+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, montei um link usando bonding seguindo o que foi sugerido no vídeo do Alexandre Correa, nos testes funcionou aparentemente bem.
    Fiquei na dúvida sobre a necessidade de utilizar wds e tuneis eoip para montar o bonding.
    Tentei primeiro fazer sem wds e não ficou legal...comportamento bastante estranho.
    Tentei fazer sem os tuneis eoip e também não ficou legal.
    Tentei fazer o bonding simplesmente adicionando as interfaces wlanX e também não funcionou conforme o esperado, em fim, o único cenário que funcionou foi o sugerido pelo Alexandre, com wds + tuneis eoip.

Meu cenário é o seguinte:
    Link Operadora ---> MKT com 2 wlan's <--------------> MKT com 2 wlan's ---> Provedor.
    Utilizei uma rb600 com 2 cartões xr5 de cada lado, visando load balance e failover.

Minha pergunta é, porque não posso adicionar simplesmente as interface's wlan no bonding, sempre vou precisar de tuneis e do wds?

Certo da atenção de todos, aguardo retorno.

t+

2. A resposta abaixo responde sua pergunta... (RTFM).

Citação Postado originalmente por Wiki Mikrotik
    Bonding could be used only on OSI layer 2 (Ethernet level) connections. Thus we need to create EoIP interfaces on each of the wireless links.

3. Obrigado.
    Eu lí o manual, mas o que não estava claro pra mim era o conceito do 802.11, pois ele na verdade não é L2 apenas ou L1 apenas e eu pensei que era.
    Conforme alguns documentos que encontrei na net a coisa ficou mais clara, gostei desse aqui.
    The OSI reference model

Novamente, muito obrigado.
    t+

4. Também fiz os passos do video do Alexandre e a principio funcionou bem, notei apenas o seguinte problema: quando esta usando apenas um link ele chega a uma capacidade de 30M total, quando ativo o bonding ele passa apenas 20M no total dos dois links, 10M em cada. alguém tem idéia do que pode ser?

Tópicos Similares

1. Configurando Bonding em interfaces Wireless
    Por alexandrecorrea no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 13-02-2009, 01:58
  2. Somente liberar alguns clientes na interface wireless
    Por laerciok no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 18-12-2006, 01:34
  3. Micro AP Problemas Interface WIRELESS
    Por fabianojean no fórum Redes
    Respostas: 1