Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         shape sendo esto&#1.jpg
Visualizações:	295
Tamanho: 	135,0 KB
ID:      	10176Clique na imagem para uma versão maior

Visualizações:	192
Tamanho: 	116,3 KB
ID:      	10177Clique na imagem para uma versão maior

Visualizações:	193
Tamanho: 	97,6 KB
ID:      	10178Olá Pessoal do fórum, de 10 dias para cá estou me deparando com um problema estranho e ao mesmo tempo difícil de controlar que é o seguinte :

Em alguns clientes da rede uso a seguinte estrutura :

Bullet ou nano-station no cliente e para enviar o sinal para os mesmos uso rb de diversãs versões, tanto pode ser RB 600 ou RB 433 e assim por diante, quase todas com o firmware atualizado nenhuma com o firmware abaixo da versão 3.2, nestas mesmas RB possuo o ppoe-server configurado e todos os clientes se conectam via ppoe e na mesma RB é feito o controle de banda do cliente . Trabalho com velocidades de 1 Mb até 7 Mb residencial .

Contratei um backbone com link X para vazão aos meus clientes, só que ultimamente tenho observado constatemente alguns clientes que estão conseguindo ( não sei como ) ultrapassar o controle de banda que é destinado ao mesmo e por várias horas se não for derrubada a conexão o cliente fica com ... Ex. se o mesmo contratou o link de 2 megas fica com 20 megas e as vezes a até mais dependendo do throughput entre os MK para chegar até o mesmo .

Outro fato curioso que percebi é que alguns clientes só geram tráfego de TX em direção a RB mais próxima acabando com o throughput de tx até o mesmo, mas não gera tráfego além da RB mais próxima.
    Outros clientes geram tráfego até o backbone, fazendo com que o mesmo seja totalmente consumido . Já fui em alguns cilentes tentar verificar na máquina do mesmo e ver se não era algum tipo de P2P novo, ou gerenciador de download que está conseguindo furar o shape do MK, em alguns clientes vi que no seu desktop, possuia uma grande quantidade de vírus em outros não vi vírus algum e nada que despertasse atencão . No controle de banda eu trabalho com Burst, mas o mesmo está configurado para 10 segundos, os clientes que conseguem furar o controle se deixar passam horas e horas usando todo o link do throughput até eles .

Tenho esta mesma estrutura, funcionando a mais de 3 anos sem problemas algum, este tipo de problema está acontecendo de 10 dias para cá .

Alguem aqui do fórum já se deparou com este tipo de problema, algum expert que seja bom conhecedor de controle de banda poderia me ajudar ?

Fico no aguardo de vcs, desde já grato .Anexo 10169Anexo 10171
    Última edição por FEenuX; 29-03-2010 às 18:33.

2. os log's do sitema vai te ajudar muito a resvolver ,mais mesmo assim de uma olha da suas regars de direciomaneto , nat etc ,

3. vc tem cache full? se sim, ja experimentou desativa-lo?
    o burst esta ativado para 10s... mas qual o valor do burst limit?

como ta configurado sua estrutura perante os clientes? os radios dos clientes estao como bridge(wds) ou estao em rede separada (cliente isp)?

4. Oi pessoal, não uso cache full, nem direcionamento nem NAT, uso ppoe server configurado, só faço um roteamento do roteador de borda até oks mks que tem configurado com o pool de ips válidos que o cliente ao se conectar adquire um ip real .

Realmente é um problema incomum que não estou conseguindo visualizar uma solução .

5. so uma pergunta, vc tem controle de p2p ai?
    se nao tem, tenta fazer o controle de p2p, pode ser q resolva...

outro teste que eu faria seria ir no cliente e colocar controle de banda na interface do radio dele...
    talves, o controle de banda na interface consiga controlar a banda que o mk nao esta conseguindo.

Tópicos Similares

1. Respostas: 9
    Último Post: 03-02-2008, 13:09
  2. Controle de Banda!
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 03-09-2003, 14:08
  3. Controle de banda numa LAN
    Por RafaelMonteiro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 01-09-2003, 17:18
  4. Controle de Banda CBQ