Página 2 de 14 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pelo contrário armc. O Guilherme está explicando, de modo simples (linguagem clara) os "mitos" criados por alguns em torno de RF e transmissão de dados.

Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Que merda! O Gilvan Enricone mudou de nome?!?!?!?!?

2. gostaria de agradecer as informações compartilhadas. apesar de trabalhar com wireless a mais de 6 anos ainda me considero um iniciante , ainda mais depois deste topico. leitura muito agradavel. obrigado!

3. Uma coisa que realmente anda me preocupando é essa questão de antenas incorporadas nos radios, essas antenas geralmente são de 60 Graus de abertura horizontal, e realmente só servirá para aumentar a interferência, pior de tudo que a maior onda agora é o NS5, em 5,8 Ghz, que é o que temos de mais nobre.

4. Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Que merda! O Gilvan Enricone mudou de nome?!?!?!?!?
    Acho que não. A não ser pela extensão. Mas acho que era necessário, pelo acumulo de assuntos que o Gilvan já tinha postado.

Agora o Gilvan está sendo chamado a arena para o debate sério que nunca houve com os seus tópicos.
    Não estou questionando a correção ou não dos tópicos dele, mas na verdade nunca houve um debate sério em torno deles.
    Parece que agora vai se tornar produtivo para todos.

5. Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    ...

3- Devemos separar conhecimentos de RF (antenas, acoplamento, ondas eletromagnéticas...) de transmissão de dados (protocolos, camada de enlace...);
    ...
    6- Não devemos confundir e comparar diferentes tecnologias (telefonia celular com WiFi por exemplo);
    ...
    Se este mesmo exemplo fosse aplicado para um sistema multiponto onde temos um AP e dois clientes. Um dos clientes está recebendo um nível de sinal de -71dBm e outro cliente está recebendo -50dBm.

Outra pergunta: Vai fazer alguma diferença se um dos clientes está com sinal mais forte? Absolutamente NÃO.

Logo, não se iludam com a idéia de lençol eletromagnético sendo criado com todos os clientes tendo o mesmo sinal... Isso não existe. O pior é querer afirmar que deixando os clientes com mesmo sinal fará com que o AP acredite que todos eles estão a mesma distância! Desculpe, mas isso é piada. E podemos provar isso facilmente na prática através do ajuste do ACK timeout em links de 5.8Ghz por exemplo. Experimente deixar o mesmo valor de ACK para um cliente a 500 metros e outro a 4 Km, e claro, deixando os dois com o mesmo sinal (atenuando o sinal daquele cliente a 500 metros).
    ...
    Algumas coisas estão corretas, outras não.

As tecnologias podem ser diferentes, mas onda eletromagnética é onda eletromagnética, independente da tecnologia e do ambiente (terra, ar, água, vácuo/espaço).

Nível de sinal é camada física, ACK é camada de enlace ... como vc mesmo disse: não pode misturar.

STUB é, nada mais, nada menos, do que um simples filtro passa-banda.

O nível de sinal que chega no cliente não é tão importante quando o nível de sinal que chega no AP.
    Afinal, o cliente tem que "escutar" só o AP. Já o AP tem que escutar todos os clientes da célula.
    Quando mais próximos os níveis de sinal que o AP recebe de todos os clientes, menos o AP trabalha e melhor é a performance da célula. É isto que o Gilvan chama de Lençol Eletromagnético.
    Mas o texto acima declara, erradamente, que o Lençol seria formado quando todos os clientes recebem o mesmo nível de sinal. Daí é impossível mesmo.
    Acho que o amigo recebeu as informações sobre o curso do Gilvan com algum "ruído". E isto acabou "distorcendo" as coisas.

Mas, sem dúvidas, é um assunto importante a ser discutido e poucas pessoas se propoem a isto.
    Ótimo tópico, parabéns a todos por expor suas opiniões e experiências.

Tópicos Similares

1. Lençol eletromagnético
    Por jodrix no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 23-04-2009, 22:54
  2. ADSL - Ligar no linux ou no HUB?
    Por gholtz no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 20-11-2002, 12:27
  3. GCC 3 ou 2.90
    Por Celio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 12-11-2002, 15:24
  4. FreeBSD ou OpenBSD
    Por InCoNnU no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5
    Último Post: 06-11-2002, 00:27
  5. firewall x webmail ou firewall x php?
    Por eclaudin no fórum Segurança
    Respostas: 3
    Último Post: 23-08-2002, 04:14

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L