Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá, quero montar um servidor wireless usando mikrotik, aqui no Under Linux achei muita coisa interessante, e importante que pode me ajudar. Principalmente na Wiki.

Mas ainda tenho umas perguntas.

É melhor usar uma Routerboard ou um PC com o SO da Mikrotik? Como routerboard essas são boas?
    Produtos Wireless - AP Router

O que eu vou precisar a mais a não ser a routerboard e um modem e uma antena onmini? Pois pelo que vi a routerboard fica em baixo, e parece que há um rádio que fica no topo da torre dentro da caixa hermetica, certo?!

Bom, se houver rádio, como é esse rádio, alguém pode me recomendar um bom? E como é ligado o rádio a routerboard, a cabo de rede, se posso ligar mais de uma conexão de internet em minha routerboard, ex.: colocar 2 links de 8MB pra destribuir o sinal, e o que a mais eu vou precisar.

Bom, se alguém com boa vontade puder responder minhas dúvidas OU me guiar, será muitissimo bom rs.

Agradesço desde já qualquer ajuda.

Abraços,

2. como o amigo acima falou cara, vc vai comprar a rb para fazer justamente a função de um ap, repassando as requisições do servidor, que ficara em baixo de sua rb, fazendo o controle de banda, etc...

3. Primeiramente, obrigado qnqweb e cpmsilva pela ajuda, obrigado mesmo.

Pois é qnqweb, tem muita coisa aqui no fórum, muita mesma, e aquele tutorial na wiki sobre configuração do mikrotik está BOM DE MAIS.

Agora é só pesquisar bem mais, quero começar com o mikrotik mas bem arrumado...

Bom, pelo que eu entendi das explicações, será assim: (se RB significar routerboard rs)

Ficará uma routerboard no topo da torre dentro de uma caixa hermetica, e a routerboard ligada na antena por um pigtail. (essa routerboard com o SO da mikrotik ne?)

Em baixo um servidor (PC comum?) que será o servidor. Mas qual o SO irei usar neste servidor? E quais as configurações de hardware necessárias?

E sobre a antena, você disse "ja que irá iniciar com uma omini" ... qual antena você me indicaria? Eu pretendo montar um servidor pra evitar a dor de cabeça. rs eu tenho uma rede aqui com uns clientes, mas usando um AP fraquinho, que ja me deu alguns momentos de stress. rs

E se eu quisar ligar mais de um link, como 2 links de 8MB, como seria feito? (colocaria mais uma placa de rede no servidor "PC" e ligaria o outro link nele? e todo o link subiria por um cabo ethernet até a routerboard?)

Bom, vejo que tenho que pesquisar muito.

Obrigado a todos

P.S.: E o que é este cartao que nao entendi ainda? rs
    Última edição por Bigcloud; 01-02-2010 às 10:16.

4. assim, a rb fara a função de um ap entende, o servidor embaixo ao qual me referi, vc vai instalar o mikrotik nele, os cartões são justamente o q vc colocar as antenas, quanto as antenas vc pode por duas setoriais hyperlink 90 graus de 15 dbi q já fica legal, claro q vc colocando duas setoriais vc vai precisar de dois cartões em vez de um entende? Quanto ao link vc pode colocar sim outra placa de rede no servidor e faria um pcc para a entrada de dois links.
    qualquer duvida é só perguntar.
    Abraço

5. este pode não ser o melhor modo de se usar mas é assim que eu uso e tem dado certo há mais de dois anos.

Servidor: Celeron D 2.66 - 1Gb Memoria - HD 20 Gb - 3 placas de rede (1 onboard +2 offboard)
    Sistema Operacional: BFW + SAPW (www.brazilf.com.br)
    eth0: local
    eth1: internet1
    eth2: internet2

Torre: RB600 + 4 Cartões R52H + Antena Omini 2.4 + Antena Omini 5.8 (dois cartões reservados)
    Sistema operacional> Mikrotik RouterOS 4.5

no servidor BFW eu faço o "balanceamento de carga" e o controle de usuário pelo SAPW
    na RB eu faço utenticação do cliente atraves de criptografia WPA2 e PPPoE.
    o PPPoE é um pouco mais complicado que o hotspot, mas eu escolhi o PPPoE pela segurança adicional que ele dá e pela facilidade de configurar no cliente, sendo que voce pode fazer um discador personalizado com o logotipo da sua empresa.

qualquer duvida estamos aqui para ajudar.

Leandro do Valle.'.
    Conteúdo Multimídia

Tópicos Similares

1. Respostas: 24
    Último Post: 03-07-2011, 02:54
  2. montando um servidor mikrotik com rocket m5 e xr2
    Por SalvadorDanczuk no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 27-10-2010, 22:29
  3. Respostas: 3
    Último Post: 22-06-2008, 22:48
  4. Montando um servidor de e-mail completo com Postfix