Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Que a paz esteja com todos...

Instalei o java-6-sun-1.6.0.18 em debian lenny via apt-get install. A instalação decorreu bem e não tive nenhum problema nesta operação. Parabenizo debian.org pela eficiência. Mas...
    Tudo funciona -- javac ok, applets ok -- exceto o famoso comando java arquivo.java. Recebo a seguinte mensagem quando tento executar a também famosa HelloWorld.java:

java: error while loading shared libraries: libjli.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Obs. O arquivo libjli.so existe mas não é encontrado. Seria o caso de criar um link simbĺico apontando para ele? Mas... Já fiz isto numa instalação anterior e o mesmo erro continua aparecendo. Poderia ser variáveis de ambiente mal setadas? Também já tentei, já fiz de tudo no /etc/profile e não obtive sucesso. Ou será que não estou entendendo corretamente a mensagem de erro? Estou com o java estropiado na minha máquina. Só a jre funciona. Alguém já passou por semelhantes trabalhos?
    Preciso de ajuda com esse problema.
    Última edição por dofarias; 29-03-2010 às 08:19.

2. Conforme postado anteriormente, após instalar java-6-sun-1.6.0.18 (agora atualizado para java-6-sun-1.6.0.19) em debian lenny via apt-get install tive problemas com o comando java. Toda vez que chamava java obtinha na saída o seguinte erro: java: error while loading shared libraries: libjli.so: cannot open shared object file: No such file or directory... Embora tivesse jre e javac rodando a saída era sempre a mesma quando se tratava de rodar aplicações. Iniciei então uma série de pesquisas visando resolver o problema. Observei que tal erro é largamente encontrado e que as mais variadas e desencontradas opiniões são apresentadas mas, infelizmente, no meu caso nenhuma delas resolveu o problema. Parti então para a observação pura e simples e conseguim resolver a questão.
    Observação --1 Tenho jre funcionando, pois consigo visualizar applets;
    Observação --2 Tenho javac funcionando, pois compilo;
    Observação --3 Por que java não funciona se os demais funcionam?

Concentrei então os meu esforços sobre javac, pois achava que ele seria a solução do meu problema;

Ações:
    Abra um terminal:
    sigma459@olabor:~$ whereis java
    java: /usr/bin/java /etc/java /usr/share/java

Deixei /etc/java /usr/share/java de lado e parti para /usr/bin. Claro que se não tivesse resolvido o problerma verificaria também em /etc/java /usr/share/java
    cd /usr/bin
    Abri o navegador de arquivos e fui para /usr/ bin
    em /usr/bin encontrei um link simbólico chamado javac que apontava para /usr/lib/jvm/java-6-sun/bin/javac (no meu caso, é importante observar)
    encontrei também um executável chamado java
    Pensei...
    E se eu remover esse executável e no seu lugar criar um link simbólico chamado java apontando para o mesmo diretório que o link simbĺico javac aponta? Afinal, pensei, se o javac funciona deve ser por aí o 'x' da questão...
    /usr/bin rm java
    /usr/bin ln -s /usr/lib/jvm/java-6-sun/bin/java
    Foi criado o link simbólico /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java (não sei porque /jre aparece mas foi assim que a coisa se deu --veja em propriedades)

O resultado:
    sigma459@olabor:~$ java -version
    java version "1.6.0_19"
    Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_19-b04)
    Java HotSpot(TM) Server VM (build 16.2-b04, mixed mode)

Espero que possa ajudar alguém com o mesmo problema...
    Ps. Não esqueça de adaptar os passos acima ao seu caso.
    Última edição por dofarias; 05-04-2011 às 19:19.

3. Olá sou novo na SO linux, instalei o netgrok e é um aplicativo que necessita do Java, tenho ele instalado via apt-get porém da erro qnd tento usa-lo. Vc poderia me ajudar?

4. Ola, Macqueen;
    Se o erro for:
    java: error while loading shared libraries: libjli.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Tente o seguinte:
    Abra um terminal como root...
    1 - Vá para o diretório /usr/bin...
    # cd /usr/bin
    2 - Remova java... (se você não removê-lo receberá a mensagem de que o arquivo já existe e o link não será criado)
    # rm java
    3 - Crie o seguinte link simbólico...
    # ln -s /usr/lib/jvm/java-6-sun/bin/java java (adapte ao seu caso)
    4 - Faça o teste...
    O resultado:
    sigma459@olabor:~$ java -version (o seu terminal, claro)
    java version "1.6.0_19"
    Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_19-b04)
    Java HotSpot(TM) Server VM (build 16.2-b04, mixed mode)

Em resumo, foi assim que eu resolvi o problema...

Uma dica: acompanhe os movimentos do terminal com o navegador de arquivos aberto - eu costumo colocá-lo do lado direito da tela. Assim você vê o que acontece dentro do diretório...

Qualquer coisa poste aí que estou às ordens do amigo. E nunca desista!
    Um abraço
    Última edição por dofarias; 06-04-2011 às 13:37.

5. Só corrigindo, não instalei o netgrok via apt-get, até pq não existe ainda nos repositorios da debian esse aplicativo. Instalei via pacote .tar. Mas qnd digito no terminal: java -jar netgrok20080928.jar, aparece uns erros de java. vou postar aki os erros pra vc analisar melhor ok?
    Última edição por Macqueen; 05-04-2011 às 21:26.

Tópicos Similares

1. aplicação java não roda
    Por regissteigleder no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 03-09-2009, 06:44
  2. java .class não roda na slackware 10
    Por rpapa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 11-05-2005, 07:39
  3. Java Não Consigo??
    Por DIVORAK no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1