+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Uso de rb 14

    Boa noite
    gostaria de saber se alguem ta usando e se funciona a MK- MINI PCI ROUTERBOARD 14 IA/MP4 com 4 XR2 se realmente o slote pci tem capacidade de voltagem para suportar esses 4 cartões nessa pci fico muito grato se puderem me esclarecerem

    abraço

  2. #2

    Padrão Re: Uso de rb 14

    A RB14 tem 2 reguladores de tensão (De 5V pra 3,3V), cada um com capacidade de no maximo 5W. Isso daria pra 2 cartões XR2, Talvez não se consiga estabilidade com 600mW e algo tipo 30 clientes simultaneos como teria se usasse RB11, mas se for pelo VRM, seria 99,9% igual. Talvez colocando os 4 cartões a 63mW fique usavel, não acredito que alguem testou isso.

    O XR2 (E o XR5) é bem exigente, recomenda-se fonte e placa capaz de fornecer MAIS de 5W por slot (E como tem gente no forum que não calcula isso direito, colocando fonte de 24V 0,7A em RB600 com 4 cartões desse...), alguns adaptadores pra 1 cartão também não dão conta do XR2, peguei uns vermelhos, sem marca ou modelo, nem bracket/gasket (Lata pra parafusar), que fazem o cartão ficar doido com trafego, testei baixar pra 17mW e resolveu, não vou ir aumentando gradativamente pra descobrir se é problema de consumo porque preciso de 600mW mesmo (PTP, nunca tudo isso pra torre), e tenho uns verdes, e um RB11, que dão conta do recado tranquilo (Ou no limite, a RB11 tem regulador de 5W também (Mesmo modus-operandi da RB14, mas a RB14 tem um regulador desse pra cada 2 slots), tenho uma certa desconfiança com esse mundo de potencia "na medida", pra mim se consome 4,6W o slot teria que ter capacidade pra 6W, e não apenas 5W, mas sei lá, tenho que confiar que a MK e Ubiquiti...

    A RB18 também vai mal assim, só 2 VRM de 5W cada, ambas (RB14 e 18) servem pra cartões tipo o R52.

    A opção pra aguentar mais cartões (Exceto se 2 XR2 em cada RB14 resolvam seu problema) é Vmod, colocar um vrm (Modulo regulador de tensão) a parte, alimentado via molex, pros 2 outros cartões na RB14, aí é pra quem tem expertise em eletronica.


    Até peguei MB com 6 PCI (Asus, socket 478, pra processadores willamete e northwood, 1,4 a 2,8GHz), mas acabei mudando de idéia e partindo pra um par de RB433 devido ao consumo eletrico (A diferença no custo se pagaria em 18 meses na conta de luz), já que usamos como bridge, e pelo tamanho e ventilação da caixa na torre. Uma coisa que tem que cuidar também é que placas baratas (As com chipsets Via e Sis de entrada ("Meu primeiro PC, qualquer coisa serve") dão pau pra caramba, kernel panic insoluveis (Com XR2 ou XR5, tive isso numa placa com Sis, coloquei pra testar EMP8602 e R52H e o kernel panic sumia)).

    (Quanto ao consumo, RB600 com 4 XR2, consumo na entrada duma fonte chaveada decente, digamos 48V 2A (O calculo "1A por cartão" é falacioso porque não leva em conta a tensão, vide que quem escreve isso usa '1a' ao invez de 1A, já começa o erro por aí...), enfim, o consumo na rede AC seria de uns 35W (Não, a conta não é 48.2=96W, isso é a capacidade maxima, não o consumo efetivo da RB e dos 4 cartões). Com um P4 2GHz Northwood, MB com 4 slots PCI, 4 XR2, HD de 3,5", o consumo em AC ficaria uns 55W (Estou usando 70% de rendimento nas 2 fontes, ou seja, um mínimo de qualidade é preciso, nada de fonte AT velha). Esses 20W, vezes 24h, vezes 30 dias, são uns 14KW na conta de luz, aqui fica uns R$ 0,45 por KW, dando pouco mais de R$ 6 na conta de luz... talvez R$ 8 por ter que usar ventilação melhor. Enfim, é uma diferença mas não pesa tanto, o problema a meu ver é o tamanho do trambolho, trabalho pra ventilar direito, e manutenção periódica mais complicada.
    (Digo que a ventilação é mais complexa porque MB de PC não aguenta muito ficar o tempo todo a 70ºC como RB's aguentam, tem capacitores de qualidade menor, processador, chipset e HD que aquecem muito mais, precisa entrada e saída de ar forçada em quantidade razoavel, 2 fan's de 80mm nem sempre dão conta)