Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola amigos, tenho 1 pop em cima de um predio de 12 andares, a mais de 1 ano, a torrezinha esta 1,5m abaixo do para raio (tipo centra e único) e nunca deu nenhum problema.

Agora estou montando outro pop, em um predio de 11 andares, e este não tem para raio central, tem vários para raios pequenos (uns 50cm) que aparentemente se interligam na mesma malha.

A minha dúvida é.. como vou fazer para colocar a torrezinha em cima do predio sendo que são varios para raios, em alturas diferentes.

Tem como eu colocar um para raio na minha torrezinha.

ps: falo torrezinha porque tem 1,5 m so usada como suporte para as antenas..

Outra questão.. se eu colocar haste de alumínio, diminui o risco de raios?

Grato desde já,

Tiago

2. coloque o mastro de uns 2 metros.. e um para-raio na ponta... desca o cabo.. tomando cuidado para isolar ele da torre... e ligue no cabeamento ja feito..

3. Pelo que entendi neste predio o sistema de aterramento é feito com malha de cobre percorrendo todas as estremidades do predio, sendo assim é so voce ligar o seu neste ja existente, procure usar eletroduto preto de 2" com a malha do para-raios por dentro na parte que ficar na lateral da sua torrezinha para proteger melhor as suas antenas..

4. Tiago, o prédio já possui proteção. Aproveite essa proteção. Instalando seu equipamento no predio ele estará no radio de ação do pára-rio. Não instale nada a parte, é pior. Aproveita a própria proteção do prédio (pára raio tipo Gaiola de Faraday). }Até mesmo por que caso um raio caia, você não tem garantia nenhuma de que seu equipamento estará a salvo. Repito, não invista em pára-raios nesse caso.

Sds,

Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Ola amigos, tenho 1 pop em cima de um predio de 12 andares, a mais de 1 ano, a torrezinha esta 1,5m abaixo do para raio (tipo centra e único) e nunca deu nenhum problema.

Agora estou montando outro pop, em um predio de 11 andares, e este não tem para raio central, tem vários para raios pequenos (uns 50cm) que aparentemente se interligam na mesma malha.

A minha dúvida é.. como vou fazer para colocar a torrezinha em cima do predio sendo que são varios para raios, em alturas diferentes.

Tem como eu colocar um para raio na minha torrezinha.

ps: falo torrezinha porque tem 1,5 m so usada como suporte para as antenas..

Outra questão.. se eu colocar haste de alumínio, diminui o risco de raios?

Grato desde já,

Tiago

5. O modelo do Pára-Raios que você se refere existente no prédio é o Gaiola Faraday, você deve fazer o que o amigo acima citou, colocar um mastro de 2 Metros em sua Torre, com um captor tipo franklin na ponta, se o sua torre for ficar centralizada ao edifico, deverá equalizar o potencial, interligando por meio de cabo de cobre na malha existente em duas laterais do edifico , não precisa se preocupar em isolar o cabo de cobre da sua torre, não é um mero isolador de 2 polegadas que vai proteger sua torre da descarga, isso pode até gerar uma diferença de potencial caso a base da torre se conecte alguma ferrarem do edifico. Hoje em dia as torres são usadas como cabo de descida foi comprovado que a alta tensão em alta freqüência "isso no caso do raio" não diferencia um bom de um mal condutor "aço da torre / cobre". Ele desce pela própria armação da torre e descarrega no sistema de aterramento, pois a massa da torre é muito maior do que os 35mm² do cabo de cobre geralmente utilizado. Boa sorte!
    Última edição por pabloferretti; 29-12-2009 às 08:53.

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 24-02-2015, 06:33
  2. Respostas: 9
    Último Post: 02-11-2011, 22:43
  3. "Torre" em cima de um "Poste de Luz"
    Por alvarony no fórum Redes
    Respostas: 29
    Último Post: 02-02-2011, 11:14
  4. Respostas: 17
    Último Post: 23-12-2010, 10:33
  5. Sbre Via Radio em Cima de Prédio