+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Navegaçao parando mesmo com sinal excelente

    Boa tarde ,

    Amigos , to com um problema serio e nao vejo uma soluçao, mais de um mês tentando.

    Tenho um radio como cliente(ovislink, ja usei um zinwell g220, so nao troquei antena) em um condominio que ainda ta sendo habitado .. esse primeiro cliente pediu internet e disse que assim que o condominio tivesse mais pessoas ele iria divulgar a internet para os outros moradores. o que acontece :

    A conexao desse ap ta com sinal -50~55,signal to noise 40dBm, ack 30 fixo, e mesmo assim a net nao fica em pé . começa a navegar e logo depois cai a net, mesmo o ap conectado com o mesmo sinal.
    Isso acontece so com esse cliente.

    Subi na minha torre e nao conseguir ve a antena do cliente (fica a 600 metros da minha torre), entao fiquei pensando em visada . Seria possivel sem visada o sinal ta com essas qualidades ??

    Se alguem poder ajudar agradeço . hoje vou lá mais uma vez

    abraço a todos
    Última edição por Juniin; 09-12-2009 às 14:52.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, é possivel que o problema seja a "qualidade" do sinal. Isso caracteriza o que chamamos de "Saturação de Sinal". Tente reduzir a potencia do outro rádio. Observe que qualquer comunicação se dá em duas vias, então vc deve controlar para que os dois rádios "ouçam" o outro com sinal entre -59 e -65db. Pode parecer pouca coisa, mas -50db é 8x mais potente que -59db. Já pensou ganhar 8x mais o salario que ganha hj? - Só para ilustrar a situação. Se não resolver tente trocar a fonte de alimentação. Verifique tb o ACK, não sei se esse é o valor ideal.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilomp Ver Post
    Amigo, é possivel que o problema seja a "qualidade" do sinal. Isso caracteriza o que chamamos de "Saturação de Sinal". Tente reduzir a potencia do outro rádio. Observe que qualquer comunicação se dá em duas vias, então vc deve controlar para que os dois rádios "ouçam" o outro com sinal entre -59 e -65db. Pode parecer pouca coisa, mas -50db é 8x mais potente que -59db. Já pensou ganhar 8x mais o salario que ganha hj? - Só para ilustrar a situação. Se não resolver tente trocar a fonte de alimentação. Verifique tb o ACK, não sei se esse é o valor ideal.
    Danilo, obrigado por responder.
    Problema solucionado. fui lá e conseguir resolver trocando a antena de lugar .

    o interessante é que o sinal ficou o mesmo apenas troquei a antena para um lugar que fugia de varias arvores. entao acho que era visada mesmo . Para mim, que tenho pouco tempo com wireless, foi um aprendizado , achava que coisas como ack , sinal to noise e sinal em dbm do Mk iriam acusar a conexao ruim. o mk mostrava uma conexao bem feita foi o que me deixou tanto tempo sem uma soluçao.

    So para constar , procuro sempre usar pouca potencia tanto no ponto de acesso quanto no cliente,
    na torre 17dbm e no cliente 63mw as vezes menos.
    abs
    Última edição por Juniin; 10-12-2009 às 09:02.

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Se tinha arvores, certamente era isso mesmo... O problema das árvores é mais sério do que se imagina... dependendo do tipo de árvore(laranjeira, eucalipto) o sinal pode passar ou não... a densidade é mais importante, mas não é só isso... as vezes 1 galho mata o sinal... as vezes uma florestal premite o sinal passar... sempre achei isso muito peculiar, mas sempre observei isso...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Se tinha arvores, certamente era isso mesmo... O problema das árvores é mais sério do que se imagina... dependendo do tipo de árvore(laranjeira, eucalipto) o sinal pode passar ou não... a densidade é mais importante, mas não é só isso... as vezes 1 galho mata o sinal... as vezes uma florestal premite o sinal passar... sempre achei isso muito peculiar, mas sempre observei isso...
    Pois é irmao ..
    foi um aprendizado pra mim e acho que pode servir de exemplo para muitos.

    Como falei na abertura do topico ; sinal com tudo no registration do mk muito bom ack 30 fixo, p throughput 6199 mg,sinal do noite 40 ,força do sinal -50~55 e mesmo assim passava um tempo parava a internet.

    abs