opção q sairia para vc por uns 600 a 700 conto e 1 par de nano loko c/antena de disco amplificando sua potencia , para economizar vc pode ate usar antenas na sky diretv q teje ae paradas portanto q as as duas fossem iguais , e pode ate tentar 1 com o disco e outra sem o disco , eu ja fiz aqui não com 30 mais com 24km , amsi o bom mesmo e com as 2 no disco , e o mais barato e o mais duvidoso vc chegar ao sucesso e com 1 par de antena de grade da aquarios de 25 dbi ( o ideal seria a hiperlink de 27dbi mais ela e 5.8) polarização vc escolhe ae de acordo com seu ambiente recomendo na "h" e um angulo mais fechado mais preciso , os ap's vc pode optar pelo senao ou ovislink usado boas fontese deixando eles bem ventilados so a placa dele dentro da caixa e ele tem um bom rendimento . agora tudo vai depender dos fatores climaticos etc..

3. Pra 30km ou mais , primeiro tem que ver se tem mínimo de visada.Não esqueça que a partir de 30km tem problema de curvatura da terra, influenciando bastante na hora de calcular o enlace.
    Fora isso, é usar antenas de alto ganho.
    Pra isso recomendaria duas zirok 31db disco ou duas geenge .
    Não recomendo aquario de grade pra esse enlace se quiser alto troughput.
    A não ser que use amplificador nas duas pontas e seja em uma região rural, senão o uso de amplificador não é recomendado.

Rádios podes usar ovislink, senao 200mw. se usar ovislink use firmware Aprouter, é a melhor.

Muito importante pra essa distância , é você utilizar somente pigtail de alta qualidade.também deve ter cuidado nas conexões isolando muito bem tudo.

Abraço.

4. Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Pra 30km ou mais , primeiro tem que ver se tem mínimo de visada.Não esqueça que a partir de 30km tem problema de curvatura da terra, influenciando bastante na hora de calcular o enlace.
    Fora isso, é usar antenas de alto ganho.
    Pra isso recomendaria duas zirok 31db disco ou duas geenge .
    Não recomendo aquario de grade pra esse enlace se quiser alto troughput.
    A não ser que use amplificador nas duas pontas e seja em uma região rural, senão o uso de amplificador não é recomendado.

Rádios podes usar ovislink, senao 200mw. se usar ovislink use firmware Aprouter, é a melhor.

Muito importante pra essa distância , é você utilizar somente pigtail de alta qualidade.também deve ter cuidado nas conexões isolando muito bem tudo.

Abraço.

Cara usando essas antenas que você citou, acha que ficaria bom utilizando o bullet também?

5. Valeu pelos posts galera, bom é isso mesmo estou procurando uma solução de baixo custo, será que esse link de 30km fecha em 5.8GHz com o Edimax 7210 e antenas de 27dbi? no calculo fecha e na prática? A potencia de saída do edimax é um pouco baixa 50mW... alguém já montou essa ai??

Tópicos Similares

1. Enlace de 9 km em 2.4Ghz, é viavel?
    Por RogerRabbit no fórum Redes
    Respostas: 24
    Último Post: 01-12-2013, 08:49
  2. Enlace 30km em 900mhz
    Por evecimar no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 16-06-2010, 15:07
  3. Enlace de 35km em 2.4ghz de baixo custo, Ajuda
    Por sunnetwork no fórum Redes
    Respostas: 34