Página 7 de 14 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Gilvan,

meu nome é Guilherme F. Weidle Jr (Como está na assinatura dos meus recados ).

Agradeço as palavras de conforto. Mas ainda assim, nossa questão está sem resposta.

Eu sei que você utilizou o nome "Lençol Digital" para facilitar a didática. Da mesma forma que os físicos chamam de interferência a superposição de ondas... Certo?

Mas vamos a questão chave do post. O que eu não concordo com você, é a afirmação de que equalizar o sinal dos clientes aumentará a performance da rede Wlan. E também, afirmar que desta maneira o AP estará enxergando os clientes como se estivessem na mesma distância. Também não concordo que com isso, a rede ficará imune de interferência.

Peço que leia com muita calma o texto que escrevi e verás que é exatamente isso que estou querendo dizer!

Volto a afirmar que tenho o maior respeito pelo Sr e sei que possui um conhecimento muito profundo em RF, antenas, ondas eletromagnéticas e etc... Mas suas afirmações perantes ao que acabei de colocar, não são conhecimentos de ondas ou RF e sim do protocolo de comunicação 802.11 regido pelo CSMA/CA. Por isso também que coloquei em meu texto a afirmação de que devemos separar os conhecimentos de RF e rede.

Abraço,

2. Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    A propósito. Nos meus textos existem Física e Marketing. Me esforço para que haja. Espero atingir vocês com os dois. Que graça seria se não fosse assim?
    Gilvan,

só para reforçar a questão: Você mesmo diz se utilizar de marketing e é neste ponto que eu quero tocar: Propaganda enganosa...

Não sou contra seu curso (aliás, sou completamente a favor). Só estou seguindo as palavras de um conhecido: Devo falar o que é certo e não o que as pessoas querem ouvir. Seria mais ou menos isso?

3. Citação Postado originalmente por marcos do vale Ver Post
    Algumas coisas estão corretas, outras não.

As tecnologias podem ser diferentes, mas onda eletromagnética é onda eletromagnética, independente da tecnologia e do ambiente (terra, ar, água, vácuo/espaço).

Nível de sinal é camada física, ACK é camada de enlace ... como vc mesmo disse: não pode misturar.

STUB é, nada mais, nada menos, do que um simples filtro passa-banda.

O nível de sinal que chega no cliente não é tão importante quando o nível de sinal que chega no AP.
    Afinal, o cliente tem que "escutar" só o AP. Já o AP tem que escutar todos os clientes da célula.
    Quando mais próximos os níveis de sinal que o AP recebe de todos os clientes, menos o AP trabalha e melhor é a performance da célula. É isto que o Gilvan chama de Lençol Eletromagnético.
    Mas o texto acima declara, erradamente, que o Lençol seria formado quando todos os clientes recebem o mesmo nível de sinal. Daí é impossível mesmo.
    Acho que o amigo recebeu as informações sobre o curso do Gilvan com algum "ruído". E isto acabou "distorcendo" as coisas.

Mas, sem dúvidas, é um assunto importante a ser discutido e poucas pessoas se propoem a isto.
    Ótimo tópico, parabéns a todos por expor suas opiniões e experiências.
    Marcos,

eu não tinha me dado conta que vc havia respondido... Mas vamos esclarecer o que vc colocou:
    1- STUB não é um filtro. É apenas um cabo cortado em um determinado tamanho para um comprimento de onda. É um acoplador para diminuir o ROE da antena.

2- O nível de sinal não tem a ver com o fato de ser Cliente ou AP. Cada equipamento de rádio possui suas características de recepção e transmissão. AP e Cliente são pontos de vista do protocolo da camada de enlace. Tem que pensar em links isolados. O AP com 30 clientes está em ponto a ponto com 30 pontos diferentes e a análise do sinal deve ser para cada enlace. Afinal, nesta tecnologia somente UM quadro do cliente para AP ou AP para cliente está sendo transmitido. Somente um link ponto a ponto está em funcionamento para cada quadro.

Esse conceito de que o AP trabalha menos com níveis de sinais iguais não tem sentido e foi isso que demonstrei no texto e cada um de nós pode provar na prática. O que muda a performance de um AP (e da rede como um todo) é o fato de alguns clientes estarem operando a 2Mbps e outros a 11Mbps. Portanto, novamente, não importa que um cliente esteja com um nível de sinal mais forte ou mais fraco, desde que este seja suficiente para operar na velocidade desejada!
    O texto que escrevi e tudo que falei e falo são baseados em várias leituras de vários posts aqui escritos (no Underlinux), pelo próprio Gilvan e pelas pessoas que fizeram o curso.

Como a idéia é de esclarecimentos, estamos aqui pra isso! A união faz a força.

Att,

4. GuileW,

Estudando um pouco o protocolo 802.11x eu notei que aumentar a performance da rede está diretamente associada a velocidade que foi estabelecida na camada de enlace (MAC). Ops, pode deixar que não deixei de pensar nas outras coisas relacionadas a isto, isto foi só relativo ao desempenho do 802.11x ok.

O quadro 802.11x possui 2.346 bytes sendo que destes 2.312 bytes (~18500 bits) é o tamanho do payload que é onde os dados vão guardados. O pacote em si chega a ter no total 18.768 bits.

De acordo com o protocolo e dependendo do rádio e distancia que estamos usando, podemos ter taxas de transmissão por volta de 5 Mbps, quando estabelecemos o enlace do cliente a antena do pop.

