Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia a todos, preciso de ajuda, estou implementando o linux UBUNTU, em uma maquina que sera usada como servidor host.
    É a primeira vez que trabalho com a distribuição, so conheço a solares e windows,
    quero saber como programo cotas nessa distribuição, para hospedar mais de um site na mesma maquina. agradeço toda a ajuda que puderem me dar. obrigado.

AMD OPTERON DUE-CORE (X2); 8GB 667 ECC REG; PLACA TYAN; HD SCSI 73GB 10K NON-HOTSWAP (X4) EM RAID 10.

seniDEac
    salve,

olha .. não sei se entendi... vc quer usar cotas para armazenar sites?

1) eu acho que cota, serve para limitar o espaço que cada usuário vai ter no disco
    2) para ter um server de páginas web, uma vez o apache instalado, seria só editar o arquivo "/etc/apache2/sites-available/default" e inserir cada domínio...

fui meio vago. pq nao sei se entendi o que vc quer..

[]s Sena

3. desculpe-me se não soube me expressar bem, era exatamente essa informação que eu necessitava, obrigado e desculpe-me a falta de conhecimento do assunto. obrigado e bom carnaval

4. Boa tarde Antites. Para gerenciar um servidor web recomendo fortemente o cPanel. Ele oferece uma interface web para o cliente final, que é chamada de cPanel, e também uma interface para o administrador chamada WHM (Web Host Maneger), que você acessa por IP do servidor ou nome de hoste dentro dele, tipo blablabla.com/cpanel e/ou blablabla.com/whm. O preço dele é salgado, 60,00 a 70,00 reais por mês. Mas vale muito a pena e tem revendedor no Brasil.

Agora chega de propaganda, hehe. Mas eu comentei do cpanel porque basicamente o que ele faz é juntar a sua ideia (de aplicar cotas) com a dica do camarada seniDEc, (instalar e configurar o Apache.

Se você não quiser gastar com o cpanel, existe sistema Free e open que faz o trabalho do cpanel, só não lembro o nome, desculpe. Outra hora posso dar uma força pesquisando, se vc tiver interesse.

Mas se você quiser fazer manualmente, faça como o cpanel, junte a sua ideia com a dica do camarada seniDEc.

Primeiramente crie para seu cliente um usuário. Digamos que serei o seu cliente. Crie o usuário cordobel e aplique quota de uso do disco para ele. Então na pasta /home/cordobel crie uma pasta chamada www que irá conter os arquivos do site. (Isso é importante para poder oferecer ao cliente um espaço protegido e não acessível via web browser)

Então edite o arquivo httpd.conf do apache inserindo um virtual host algo deste tipo...
    (copiei da configuração que o cpanel aplica)

<VirtualHost IP.do.servidor:80>
    ServerName cordobel.com
    ServerAlias ..:: www.cordobel.com - Cliente UGABUGA ::..
    DocumentRoot /home/cordobel/www
    ServerAdmin webmaster@cordobel.com
    </VirtualHost>

Desta forma o site do cliente não vai encher o seu disco. =D

5. obrigado pela dica, vou me aprofundar mais, bom carnaval

Tópicos Similares

1. Gerenciamento de cotas de impressão
    Por rdsat no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 13-09-2006, 08:58
  2. Problemas em cotas de disco no Q-mail
    Por rpapa no fórum Servidores de Rede