Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. recentemente, levantei um pop para testar os nano5 em 5.4
    Gostei muito da performace: banda, estabilidade... enfim... muito bom... melhor que em 2.4 (obvio)
    infelizmente, eles estao com o canal fixo... acho que vai contra o regulamento nessa frequencia.

Pergunto: para trabalhar nessa frequencia com os nanos... bastaria ativar o DFS la na aba "advanced"? no restante, a configuracao ficaria a mesma que na configuracao de um enlace em 5.8? canal, criptografia... etc...
    quais sao as configuracoes excenciais a se fazer no nano5 para se trabalhar nessa frequencia... ou nao tem jeito?

me disseram algo sobre scann list
    porem, scann list é configuravel apenas em modo cliente...o cliente ira procurar o devido sinal dentre as faixas/canais pre-selecionadas...
    porem, a questao é o AP... se deixamos ele com canal fixo, vai contra o regulamento nessa frequencia... ja que ele tem que ser capaz de mudar de canal... correto!?
    se ativamos a troca de canal automatica... ele podera mudar para qualquer canal, ja que nao tem como configurar uma lista de canais... correto?
    entao, o que fazer para trabalhar com o nano nessa faixa? 5.4?
    alguem poderia me dar uma luz?

desde ja, obrigado a todos

2. Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    recentemente, levantei um pop para testar os nano5 em 5.4
    Gostei muito da performace: banda, estabilidade... enfim... muito bom... melhor que em 2.4 (obvio)
    infelizmente, eles estao com o canal fixo... acho que vai contra o regulamento nessa frequencia.

Pergunto: para trabalhar nessa frequencia com os nanos... bastaria ativar o DFS la na aba "advanced"? no restante, a configuracao ficaria a mesma que na configuracao de um enlace em 5.8? canal, criptografia... etc...
    quais sao as configuracoes excenciais a se fazer no nano5 para se trabalhar nessa frequencia... ou nao tem jeito?

me disseram algo sobre scann list
    porem, scann list é configuravel apenas em modo cliente...o cliente ira procurar o devido sinal dentre as faixas/canais pre-selecionadas...
    porem, a questao é o AP... se deixamos ele com canal fixo, vai contra o regulamento nessa frequencia... ja que ele tem que ser capaz de mudar de canal... correto!?
    se ativamos a troca de canal automatica... ele podera mudar para qualquer canal, ja que nao tem como configurar uma lista de canais... correto?
    entao, o que fazer para trabalhar com o nano nessa faixa? 5.4?
    alguem poderia me dar uma luz?

desde ja, obrigado a todos
    Você não vai operar perto de Aeroporto né, porque o Radares de Aeroporto opera em 5,4, já vi um caso que deu problema para o WISP

3. nao sera proximo... questao de 5km de um areporto...
    mas é por isso que essa frequencia precisa ter o dfs ativado... para assim poder mudar de canals sozinho.

4. o que sei do 5.4 é que:
    Faixa Média (5.4): 5470 a 5725 Mhz.. (256Mhz para uso em 5.4, contra os 86Mhz para o uso em 2.4)
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 250 mw
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)

Sobre o DFS, sei que:
    a- apos a sua inicializacao, o AP deve verificar todos os canais disponiveis e em seguida seleciona um canal por si somente. deve ser selecionado qualquer canal que nao haja radar/interferencia nele.
    b- Todos os clientes devem esperar o AP dizer-lhes qual o canail foi selecionado para a comunicacao.
    c- durante o funcionamento, o AP deve monitorar o uso de canais para garantir que nao haja radar operando naquele canal. se for detectado sinal de radar durante o monitoramento, o AP deve deixar de transmitir nesse canal e instruir todos os clientes a deixa-lo tbm.
    d- o AP nao deve retornar a transmissao nesse canal durante um certo periodo.

no nano, abrimos todos os canais em 5.4 usando a regiao "compliance test"
    acontece, que nao abrimos somente os canais em 5.4, mas tbm outros canais nao regulamentados, nao liberados para o nosso uso .

Se o AP com o DFS ativado deve monitorar e mudar de canal por si só...
    a saida, seria pre-configurar o AP... pre-configurar quais os canais ele poderia usar.

consegui achar o "access list" somente no Cliente, o AP nao possui essa opcao de selecionar os possiveis canais... logo, ao mudar de canal, o AP poderia escolher qualquer canal... mesmo os nao liberados para o uso.

a menos que a varredura seja feita pelo "Cliente", apos detectado o uso do canal, ele informa o AP, para assim informar todos os outros clientes... para nao usar mais aquele canal.

por isso abri o topico, para tentar descobrir uma ideia, experiencias dos amigos sobre o uso dos nano em 5.4.
    Teria como usa-los?
    Como funciona o DFS no nano?
    os distribuidores diretos da ubiquti saberia informar?

5. Eu procurando sobre 5.4ghz tem esse link, muito interessante:
    teleco.com.br

Tópicos Similares

1. como criar DMZ via SSH em nano station m5?
    Por uizard no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 02-04-2013, 22:29
  2. Dica de blindagem em Nano Station
    Por PedroGabriel no fórum Redes
    Respostas: 24
    Último Post: 06-12-2011, 21:50
  3. Respostas: 5
    Último Post: 31-08-2011, 18:23
  4. Respostas: 9
    Último Post: 29-08-2011, 12:09
  5. Nano Station Ubiquiti