Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

fmn127
    Boa noite, Pessoal.

Estou com a seguinte problemacom meus clientes.

Tenho uma solução da MD Brasil (MKB100) com RB 433 e 03 Cartões A52, em modo Bridge e em média 30 clientes registrados, porém apenas 20 pendurados. Maioria no plano de 100k.
    São 03 painéis setoriais da EMCTEST de 15DBI.
    Não temos nenhum cliente com mais de 3KM da torre.

Depois de uns 3 meses de funcionamento, começou a dar um problemas estranhos.
    Meus clientes começam a reclamar que a navegação está lenta vejo que estão perdendo muitos pacotes, cerca de 50% deles.
    Então a solução que encontramos no momento é reiniciar a RB. Após reiniciá-la os clientes voltam a todo vapor.

1º - Todos os clientes estão com sinal abaixo de -70.
    2º - Nenhum dos cartões atinge mais de 2MB.
    3º - Não está aquecendo demais, senão não resolveria reiniciando.

Alguém tem idéia do que possa ser?
    Se precisarem de mais alguma informação me avisem.

Obrigado.

2. E bem mais complexo do que pode parecer.. Seria ideal que vc postasse as configuracoes de sua RB.. Juntamente com um print do SCAN dos seus cartoes... Pode ser varios fatores temos que ir por parte para que possamos chegar a um denominador comum.

Fico no aguardo para poder ajudar !!

fmn127
    Segue no anexo a configuração básica da RB em modo Bridge e uma parte do Scan do cartão wlan1.
    Tenho mais 3 RB 433 trabalhando com a configuração 1 ou 11 Mbps, vocês acham que seria melhor diminuir ou padronizar para 2Mbps ou 5.5Mbps, para ela que a RB não trabalhe tão forçada, ou não tem relação com com problemas de lentidão em alguns clientes?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-4.gif
Visualizações:	672
Tamanho: 	95,2 KB
ID:      	9176   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-2.jpg
Visualizações:	670
Tamanho: 	105,0 KB
ID:      	9177   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Untitled-3.jpg
Visualizações:	572
Tamanho: 	78,6 KB
ID:      	9178  
    Última edição por fmn127; 08-02-2010 às 08:29.

4. Certo.. verifiquei aqui o material que voce postou.. E creio que o seu problema seja interferencia vinda de outros AP`s.. No seu Scan a listagem foi enorme.. o que mostra que o seu AP esta recebendo inteferencia de grande quantidade de AP`s.. O problema sendo mesmo inteferencia a unica maneira de resolver e fazendo uma analise do spectro e utilizando a frequencia menos usada para cada cartao.. Vou passar aqui abaixo um passo a passo que pode te ajudar a analisar o spectro em cada um dos seus cartoes..

UTILIZAR A FERRAMENTA

SCAN ---> PARA FAZER UMA VARREDURA E SABER DE QUANTOS AP`S VOCE RECEBE INTERFERENCIA.. E POSSIVEL TB SELECIONAR A QUANTIDADE DE AP`S QUE ESTAO USANDO UM DETERMINADO CANAL.. O QUE AJUDA TAMBEM NA SELECAO DO CANAL IDEAL..
    FREQUENCY USAGE -----> PARA VERIFICAR O USO DE CADA FREQUENCIA..
    SNOOPER ----> PARA VERIFICAR A PORCENTAGEM DE TRAFEGO QUE CADA UMA DAS FREQUENCIAS TEM EM USO.

DEVEMOS LEMBRAR QUE WI-FI 2.4GHZ SO TRABALHA COM OS CANAIS 2412 ATE 2462.
    LOGO SENDO ASSIM O TRABALHO DE SELECAO DA FREQUENCIA IDEAL PODE SER BASTANTE TRABALHOSA E DESGASTANTE..

ESPERO TER AJUDADO. QUALQUER DUVIDA ESTOU A DISPOSICAO..

VALEU.
    Última edição por pppoe; 09-02-2010 às 17:39.

fmn127
    Retornando, a questão das interferencias seria praticamente impossivel mudar os canais, pq minha concorrente não se interessaria em negociar, eles usam todos os canais e interferem em sua propria rede.
    Outro dia vi um amigo falando aki no forum que sempre configura as RBs com 5.5 Mb, por ser uma velocidade menor custaria menos esforço da RB p/ atender os clientes bem, a minha estava com 11 Mb, e a medida que o numero de clientes aumentava ela esforçava muito para manter o padrao do sinal 11Mb, portanto mudei para 5.5 e alguns clientes "problema" que fui estavam com pings bem mais baixos que antes e perdas insignificantes ou nada de perda, acredito ter solucionado, como antes nao dava esse problema pois a RB estava com poucos clientes, como esta com um trafego maior agora, os 11Mb de taxa estava causando perda...( acredito )

Mas não estou muito empolgado ainda e procuro mais soluções, vou confirmar isso semana que vem, entao pergunto aos senhores: Penso em colocar um bullet como AP e fixa-lo em um painel de 90°, por se tratar de um equipamento de qualidade (Ubiquiti) e ter um processador mais veloz que de uma RB com 3 cartoes, ficaria um bullet para cada painel tendo um processador independente para cada painel, seria uma melhor alternativa do que usar RB?
    Pelo custo sem duvida, mas pergunto se alguem ja usou e os pros e contra dessa alternativa...

abraços

Foram detectados: 20 erros ortográficos e 4 erros sintáticos. Cance

Tópicos Similares

1. Navegaçao de clientes lenta com rb 433
    Por klebercv no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 17-02-2013, 11:37
  2. Respostas: 9
    Último Post: 28-03-2011, 00:36
  3. Respostas: 2
    Último Post: 05-03-2010, 20:05
  4. 100 clientes com RB 433