Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola a todos, estou a montar um provedor de internet para mais ou menos 500 clientes, irei utilizar 2 links ADSL de 8 mb e estou com algumas duvidas e gostaria humildemente de algumas sugestoes.

1)Torre de 30 metros
    Equipamentos:

ROUTERBOARD RB433AH C/ MIKROTIK ON-BOARD x 2 Unidades
    PAINEL SETORIAL ANTENA 12 DBI X 120º 2,4 x 3 Unidades
    CARTÃO MINI-PCI A/B/G EMP-8602 PLUS-S 630MW x 3 Unidades
    Routerboard Rb411 C/ Mikrotik On-board x 1 Unidade
    Antena Omni 15 Dbi Ideal x 2 Unidade

A minha ideia seria disponibilizar internet via radio em um raio de 4 kilometros para clientes, e utlizar a mesma estrutura fisica para poder formar uma rede ponto a ponto entre 5 escritorios dentro de raio acessando um banco de dados em um servidor em um sexto escritorio distante 2 kilometros da torre, lembrando que os clientes de internet WII nao tem nada haver com os escritorios que quero interligar, a minha ideia seria:

Utilizar um Router RB433 na torre + RB 411 + Antenas Setoriais + Cartaoes + Antena Ideal, na estrutura do servidor a 2 kilometros fazer um link direto utilizando + 1 RB433 + Antena Ideal juntamente com os dois links ADSL de 8mb.

Nos escritorios utilizar um ap cliente + antena aquario para fazer o link com o servidor de banco de dados, jogando isso no HUB, os clientes de servicos de internet utilizar antena + USB Wii ou Placa Wii internet.

Sera que e por ai mesmo, a ideia funcionaria, lembrando que mais para frente gostaria de dosponibilizar internet para um distrito a 15 km de distancia.

Desde ja agradeco as informacoes.

2. Olha Amigo eu não recomendo essa estrutura para atender 500 clientes, vc teria que montar varias celulas para nao sobrecarregar sua rede, sem falar que 8 megas adsl e fiasco, se vc pretende começar e tem que fazer um projeto bom do começo, primeiramente, fazer a marcação dos pontos das celulas, e quantia de clientes que vai nessa torre, segundo planejar calmamente o que ira oferecer a seus clientes, planos de velocidade, serviços como voip e etc, ver o grau de interferencia que a nessa area, se e compessartorio montar em 2.4, ou ja montar e 5.8 para redistribuição para fugir da interferencia, analizar a questao de servidores, tais como servidor de Controle de clientes como, Mikrotik, servidores de cache como thunder para arquivos gerais, thunder orkut, servidor cache dns e por fim talves um servidor para proxy squid tudo em maquinas separadas.
    Para vc não ter problemas que muitos provedores quando começa tem contratar mão de obra qualificada para prestar esse serviço para vc.

3. Citação Postado originalmente por fronteirams Ver Post
    Olha Amigo eu não recomendo essa estrutura para atender 500 clientes, vc teria que montar varias celulas para nao sobrecarregar sua rede, sem falar que 8 megas adsl e fiasco, se vc pretende começar e tem que fazer um projeto bom do começo, primeiramente, fazer a marcação dos pontos das celulas, e quantia de clientes que vai nessa torre, segundo planejar calmamente o que ira oferecer a seus clientes, planos de velocidade, serviços como voip e etc, ver o grau de interferencia que a nessa area, se e compessartorio montar em 2.4, ou ja montar e 5.8 para redistribuição para fugir da interferencia, analizar a questao de servidores, tais como servidor de Controle de clientes como, Mikrotik, servidores de cache como thunder para arquivos gerais, thunder orkut, servidor cache dns e por fim talves um servidor para proxy squid tudo em maquinas separadas.
    Para vc não ter problemas que muitos provedores quando começa tem contratar mão de obra qualificada para prestar esse serviço para vc.
    Mas inicialmente nao daria para comercar!?
    Quantos clientes poderia pendurar nessa torre!?
    A solucao em si e viavel, levando em conta o rede ponto a ponto e a distribuicao de internet Wii em um raio de 4 km!?.

Desculpe a noobice mas preciso ter uma ideia.

Abracos.

4. Citação Postado originalmente por KrOcOp Ver Post
    Mas inicialmente nao daria para comercar!?
    Quantos clientes poderia pendurar nessa torre!?
    A solucao em si e viavel, levando em conta o rede ponto a ponto e a distribuicao de internet Wii em um raio de 4 km!?.

Desculpe a noobice mas preciso ter uma ideia.

Abracos.
    Respondido por e-mail amigo.
    abraço.

5. Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Respondido por e-mail amigo.
    abraço.
    Muito Obrigado pela a atencao Leandro, irei colocar a estrutura conforme as suas orientações e logo logo posto o resultado.

Abracos.

Tópicos Similares

1. AJUDA para montar um provedor ponto a ponto
    Por edu2016 no fórum Intelbras
    Respostas: 3
    Último Post: 15-03-2016, 23:29
  2. URGENTE!!!! Problemas com ponto a ponto
    Por fabiocatelani no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 11-05-2004, 19:03
  3. Rede ponto a ponto ad-hoc wireless problema na rota de retor
    Por denilson no fórum Servidores de Rede