Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola caros amigos do under!
    Crio este tópico para pedir a opinião dos amigos a respeito de um tema.

Hoje, tenho várias torres, todas usando RB + XR2...
    Meu sinal funciona perfeitamente (raros casos de interferencias..)

Uma coisa que todo mundo aqui no forum faz questão de deixar bem claro é:
    CLIENTE COM SINAL ACIMA DE -70 É MUITO RUIM PARA TODOS..

Até ai eu entendi, mas minha dúvida é a seguinte, se eu deixo meu xr2 em defaul (28Db), tenho clientes que ficam com sinal -30, se eu deixo 17Db (o que eu uso aqui) esse mesmo cliente fica com sinal -55, e se eu uso com 12 Db (to fazendo alguns testes) o cliente fica com -65..

Agora vem as perguntas:

1 - O que é melhor, uma antena transmitindo a 12Db com cliente recebendo a -70 ou uma torre transmitindo a 20Db com um cliente recebendo a -60??

2 - O ganho do sinal do cliente não é proporcional a perda que a alta potência faz?

3 - Quando menor a taxa de transmissão, não vai ser menor o processamento, logo não vai aceitar mais user simultaneos?

4 - Quanto menor a taxa de transmissão do radio, maior a banda?

2. bem se fosse no caso um ptp concordaria em potencia + alta se nao ouver muita ocilação , mas no caso de atender varios clientes achu que a de menos potencia usar melhor alem de menos perda creio que voce que tem varias torres nao vai ter problema , creio que seja isso ( minha opniao ) .. rs

Mas suas perguntas foram bem elaboradas elas mostram 2 lado de 1 moeda, e se fosse por min eu ficaria na ideia de 12 db pois a perda seria menos , o que não seria legal é voce ter que colocar potencia maxima nos seus clientes.

3. Na minha opinião e até por experiência, antenas de qualidade e com o maior ganho possível, o mínimo de potência, você vai ter um sinal de qualidade com pouco ruído. Potência menor principalmente nos clientes aliás nos clientes o mínimo possível pois são eles que geram a maior interferência no pop e antenas de bom ganho. O que eu tenho notado nessas cpe´s que agente vê aí no mercado, ela bate de 10 a 0 na praticidade, estética etc. Más dificilmente você vai ter qualidade porque você não tem antena, geralmente a antena é de 14dbi, abertura muito grande, muita interferência, te obrigando as vezes a aumentar a potência aí já viu.

4. Muito interessante as questões dos colegas!

Outra coisa que todo mundo esquece, é que o sinal é feito também pela sensibilidade!

Logo não adianta gritar alto se o radio do cliente é surdo.
    Esses radinho realtek tem muito pouca sensibilidade, o que força as pessoas a aumentar a potencia. Por isso so uso atheros aqui.

Fico me questionando.. de que adianta ter sinal -40 em todos os clientes, e usar 600mw na torre e 400mw no cliente?

Isso quebra a teoria de que precisa obrigatoriamente ter sinal OTIMO..
    Pois acredito que o radio venha a trabalhar muito melhor a -70 com minima potencia em ambos os lados!

5. Muito bacana o tópico! Vai dar bastante discusão e isso é muito bom!
    Entendi tudo que o amigo perguntou, mas na minha opinião, analizando isso tudo, vamos chegar a velha máxima da Engenharia: "DEPENDE!" Ou seja, depende muito de cada situação, da banda que se precisa passar até o cliente, da distância dele até o ponto, qualidade dos equipamentos, sensibilidade (como foi dito), e outra coisa mais... Mas de um modo geral, concordo plenamente com o Tiago, a preferência é sempre por antenas de ganho maior e potência menor no rádio, isso tende a gerar sinal de melhor qualidade. Uma coisa que tem de ser sempre observada é a sensibilidade, como o Tiago disse, -70 funciona muito bem, mas ele usa rádios Atheros, num Realtek será que tmb funciona tão bem assim? Pela minha experiência funciona, mas não perfeito, pode ocorrer oscilação em dia de chuva por exemplo (a margem para fatores como este é sempre importante). Então aqui costumo usar sempre por volta de -65 nos Realtek, já é meio apertado, mas nunca tive problemas.
    Sobre as CPEs que se tem hoje, concordo em tudo com o izaufernandes, sempre pensei isso, sempre resisti para comprar algo assim por isso, e há algum dias quando me vi na oportunidade de comprar 2 Nanos pude confirmar isso... Praticidade, estética e tudo mais é ótimo, mas na parte técnica para nosso tipo de aplicação não é o ideal nem de longe!

Tópicos Similares

1. Divisor de Potencia 2.4Ghz e 5.8Ghz
    Por patrickcanton no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 01-02-2006, 11:51
  2. Respostas: 7
    Último Post: 21-06-2005, 10:17
  3. Questão de vida ou morte
    Por Still no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 07-03-2005, 08:50
  4. Grande questao de procmail !!