Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    FZucchi
    Fala Srºs:

    Em algum bom tempo de pesquisa percebi que esse forum aparece na maoiria das minhas duvidas, logo gostaria imensamente de pedir a ajuda de vocês. Percebi também que existe uma boa parcela de usuários experientes, empresários (que tem pequenos provedores) e etc...

    Vou falar um pouco de "mim" e da minha idéia. Sou formado em Gerenciamento de Redes, terminando o MCSA (Microsoft Certified System Administrator), sou FCP - Furukawa Certified Professional, Tecnico em Informática e Tecnico em Telecomunicações pelo SENAC (não tirei o CREA ainda) e fui Gerente Comercial da Telefonica durante 2 anos e pouco o que me rendeu muita experiencia e conhecimento da area de infra-estrutura.

    A area que moro hoje (interior de SP) acho que assim como todo interior é extremamente carente de internet e quem tem um provedor com bom ou mal atendimento toma o porra de ganhar dinheiro. Aqui na cidade por exemplo tem um. O serviço é porco mas o cara não dá conta de instalações e etc pelo simples fato de só existir ele.

    Todo pedido de ampliação aqui vira um inferno. ADSL então é para muito poucos e proximos a Central ou seja, uma realidade que todos nós aqui conhecemos.

    Ai que vem a minha idéia de abrir um provedor. Porém, não quero simplesmente abrir um provedor qualquer. Quero algo de ponta. Algo que seja redondinho que seja realmente o diferencial.

    Me juntei com um amigo que trabalha na terceirizada da Telefonica logo, a parte de projetos, torres, Engenheiro, projetos de fibras, ampliações e etc fica muito fácil. Nossa idéia NÃO é de no primeiro momento pedir demissão e tocar o negocio e sim, continuar na função pela vantagem que temos tanto comercial quanto tecnica. Qualquer ampliação ele sendo Coordenador é rápido. Ai está um de nossos diferenciais.

    Mas... não quero simplesmente pega um Engenheiro e pedir para ele fazer tudo. O rio de dinheiro que iria é muito grande, logo, quero aprender, tirar duvidas e correr atras.

    Como todo o material que acho é muito conflitante, principalmente da parte de impostos, arrecadação, documentação e etc estou pedindo a ajuda pra vocês.

    O que é REALMENTE necessário para começar? Onde não esbarrar e se foder?

    Depois... e os equipamentos Wimax? Como ficou a questão de frequencia, equipamentos, fabricantes, custo x benefico? Tenho alguns conhecidos na prefeitura (vereadores) e eles tem a idéia de tornar o municipio digital, logo existe uma chance para que eu entre nisso com meu negocio. Porém, tornar a cidade que moro digital implica em uma rápida adoção pelas cidades vizinhas. A possibilidade de no proximo ano a ANATEL liberar numeros para quem detem de SCM é uma coisa que me chama muito a atenção também.

    Moro na região mais alta da cidade. Todo o resto da cidade é ABAIXO de onde eu moro... logo a primeira base seria aqui mesmo. Dependendo dos equipamentos e da distância vamos calcular os numeros de torres e o ganho máximo que podemos atingir montando em determinada latitute e longitude via software (as operadoras usam isso para montar sua torres)

    Também tem o lado bom que a 2 quarteirões de casa passa um cabo de 16 fibras opticas. Dessas 16 apenas 4 estão sendo usadas para atender 2 empresas aqui perto. O resto está livre livre. A vantagem é que meu link viria todinho em fibra optica via SDH . É por isso que digo que tenho uma boa chance, com um bom parceiro.

    Então fica ai minha duvida. Quais os equipamentos, requisitos, dicas e etc?

    Muito obrigado!

    Grande abraço!!

  2. Bom dia amigo, atualmente trabalho em um provedor que tem tecnologia wimax e plc na rede e posso te dizer que pra quem vai começar não é o caminho, pois o custo de uma rede wimax é muito elevado tando base quanto CPE, tanto que montamos uma rede em 5.8GHz wi-fi mesmo, e não precisamos mudar os planos de velocidade, pois o equipamento está correspondendo as expectativas, com relação a licença para wimax não é necessário pois há equipamentos que trabalham em banda ISM.



  3. Wimax = 3,5ghz = licença frequenciada..
    donos : wkve, embratel , oi, e mais umas 2..
    valor minimo pra comprar: 700K

    não existe wimax fora disso..
    o resto é balela..

    monte um provedor 5,8 que você já vai estar bem.

  4. Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Wimax = 3,5ghz = licença frequenciada..
    donos : wkve, embratel , oi, e mais umas 2..
    valor minimo pra comprar: 700K

    não existe wimax fora disso..
    o resto é balela..

    monte um provedor 5,8 que você já vai estar bem.

    Amigo você está totalmente enganado, 3.5GHz é frequência, wimax é tecnologia é um erro muito comum associar a frequência de 3.5 ao wimax, saiba que existe equipamentos wimax em varias frequências (700MHz, 1.5GHz, 2.3GHz, 3.5GHz, 5GHz e varias outras) afinal wimax é um padrão e não esta condicionado a uma determinada frequência, você pode consultar isso tanto no wimax forum ou em paginas de fabricantes como:
    Airspan
    EION Wireless - Intelligence in the Air
    Alvarion: A wireless broadband pioneer, a founder of the WiMAX industry
    WiMAX Forum



  5. que existe em várias frequencias eu sei..
    porém no Brasil , wimax é 3,5ghz.
    de acordo com a Anatel, pois não adianta você colocar rádios 5,8ghz que dizem ser Wimax e não ser HOMOLOGADO.

    Até,






Tópicos Similares

  1. ajuda para montar um provedor voip
    Por acernot no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 7
    Último Post: 26-09-2011, 08:41
  2. Respostas: 9
    Último Post: 14-07-2010, 17:34
  3. Respostas: 29
    Último Post: 25-07-2007, 17:58
  4. Ajuda ao montar um provedor
    Por marcosx no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 02-09-2006, 02:05
  5. Respostas: 30
    Último Post: 06-07-2005, 07:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L