Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. A mais ou menos 2 anos venho pesquisando e me informando sobre produtos, mercado, soluções, etc e agora aguardo apenas o anuncio de como será (e se será) feito o plano nacional de banda larga que em minha humilde opinião será uma explosão de concorrência e acesso no Brasil. Partindo dessa premissa eu e alguns amigos estamos querendo começar alguns testes entre nós mesmos para depois, entrar arrebentando. Moramos em uma região em que o serviço prestado é um lixo e a concorrência é baixíssima. Porém, se igualar aos que já existem está fora de cogitação. Os preços de banda por aqui são altíssimos e como disse, o serviço deixa muiiiito a desejar.

Partindo daí e da nossa própria necessidade de banda, qualidade (e de muiita gente que conhecemos em nosso circulo) decidimos desde então abrir um provedor. Porém, estamos esbarrando em uma questão importante e que dificilmente alguém nos ajuda.

Qual equipamento usar.

Queremos montar um negócio que cresça junto com a gente sem que amanhã ou depois tenhamos que fazer um mega investimento, trocar todo mundo ou trabalhar com várias infras, soluções e marcas diferentes. Queremos e precisamos de um negocio centralizado. Já lemos muito sobre SkyPilot, Motorola Canopy, Ubiquiti, C3... e assim vai....

Temos 2 locais para respectivamente 1 torre em cada que são muito bem posicionados na cidade. São pontos altos com grande concentração de usuários tanto empresariais quanto residenciais e para nossa sorte, sem o alcance da banda larga (speedy). Gostaríamos também de oferecer planos desde os mais básicos (350k) até 1/2mb’s.

O que precisamos é de qualidade, controle, gerenciamento, confiança no produto e que possamos crescer a rede cada vez mais tanto em termos de banda quanto em termos de usuário. O que e qual equipamentos são necessários para que possamos montar um mini provedor entre nós mesmos simulando controle de usuários, banda, antenas e etc? Como se eu fosse começar hoje e apenas expandir os clientes amanha?

Mimo, WiMax, Mesh......?

O que vocês poderiam me indicar e se poderiam?

Grande abraço a todos!
    Última edição por Zucchi; 11-04-2010 às 11:57.

2. Sou Engenheiro em Telecomunicações, ja montei provedores do zero, solucionei problemas de provedores mal orientados etc..., Administro remotamente 2 provedores de Internet. Sou suporte técnico para duas grandes indústrias no Brasil. Terminando minhas qualificações, vamos à sua resposta.

Para não se encomodar tudo começa com a escolha de um bom servidor de Autenticação, controle, Cadastro e Cobrança. Neste segmento indico com 100% de Segurança o MyAuth versão 3. É claro instalado em uma máquina de boa qualidade com componentes escolhidos a dedo.

Nas suas torres de Acesso para clientes recomendo uma solução escalonável, é o mais novo sistema da UBIQUITI na versão MIMO. Seriam as antenas painél setorial associadoas as Rocket M5. As quais garantem uma conexão de longo alcance e extremamente robusta.

Para que seus clientes se Interliguem às suas torres de AccessPoint vc pode usar Nano5, Nano Loco 5, ou ainda uma opção de menor custo mas nem por isso menos eficiente, aliás muito pelo contrário as KOZUMI AFO5, tal escolha depende tb da distância dos seus clientes estão das Torres.

Espero poder ter esclarecido muitas das suas dúvidas e quem sabe de outros usuários.
    Todos os sistemas que indiquei ja foram usados e testados por mim em diversas condições.
    Em fim posso garantir que se começar bem terá excelente resultado!

Grande Abraço, e a sua disposição por aqui ou pelos meus MSN ou SKYPE !

3. Bom dia amigo, pelo que voce quer oferecer (velocidades) antes de comprar qualquer equipamento, verifique a disponibilidade de link dedicado em sua região, e tambem a licença SCM ou uma parceria com uma empresa seria, faça uma prospecção (pesquisa) na cidade de oferta X demanda X custos, se depois de tudo isto tiver certeza que vale à pena....existe muitas soluções excelentes em equipamentos tanto em 2,4ghz com em 5,8ghz...

Para te indicar equipamentos , primeiro informe a velocidade do seu link, se vai fazer ponto à ponto em regiões diferentes da cidade, quantos clientes pretende atender em cada POP, qual frequencia pretende trabalhar, etc...aí sim podemos te indicar os equipamentos corretos para não desperdiçar o seu dinheiro...

4. Cara sou um fã do MK, tenho em todas as minha repedidoras como cliente e AP, minha rede é toda interligada com MK e não tenho problemas com ela, todo o controle da rede pode ser feito por ele, na ponta do cliente para mim, indifere o equipamento pois ele apenas faz a comunicação wireless, todo o controle de banda, mac, p2p, connlimit, e outros são feitos pelo MK.

5. Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Sou Engenheiro em Telecomunicações, ja montei provedores do zero, solucionei problemas de provedores mal orientados etc..., Administro remotamente 2 provedores de Internet. Sou suporte técnico para duas grandes indústrias no Brasil. Terminando minhas qualificações, vamos à sua resposta.