Tomando como base que temos uma taxa de 5 Mbps estabelecida entre um cliente e o pop, e um cliente que contratou uma banda de 1 Mbps, o 802.11x irá montar algo como 56 quadros para transmitir essa banda.

Como o quadro possui 18.768 bits os 56 quadros irão totalizar 1.051.000 bits. Se a taxa do enlace é de 5 Mbps para transmitir o 1 Mbps do cliente vamos tomar aproximadamente o tempo de 1/5 do segundo para transmitir os 56 quadros do 1 Mbps, ou seja, 200 ms.

Sendo assim e imaginando que não ocorrerão colisões na transmissão um cliente com a banda de 1 Mbps irá levar o tempo de 200 ms para transmitir um pacote e assim, estimando um tempo de processamento de 2 ms no rádio podemos ter no mesmo rádio 5 clientes de 1 Mbps pendurados simultaneamente.

Tomando estes cálculos como premissa o segredo é estabelecer para um mesmo rádio enlaces com no mínimo de 10 Mbps para os clientes e com isso a capacidade de clientes simultâneos cresce para 10 clientes.

Se utilizar o 802.11g e conseguir estabelecer enlaces de 24 ou 36 Mbps entre cliente e pop (camada física do 802.11x) o número de clientes simultâneos de 1 Mbps sobe para algo como 20 ou 30 clientes respectivamente. O tempo de transmissão do pacote de 1 Mbps no caso do enlace de 24 Mbps fica em torno de 46 ms (0,046 s).

Conclusão, quanto maior a capacidade do enlace estabelecido na camada física do 802.11x, maior o número de clientes que podem ser pendurados no mesmo rádio.

Se um determinado provedor conseguir estabelecer todos os enlaces dos clientes remotos na maior velocidade possível e igualar a todos isto melhora a performance de resposta do AP (POP) aos pedidos dos clientes.

Este “pensamento” está baseado no principio de que o rádio somente fará o encapsulamento/desencapsulamento do protocolo 802.11x e o processamento de controle de banda, nat, roteamente, etc. estará a cargo de outro circuito ou parte do circuito.

Agora falta tambem estudar matematicamente e estatisticamente a relação de clientes ligados a um determinado POP para poder estimar a capacidade de clientes apontados para o mesmo.

Resumindo: É complicado mesmo.

Abraços,

5. Citação Postado originalmente por GuileW Ver Post
    Mas vamos a questão chave do post. O que eu não concordo com você, é a afirmação de que equalizar o sinal dos clientes aumentará a performance da rede Wlan. E também, afirmar que desta maneira o AP estará enxergando os clientes como se estivessem na mesma distância. Também não concordo que com isso, a rede ficará imune de interferência.
    minha opinião eh que equalizando se tem melhor performance SIM! ( Não To puchando saco de ninguem )
    digamos que nossa repetidora tem 30 clientes no toral conectados, desses, 29 com sinal em torno de -50, ack em 30 e rates em 11 mbps
    e um unico com sinal -88, ack em 400... rates e 1 mbps, com pouca visada para piorar mais o exemplo

qq acontece??? o ponto de acesso vira uma mer...a!
    retira o cliente ruim melhora a performace melhora

entendo um POP da seguinte forma (na sei se eh a correta), trabalha da forma de um circulo, exemplo:

Cliente 01 ( Sinal Bom ) = Paconte enviado -> Resposta recebido em 4 ms -> ok -> passando para proximo cliente
    Cliente 02 ( Sinal Bom ) = Paconte enviado -> Resposta recebido em 6 ms -> ok -> passando para proximo cliente
    Cliente 03 ( Sinal Bom ) = Paconte enviado -> Resposta recebido em 3 ms -> ok -> passando para proximo cliente
    Cliente 04 ( Sinal Pessimo ) = Paconte enviado -> Resposta recebido em 1964 ms -> ok -> passando para proximo cliente ( demorar muito para receber o OK do cliente para continuar o progresso )
    Cliente 05 ( Sinal Bom ) = Paconte enviado -> Resposta recebido em 9 ms -> ok -> passando para proximo cliente
    e assim por diante, quando chega la no ultimo cliente inicia todo processo novamente! e quando passa pelo cliente 04 empaca novamente! e assim vai

Entendo nossas redes wireless dessa forma! pela tecnologia que usa
    não teria nem cabimento um cliente com ack podre, sinal ruim e todos os clientes com rates variados funcionar direito
    aqui uso rates fixo em 11mbps, ack dos clientes faço de tudo para ficar em 30 e não ativamos clientes com sinal pior de -80

ou então to fazendo tudo errado e irei ignorar tudo isso, mas sei que vai ficar pior.

então acho bem interresante ter um equilibrio em nossa rede wireless (que no meu entender é o famoso lençol)

pelo oque tenho estudado, na tecnologia N, que usa TDMA (se não me engano) os clientes são tratados separadamente! eliminando esse tipo de problema

estou errado? ou tenho sucesso somente aqui em minha rede?
    Última edição por gzanatta00; 02-02-2010 às 22:37.

Tópicos Similares

1. Lençol eletromagnético
    Por jodrix no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 23-04-2009, 22:54
  2. ADSL - Ligar no linux ou no HUB?
    Por gholtz no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 20-11-2002, 12:27
  3. GCC 3 ou 2.90
    Por Celio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 12-11-2002, 15:24
  4. FreeBSD ou OpenBSD
    Por InCoNnU no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5
    Último Post: 06-11-2002, 00:27
  5. firewall x webmail ou firewall x php?
    Por eclaudin no fórum Segurança
    Respostas: 3
    Último Post: 23-08-2002, 04:14

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L