Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Opa, eae pessoALL, tudo traquilo?

Queria saber se alguém já está usando o RouterOS 4.5 e o que achou? Vale usar o 4.5, ou ainda é melhor ficar no 3.30?

Estou instalando um server novo aqui, vou rodar quase tudo que preciso nele: PPPoE (hoje tenho MAC+IP), Controle de Banda, talvez ou Web-proxy (mas acho que o proxy vai ficar em uma máquina separada), alguma coisa de firewall, em fim é o meu gateway e vai gerenciar toda a rede (agora não lembro se tem mais alguma coisa que vai rodar lá).
    A rede ainda não é muito grande, mas pretendo espandí-la mais rápido agora.

Para isso estou de Asus P5VD2-VM e um Celeron 2.66 (preciso de um Dual ou Core2Duo?), memória 2GB DDR2-667, 2 HDs Seagate 500GB 7200RPM em RAID1. E estou com muita dificuldade para escolher minhas placas de rede, por enquanto estou com 2 Kaiomy Gigabit, que placas vcs aconcelham? tá difícil de achar alguma que preste... Não vou trafegar a Gigabit, mas preciso de algo extremamente confiável...
    Ainda não instalei o sistema, então ainda não sei se tudo é compactível, mas acho que amanhã vou conseguir fazer isso...

Bom, acho que é isso... queria a opinião da galera ai, pode sentar o cacete no hardware ou no RAID, não sei se é bom usar com Mikrotik, mas tava afim de experimentar, aliás, alguém usa? heh

Bom chega de tanto perguntar... que venham as respostas...
    Desde já, obrigado.
    Última edição por pedemesa; 21-01-2010 às 16:49.

2. Use a versão 3.30 por enquanto. Mikrotik não suporta RAID, então esqueça. Na versão 3.30 os processadores de núcleo duplo não irão funcionar a contento.

Configure uma máquina mais simples, estável, com no máximo 2 GB RAM, com cartão flash+DOM (Disk on Module) e use essa máquina ai para montar um cache decente ou serviços de hosting (caso o possua).

3. Blz Sergio,

Vou remover o RAID aqui e vou usar um disco só, mas o RAID mesmo por hardware não funciona?
    Outra, os processadores, o que vc aconcelha por exemplo? Tente achar um Pentium 4, mas ninguém tem por aqui, imagino que o P4 é que fosso o ideal... Tem alguma sugestão à respeito disso... Em último caso não seria interessante arriscar a 4.5 para usar processador de duplo núcleo? Eles funcionam bem na 4.5? Vou ver aqui se o Celoron é duplo núcleo mesmo(não sei ao certo), pode ser que seja só 1 núcleo de 64bits(64bits eu tenho certeza que é).
    Última, sobre o Flash, vou pesquisar à respeito aqui, mas isso é o esquema do FLASH que se pluga no IDE? E eles tem memória ("espaço") suficiente pra tudo que vou fazer?

Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Use a versão 3.30 por enquanto. Mikrotik não suporta RAID, então esqueça. Na versão 3.30 os processadores de núcleo duplo não irão funcionar a contento.

Configure uma máquina mais simples, estável, com no máximo 2 GB RAM, com cartão flash+DOM (Disk on Module) e use essa máquina ai para montar um cache decente ou serviços de hosting (caso o possua).

4. Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    Vc tem experiencia com server MK como pppoe?
    Desculpe, mas li isso errado quando dei a resposta. Li como server web-proxy (acho que tinha fumado um cigarro do kpta)... Respondendo correto, sim, funciona beleza.

Citação Postado originalmente por dimasters Ver Post
    tenho um v2.9.27 e um v3.23 nos 2 alguns cliente eu consigo acesar o radio deles remoto outros não!
    Ums pingo outros não e não tem firewall e toda a wan é liberada nos router dos cliente.
    Alguem pode me ajudar ou tem uma dica vlw
    Pare de usar essa versão pelamordedeus.... essa porcaria tem mais de 4 anos, é incompatível com 40% dos equipamentos existentes no mercado... é querer tirar leite de pedra.

Se alguns acessa e outros não e o sistema é o mesmo, onde temos que começar a procurar a %$%$@#$#???? Pela lógica diria que é no cara que não se deixa acessar.... troque o equipamento deste cara que não acessa por um igual ao que acessa... funcionou?? se sim, troque todos que não acessam...
    Última edição por sergio; 24-01-2010 às 19:14. Razão: Resposta errada sobre sistema

5. Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Blz Sergio,

Vou remover o RAID aqui e vou usar um disco só, mas o RAID mesmo por hardware não funciona?
    Vai instalar, mas terá problemas, não funcionará adequadamente.

Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Outra, os processadores, o que vc aconcelha por exemplo? Tente achar um Pentium 4, mas ninguém tem por aqui, imagino que o P4 é que fosso o ideal... Tem alguma sugestão à respeito disso... Em último caso não seria interessante arriscar a 4.5 para usar processador de duplo núcleo? Eles funcionam bem na 4.5? Vou ver aqui se o Celoron é duplo núcleo mesmo(não sei ao certo), pode ser que seja só 1 núcleo de 64bits(64bits eu tenho certeza que é).
    64 bits??? hehehehehe... você está louco para arrumar uma encrenca.

Pegue um dual core então, 2 GB RAM e boa.

Versões 4.x estão com problemas, principalmente com PPPoE.

Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Última, sobre o Flash, vou pesquisar à respeito aqui, mas isso é o esquema do FLASH que se pluga no IDE? E eles tem memória ("espaço") suficiente pra tudo que vou fazer?
    Tem para IDE e para SATA. Tem que ver o que precisa.

Depende do "tudo que vou fazer". Conforme respondi outro post, se pensa em web-proxy, repense... muitas vezes.

Tópicos Similares

1. Respostas: 3
    Último Post: 20-05-2013, 08:45
  2. Respostas: 14
    Último Post: 03-06-2011, 10:43
  3. Respostas: 5
    Último Post: 05-01-2011, 07:44
  4. MK 3.14 -> Proxy Paralelo ou Nativo do RouterOS?
    Por GEISSONHUGO no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 14-10-2008, 10:02
  5. Respostas: 16
    Último Post: 05-12-2005, 10:55

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L