Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal. Trabalho numa empresa que presta serviços de telefonia por rádios monocanais, por este motivo temos em nossa central várias linhas que pertencem á nossos clientes.

Gostaria de saber se existe alguma maneira de configurar um servidor Asterisk e ligar todas estas linhas no servidor Asterisk, fazendo com que eu possa entregar a linha para o cliente através da rede de dados?

Tive esta idéia pois também somos provedor de internet wireless e nestes clientes que atendemos com monocanal, são fazendas que usam nossa internet através de equipamentos 5.8Ghz, ou seja, possuem banda de sobra e estão ligados á nossa rede. Se for possível entregar estas linhas telefônicas apartir do momento que o cliente recebe nosso link de internet será um serviço bastante atraente para os cliente, visto que os monocanais sofrem com muita interferência de outros monocanais da região.

Agradeço quem puder me ajudar.

Obrigado!

2. creio que possa sim, fizemos isso ano passado para uma empresa, mas na verdade nós levamos uma linha pra lá via rádio. Usamo tipo ATA, um em cada ponta, tipo um conversor, entregamos no enlace de 5.8 e "desconvertemos" do outro, pronto, tinha linha de telefone lá.

Procure na internet, creio que nem precise do asterisk, não lmebro se é ATA converter, ou alguma coisa assim, sei que não foi muito barato.

Outra coisa, se você montar um asterisk filé, com placas originais, voce consegue sim fazer o que quer, as linhas vão entrar nele , e você vai colocar em cada cliente um ATA, ligado na ether do rádio dele, e vai enlaçar com a central, é bem simples. Faça o teste.

Abraços

3. Você entendeu exatamente o que preciso.

Mas minha dúvida. Para ligar cada linha precisarei de uma placa? Não existe nenhum dispositivo externo que receba as linhas e eu direcione para o Asterisk? Não gosto muito de trabalhar com placas PCI nos servidores.

Obrigado,

Gustavo

4. Olha só, voce precisa entrar em essas linhas no ASTERISK, a única forma que vejo é através para placas FXS e FXO, depende de como for fazer. Pode até ter uma ATA tipo switch, mas eu desconheço e deve ser mais caro.

Não vejo problema nenhum em usar PCI no servidor, desde que não seja de baixa qualidade.

Abraços

5. Obrigado pela resposta.

Pelo que andei pesquisando, existem bancos de canais.
    Um exemplo é este: Asterisk IP PBX, Channel Bank, VoIP Telephony / Fax Products - Xorcom
    Parece uma solução interessante. Mas depois que vi que existem placas que recebem várias linhas, acho que seria o ideal para iniciarmos os testes aqui na empresa.

Tópicos Similares

1. Quebra de linha inconveniente no script
    Por mrsoliveira no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 23-06-2006, 12:26
  2. Respostas: 2
    Último Post: 22-06-2006, 23:01
  3. Várias Distribuições Linux no mesmo HD
    Por pjlinux no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 05-11-2005, 18:33
  4. Interface externa no pf bloqueada