+ Responder ao Tópico

1. Bom dia a todos do Forum...

Bem estamos com um problema muito diferente aqui.

Utilizamos roteamos para entrega de internet para os clientes. O Funcionamento basico seria assim.

Servidor BSD cria rotas /30 para os mtks que repassam os ips cadastrados para o cliente, é mais Radius, ARP, IP. É o tipo normal basico de roteamento a diferença que nosso servidor BSD já faz tudo dele mesmo todo o processo via SSH.

Temos varias torres com este funcionamento e tudo esta certinho, porem para chegar até o MTK final, o que atende diretamento os clientes usamos o modo Briedge que tem com Nstream e sem. Com STP e com RSTP. tem pontos que repetem duas até tres vezes.

O Problema é bem simples quando uma torre neste meio para, trava, reinicia o cartão que o cliente conecta simplismente para de funcionar. Os clientes continuam logados, porem não existe mais trafego. Podemos deixar dias que não volta a funcionar somente volta o seu funcionamento fazendo umas das duas coisas ou DESABILITAMOS e ABILITAMOS 1 segundo após os clientes voltam a trafegar e navergar. A outra maneira seria reiniciando a RB final a que os clientes conectam.

Imanigo como se fosse uma VPN que se perde no meio do caminho para voltar o seu funcionamento teriamos que recnectar.

Preciso de ajuda para saber como contornar este problema sem ter que ficar vigiando quando um ponto para difuncionar e ter que ficar toda hora reiniciando os cartões.

Mais informações:
    - Não é equipamento FISICO pois acontece em 23 torres com 41 cartões diferentes em locais diferentes.
    - O Problema esta ou no MTK ou no meu servidor uma vez que temos varios outros sistema funcionando.
    - Não creio que seja o RADIUS pois os clientes continuam conectados.
    - Não acredito que sejá a WAP2 pois os clientes continuam conectados.

Antecipadamento agradeço as colaborações.

2. Vamos lá pessoal ajuda ai nesse problema... Eu sei que este é dificil mas o Forum esta recheado de feras !!!

Uma informação nova, pode ser que o WAP2 que esteja travando. Pois temos este sistema aqui de duas formas:
    1 - Uma com DHCP atribuido no proprio MTk configurado em DHCP Server sem Criptografia, com ARP dinamico e a forma que apresenta problema.
    2 - FreeBSD enviando DHCP porem desativado o que obriga nós a digitar o IP statico no esquipamento do cliente, Com Criptografia, e ARP Static.

Bom nesses dois metodos usamos o Freebsd como servidor. Apenas a segunda maneira temos que ficar abilitando e desabilitando a interface de wireless que atende o cliente. Notamos que quando apresenta o problema a list de LAST IP fica em branco. Só volta a aparecer o IP quando fazemos o procedimento de ABILITAR E DESABILITAR a interface do usuario.
    Última edição por UltraFox; 30-11-2009 às 08:31.

3. Cara, não sei se posso ajudar em muita coisa, mas vamos lá...

Pelo que vc disse eu entendi que o "link"(meio fisico/enlace) até o cliente é interrompido, porém a "conexão" (autenticação/status do cliente) permanece ativo... Se eu entendi bem então, acho que vc poderia procurar tendo em vista o seguinte:
    Vc disse:
    "- Não creio que seja o RADIUS pois os clientes continuam conectados" talvez o problema justamente seja esse... se o link cai e o Radius não "percebe", ele continua achando que o cliente está conectado e sem problemas... dai ele mantem a conexão e não permite uma nova conexão do mesmo cliente... Talvez o problema seja esse, o Radius não percebe a queda... Sobre a solução... Bom, talvez haja como criar um script ou coisa assim, no servidor que roda o radius... não sei muito como ajudar até porque não conheço quase nada de radius... Mas talvez já te dê uma luz ai...
    Eu começaria investigando por esse lado!

4. UltraFox, não entendi bem essa topologia, mas isso é bem estranho. Tenta fazer um dhcp relay no Mikrotik.

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 12-04-2007, 20:49
  2. Perda de desempenho com o Squid
    Por juniovitorino no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 13
    Último Post: 06-11-2006, 15:12
  3. Perda de conexão com a Internet !
    Por slackmaster no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 09-11-2005, 14:30
  4. Lentidão e perda de pacotes com AP2000
    Por denilson_rocha no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 12-07-2005, 18:27
  5. Tabela de roteamento com duas default routes?
    Por Hacinn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 11-07-2003, 10:45

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L