Para não se encomodar tudo começa com a escolha de um bom servidor de Autenticação, controle, Cadastro e Cobrança. Neste segmento indico com 100% de Segurança o MyAuth versão 3. É claro instalado em uma máquina de boa qualidade com componentes escolhidos a dedo.

Nas suas torres de Acesso para clientes recomendo uma solução escalonável, é o mais novo sistema da UBIQUITI na versão MIMO. Seriam as antenas painél setorial associadoas as Rocket M5. As quais garantem uma conexão de longo alcance e extremamente robusta.

Para que seus clientes se Interliguem às suas torres de AccessPoint vc pode usar Nano5, Nano Loco 5, ou ainda uma opção de menor custo mas nem por isso menos eficiente, aliás muito pelo contrário as KOZUMI AFO5, tal escolha depende tb da distância dos seus clientes estão das Torres.

Espero poder ter esclarecido muitas das suas dúvidas e quem sabe de outros usuários.
    Todos os sistemas que indiquei ja foram usados e testados por mim em diversas condições.
    Em fim posso garantir que se começar bem terá excelente resultado!

Grande Abraço, e a sua disposição por aqui ou pelos meus MSN ou SKYPE !
    Como diria Jack, primeiramente vamos por partes... rs

Primeiramente muito obrigado por sua ajuda e a ajuda de TODOS aqui. Quando você fala de longa distância é quanto? Depois vem a parte 2...rs

Citação Postado originalmente por Alanonline Ver Post
    Bom dia amigo, pelo que voce quer oferecer (velocidades) antes de comprar qualquer equipamento, verifique a disponibilidade de link dedicado em sua região, e tambem a licença SCM ou uma parceria com uma empresa seria, faça uma prospecção (pesquisa) na cidade de oferta X demanda X custos, se depois de tudo isto tiver certeza que vale à pena....existe muitas soluções excelentes em equipamentos tanto em 2,4ghz com em 5,8ghz...

Para te indicar equipamentos , primeiro informe a velocidade do seu link, se vai fazer ponto à ponto em regiões diferentes da cidade, quantos clientes pretende atender em cada POP, qual frequencia pretende trabalhar, etc...aí sim podemos te indicar os equipamentos corretos para não desperdiçar o seu dinheiro...
    Vamos lá. Quanto a links, tenho uma vantagem muito boa. Aqui é atendido pela Telefonica a qual fui gerente vários anos. Tenho facilidade de negociação, contratação, e principalmente instalação e reparo. Isso é um diferencial muito bom... conheço as manhas e tudo mais. Ainda não decidimos com o quanto começar. Vai ser algo em torno de 1 a 2 MB's full... quando passar para 4 vou passar pra fibra já... por enquanto vou ter um "backup" com Speedy mesmo... mas... se der certo do jeito que estamos projetando e se tudo se cumprir/realizar, vamos subir esse link rapidinho.. por enquanto é só uma "brincadeira grande" entre nós mesmos.

Quanto a licença SCM vai ser parceria.

Eu preferia trabalhar em 5.8. No caso só teriamos um ponto-a-ponto e deles os ponto-multiponto. 5.8 é mais "imune" a interferencias por ser mais caro. Aqui ninguem visa qualidade... só cash. Queria um tipo de controle que depois eu pudesse integrar a Wifi mesmo. Distribuir em praça, cidade a fora patrocinado ou pago mesmo via cartõzinho estilo Hotel por exemplo. Por isso queria que fosse tudo escalonado. Mas essa é a parte 2...

As areas que nós "temos" são de grande densidade. Então queria o maior numero possivel de usuários sempre né? rs. É o sonho de todo mundo . Aqui na cidade, temos visada para tudo quanto é lado. Principalmente onde estamos. Logo queria também um equipamento que pudesse chegar o mais "longe" possivel sem perder qualidade claro. Mas ai tem a questão de quem está mais perto e quem está mais longe não é? Como dimensionar isso?

Esqueci algo? Obrigado!

Citação Postado originalmente por Infotec Ver Post
    Cara sou um fã do MK, tenho em todas as minha repedidoras como cliente e AP, minha rede é toda interligada com MK e não tenho problemas com ela, todo o controle da rede pode ser feito por ele, na ponta do cliente para mim, indifere o equipamento pois ele apenas faz a comunicação wireless, todo o controle de banda, mac, p2p, connlimit, e outros são feitos pelo MK.
    MK é só o controle mesmo correto?

Tópicos Similares

1. Firewall/Proxy - Qual equipamento?
    Por Ricardojp no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 11-11-2005, 16:00
  2. Respostas: 12
    Último Post: 20-10-2005, 08:46
  3. AP2000....Qual equipamento para repetir sinal?
    Por AndreLinux no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 21-08-2005, 23:21
  4. Qual equipamento deve utilizar !?
    Por fbalves no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-11-2004, 17:02
  5. Qual equipamento usar?
    Por WebMic no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 06-05-2004, 19:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L