Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal.
    Estou com um projeto de um pequeno provedor que irá iniciar suas atividades e eles possuem 6 links de 8Mb cada, iremos fazer loadbalance dinamico. Mas um dos investidores esta achando a compra do material muito elevada, isto por que um colega dele afirmou que usa um Pentium 4 3.2 com 1024 de memoria e hd 120 e so teve gasto de torre e atenas e radio.
    Em quanto que o projeto inclui os seguintes itens

Mikrotik RouterBOARD _ RB493 R$371,39 (1)
    Mikrotik RouterBOARD _ RB433 UAH R$478,68 (3)
    Adaptador MiniPCI 2.4 GHz / 5.8 Ghz Mikrotik _ R52HN R$141,70 (7)

Antena Ominidirecional 2.4GHz 15dBi Aquario _ MM-2415-O R$201,14 (2)
    Antena Painel Setorial 5.8GHz 17dBi OIW _ 5817P090V (90°) R$360,00 (1)
    Antena Parábola Disco 5.8GHz Direcional 24dBi OIW _ 5824D R$454,48 (4)

Já vi varios prvedores rodando MKoS e alguns donos falam muito bem, e outros falam que é ruin, já coloquei MK Os junto com o BrazilFW e funciona muito bem, a duvida seria.

Afinal qual que é melhor? FAVOR INFORMAR LINKS RELACIONADOS.

Outra duvida,
    O Cartão Mini-PCI XR5 5,8Ghz Ubiquiti 600mw, é melhor que 5.8 Ghz Mikrotik _ R52HN, e quantos clientes cada um destes cartões conseguem rodar simultaniamente simultaneamente?

"O conhecimento é o processo de acumular dados; a sabedoria reside na sua simplificação." (Martin H. Fischer)

Última edição por biohazzard; 13-04-2010 às 08:02.

2. E ai meu velho.. sua pergunta ficou estranha.. vamos ver se entendi..

Você quer saber se é melhor rodar o mikrotik em um pc do que em uma routerboard..

Cara, isso é questão de gosto.. o pc tem muito mais processamento, mas tem por exemplo a limitação de potência do barramento pci, além de uma manutenção MUIIIITO mais complexa que as routerboard.

Vai achar várias pessoas aqui que usam pc-ap, e que estão apaixonados, mas pra mim não serve, acho que mikrotik em computador somente como GATEWAY, depois que comprei as RB nunca mais tive que subir torre pra reiniciar / destrancar NADA!

Em relações aos cartões, eu uso aqui o XR5 e o XR2.. ambos são muito bons.. dizem que são os melhores em suas frequencias por uma série de vantagens, como um isolamento maior de ruido por exemplo.

Se cabe uma dica, vai iniciar o provedor, use paineis setoriais.. antena omni joga pra tudo que é lado, e pega interferencia e ruido de tudo que é lado.. logo, não vejo vantagem (senão o preço) de usar isso..

De nada adianta uma solução profissional de equipamentos ativos e uma solução amadora de passivos..

Sucesso ai.. abraço

3. Oi amigo, a sua resposta é muito boa, o pessoal que irá entrar neste ramo tem conhecimento em computação, pois as 3 pessoas fazem curso superior de computação, "
    De nada adianta uma solução profissional de equipamentos ativos e uma solução amadora de passivos." mas quanto mais aprendermos com o erro dos outros menos iremos errar, FUNDAMENTADO nesta primicia errar menos, teremos uma boa inicialização no mundo dos Provedores, TEMOS conhecimento de programação, e windows, e linux servidor. Mas mundo de provedores ainda é uma poeira cosmica de desejos e vontades.
    Agradeço toda ajuda.

estou olhando na loja Microwave - Wireless Communicatons<

Teria como voce mim passar a sua regra de configuração, equipamentos, lojas, links e apostilas.

4. E ai amigo..
    Cara.. não exite uma receita de bolo, cada cenario é um cenario..

Acho que o primeiro passo sobre equipamentos é você ver quanto quer gastar..

Por exemplo, se pode colocar um ap + omni de 150,00 ou entao uma solução motorola (que eu não conheço mas tem muita fama) por 5.000 ou mais...

Conforme seu investimento você pode estipular a tecnologia...

Se você esta afim de fazer uma coisa diferente... de inicio fuja do 2.4..

Se puder invista em MIMO.. a UBIQUITI tem muito material bacana..

Procura nos posts iniciados por mim, tem um post que eu abri sobre um ponto que estou planejando.. com ROCKET M5 + UBIQUITI AIRMAX e nanostationM5 nos clientes...

Sucesso pra você.. e não se preocupe... se hoje não tem conhecimento amanha terás.. ele vem com o estudo e a experiencia... todos nos estamos aqui para isso.. aprender... e todo dia graças a Deus aprendo muito aqui!

Abraços

Tiago

5. É de pessoas assim como você que o forum esta precissando.

Já ouvi falar da solução motorola, mas não conheço.
    com relação as ""ROCKET M5 + UBIQUITI AIRMAX e nanostationM5 nos clientes..."" não ficaria caro demais para um usuario que ira ter acesso de 300 ou 500Kbps, uma nanostationM5 custa aqui em minas algo em torno de 400 reais. So mais uma duvida gerada aqui aqui, se for usar uma nanostationM5 terei que coloca-la no ponto emissor ---> e uma no ponto <----receptor, antenas 5,8 não serveriam não? e por qual o motivo.
    Vou entrar aqui em seu post.

conhecimento não consiste em te-lo, mas sim disseminá-lo

Tópicos Similares

1. Respostas: 2
    Último Post: 27-12-2016, 20:59
  2. Qual o topologia do Myauth ou Mk-auth ?
    Por RanieldePaivaSilva no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 08-04-2016, 08:02
  3. Qual é melhor usar (ntpd ou ntpdate)?
    Por andunno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 01-06-2006, 10:05
  4. Respostas: 4
    Último Post: 18-08-2004, 11:10
  5. Qual a melhor solução ? MySQL ou PstgreeSQL ?
    Por Germano_Silva no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 14-06-2004, 11:55

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L