Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal...
    quero montar um servidor de internet aki na minha cidade, andei pesquisando e achei o mikrotik um sistema mais vantajoso (pelo menos é o que todos dizem) só que nunca mexi em MK, ou seja, ñ tenho experiência nenhuma..... as dúvidas são:
    - O MK é intuitivo para novos usuarios?
    - Para uns 300 clientes que tipo de equipamento devo comprar (hardware/software)?
    - Para essa quantidade de clientes monto pc/ap ou uso routerboards?
    - Quantos Megas de internet devo usar?? link full ou adsl???
    - Qual as vantagens e desvantagens de trabalhar com banda aberta (sem controle de banda)???

Lembrando que: tenho 2 torres.... uma na minha casa onde kero que seja o servidor, e outra em um condominio a uns 2,5 km onde vou distribuir para clientes lá....

desde já agradeço o empenho de todos..... muito obrigado!!!!
    Última edição por Magal; 24-04-2010 às 16:03. Razão: Correção do título

2. Olá amigo, seja bem-vindo a comunidade.

Gostaria de iniciar ensinando a pescar e não dando o peixe.

Aqui no fórum existem tópicos fixos, muitos deles voltados a iniciantes como você. Sugiro que dê uma lida nos mesmos.
    Outra coisa, tente alterar o título do seu post. Está com erro de ortografia. Facilita a busca.

Então vamos as suas respostas, lembrando que não existe receita, mas existe dica:

1 - O mk não é intuitivo para quem desconhece rede, ou o básico de rede;
    2 - 300 clientes, vc deverá escalonar. Lembrando que uma antena 2.4Ghz, aguenta cerca de 30 clientes on-line. Sugiro colocar uma maquina para instalar o mk, nesse caso as RB's não servem.
    3 - PC-AP;
    4 - Se tiver como colocar link FULL, nem pense duas vezes, além de ser mais profissional, é muito estável;
    5 - Se vc não colocar controle de banda existem 398.382.793.378.123.322 de problemas. Entre eles, se um cliente pega virus que utiliza a banda de internet para disparar comandos, sua banda vai embora....

3. muito obrigado perdeneira, ja li vários post aki no under mas nada que falava da parte de hardware, por isso que postei, desculpa pelo erro no titulo ja foi corrigido... sobre redes só entendo do basico... "basico mesmo"... mas ja estou pesquisando muito sobre o assunto, só não entendi ainda quando usar modo AP, Bridge,etc... mas estou buscando muito e logo...logo aprendo, quanto as antenas minha intensão é trabalhar com 5.8GHZ ja que aki tem muitos donos de lan house que distribuem em 2.4, no caso do pc-ap ja ouvi dizer que da muitos problemas é verdade??? e a maquina tem que ser um máquinão tipo servidor?? usa cartão pci comum??? desculpa tantas perguntas mas é que estou muito ansioso para saber sobre esse assunto.... sobre o link full só quero saber o seguinte..."compensa" em termos de lucros ja que link custa em média 2.000 reais, quantos clientes eu colocaria em 1 mega full por exemplo??? desde ja agradeço !!!

4. amigo.. quer montar um provedor pra 300 clientes?
    beleza.. 300 clientes nao caem do ceu
    tera q conquistar ao pouco, começar com poucos cliente...
    e começar com pouco cliente nao significa usar equipamento ruim,
    até pq o equipamento bao q chama cliente e evita perder tempo e $$$..

o ideal é vc não usar nada de pc.. ja q vai ter q gastar com licença.

servidor: compre uma rb1000u que na vem no padrao rack19
    ja vem com liceça, e é melhor q pc... pois é frabricada pela propia mikrotik especial pra mikrotik!

transmissores... use routerboards... com mikrotik e cartoes...
    faça ptp entre tores em 5.8 e distribua em 2.4...

link... use um mega dedicado (full) pra cada 50 clientes q alcançar,
    venda bandas entre 150k e 300k... pagara no mega uns 700pila

e é isto aee... boa sorte, nao se intimide se nao conhece mikrotik... aprenda!!
    pras isto q estamos aqui.. mas aviso.. nao saia vendendo antes de ter certeza q
    esta preparado... pois, vao te sarnar e tu vai se anojar...

abraços mano...

5. Citação Postado originalmente por poolbrito Ver Post
    Olá pessoal...
    quero montar um servidor de internet aki na minha cidade, andei pesquisando e achei o mikrotik um sistema mais vantajoso (pelo menos é o que todos dizem) só que nunca mexi em MK, ou seja, ñ tenho experiência nenhuma..... as dúvidas são:
    - O MK é intuitivo para novos usuarios?
    - Para uns 300 clientes que tipo de equipamento devo comprar (hardware/software)?
    - Para essa quantidade de clientes monto pc/ap ou uso routerboards?
    - Quantos Megas de internet devo usar?? link full ou adsl???
    - Qual as vantagens e desvantagens de trabalhar com banda aberta (sem controle de banda)???

Lembrando que: tenho 2 torres.... uma na minha casa onde kero que seja o servidor, e outra em um condominio a uns 2,5 km onde vou distribuir para clientes lá....

desde já agradeço o empenho de todos..... muito obrigado!!!!
    Concordo como amigo MPSNET sevc iniciar com uma RB 1000 vc podera termuito mais que 300 clientes e não terá o problema do PC-AP que direto queima fonte ou cooler, quanto a sua ideia de colocar kit cliente em 5.8 é muito caro, fica bom, mais é melhor deixar em 2.4, a não ser que vai trabalhar somcom empresa ai sim é melhor deixa em 5.8 mesmo.

Tópicos Similares

1. Venda de equipamentos Mikrotik no Brasil
    Por Geeek no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 10-03-2017, 11:24
  2. Winbox nao exibe equipamentos Mikrotik
    Por leandrocarvalho.lc no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 08-05-2015, 05:00
  3. Respostas: 6
    Último Post: 17-01-2015, 15:04
  4. Respostas: 2