Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, boa tarde.

Há algum tempo pesquiso nesse fórum e muita informação valiosa já achei por aqui.
    Resolvi me cadastrar para interagir melhor nos fóruns.

Já trabalho com LInux há anos e tenho estudado mikrotik para provedores atualmente, devido a sua facilidade de gerenciamento.

Preciso de uma opinião do pessoal sobre uma decisão que tenho que tomar.

Situação: Provedor de Internet c/ 4 células (cada célula roda RB433AH c/ 3 setoriais e aproximandamente 120 clientes cada mikrotik).
    Essas células são ligadas até o provedor com links 5.8GHZ (Airaya).

Estamos reestruturando essa rede e minha dúvida é:

Dar um IP Válido para cada célula e deixar cada mikrotik isolado como hotspot (controle de banda, acesso, etc..) ou deixa-los todos como Bridge e fazer o controle em um único servidor no provedor ?

Sei que tem os contras e pró em cada situação.

Mas pela experiência dos colegas, o que seria melhor?

Obrigado a todos!!!

Abraços

2. na minha opinião dar um ip para cada mk e gerenciar cada um separado mais como vc mesmo disse tem o contra
    e o contra disso he que se vc tem um scm nao pode gerenciar em mais de um ponto ou seja teria que colocar a segunda opção a nao ser que vc pague um scm para cada

3. De onde arrumou isso?? Quem tem SCM tem que pagar um SCM (o que seria esse um SCM para cada?) cada ponto...

Isso não existe, leia a resolução 506 da Anatel que irá clarear suas ideias.

Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    na minha opinião dar um ip para cada mk e gerenciar cada um separado mais como vc mesmo disse tem o contra
    e o contra disso he que se vc tem um scm nao pode gerenciar em mais de um ponto ou seja teria que colocar a segunda opção a nao ser que vc pague um scm para cada

4. cara se eu fosse vc colocaria tudo em um servidor, fica mais facil para gerenciar, e se a rede tiver redondo, fica bem melhor.

5. SCM é na base.. se não tem link chegando em cima da torre não tem porque de SCM..

No meu ponto de vista... TUDO BRIDGE.. com controle de banda no registration... com uma classe de ip somente para os mk (fazer gerenciamento remoto), uma classe somente para a bridge dos ptp (tbm pro gerenciamento remoto)..

Usar controle de banda no radio do cliente, na torre (como ja disse) e um servidor fazendo tudo que vc deseja (firewall, roteamento, qos, controle de banda..etc).

Assim que usamos aqui e não da dor de cabeça...

Sucesso pra vc amigão!

Tópicos Similares

1. P2P COM MIKROTIK
    Por notgle no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 01-08-2006, 23:00
  2. Topologia com Firewall Cisco PIX
    Por panther no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 06-06-2006, 10:47
  3. Repetidora com Mikrotik
    Por xacall no fórum Redes