+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Direcionamento de trafego por IP

    Senhores, se alguem puder me ajudar, ficarei muito agradecido.

    Meu cenario é o seguinte:

    Tenho uma RB450G como GW da rede, e a mesma esta conectada a um TP-link R488T com 4 adsl's fazendo balanceamento de carga por pacotes. Funciona maravilhosamente bem.
    Um dos fornecedores da empresa esta exigindo ip fixo p/ acessar seus servidores, e como todos sabem, adsl da Oi nao fornece ip fixo.
    Contratamos um provedor via radio para podermos usar o IP do gateway dele somente p/ esse servico

    Coloquei o radio desse provedor ligado em uma ethernet do mikrotik, e preciso fazer com que todo o trafego gerado para o IP fixo do fornecedor saia por esse link.

    Exemplo: Todo o trafego sai pelo o Tp-link, mas somente o que tiver como destino a rede 200.200.200.0/24 (rede do fornecedor) sai pelo router do provedor. Ou seja... minha necessidade não é balancear por portas... mas por IP´s.

    Alguem tem essa receitinha de bolo?

  2. #2

    Padrão Re: Direcionamento de trafego por IP

    Simples amigão.

    Pra fazer uma coisa bem organizada vamos fazer assim:

    Primeiro agente marca as conexões oriundas do seu cliente na rede local, marca uma rota fixa e nateia pro gateway do servidor wireless que você contratou. Vamos lá:

    ## Primeiro marcar as conexões do seu cliente ##

    /ip firewall mangle
    add action=mark-connection chain=prerouting comment="Cliente X" disabled=no src-address="IP DO SEU CLIENTE" dst-address-type=!local in-interface=Local new-connection-mark=clientex_conn passthrough=no

    ## Agora marcamos a rota ##
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Rota para o Cliente X" connection-mark=clientex_conn disabled=no in-interface=Local new-routing-mark=gw_radio passthrough=no

    ## Agora o NAT ##
    /ip firewall nat
    add action=src-nat chain=srcnat comment="Nat para o cliente X" disabled=no out-interface="Interface do gw wireless" to-addresses="IP REAL LHE PASSADO" connection-mark=clientex_conn

    ## Por fim a rota pra esse cliente ##
    /ip route
    add dst-address=0.0.0.0 routing-mark=gw_radio gateway=ip_wireless

    Assim fica bem amarrado, ok?

    Abs.

  3. #3

    Padrão Re: Direcionamento de trafego por IP

    Valeu Guilherme. Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Direcionamento de trafego por IP

    Por nada! Espero ter ajudado.

    Abs.

  5. #5

    Padrão Re: Direcionamento de trafego por IP

    Muito boa sua colocação, gostaria de uma ajuda para configurar meu MK, tenho dois link PPPoE quero passar clientes PPPoE por um e Hostpost por outro. Espero contar por sua ajuda.

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Simples amigão.

    Pra fazer uma coisa bem organizada vamos fazer assim:

    Primeiro agente marca as conexões oriundas do seu cliente na rede local, marca uma rota fixa e nateia pro gateway do servidor wireless que você contratou. Vamos lá:

    ## Primeiro marcar as conexões do seu cliente ##

    /ip firewall mangle
    add action=mark-connection chain=prerouting comment="Cliente X" disabled=no src-address="IP DO SEU CLIENTE" dst-address-type=!local in-interface=Local new-connection-mark=clientex_conn passthrough=no

    ## Agora marcamos a rota ##
    add action=mark-routing chain=prerouting comment="Rota para o Cliente X" connection-mark=clientex_conn disabled=no in-interface=Local new-routing-mark=gw_radio passthrough=no

    ## Agora o NAT ##
    /ip firewall nat
    add action=src-nat chain=srcnat comment="Nat para o cliente X" disabled=no out-interface="Interface do gw wireless" to-addresses="IP REAL LHE PASSADO" connection-mark=clientex_conn

    ## Por fim a rota pra esse cliente ##
    /ip route
    add dst-address=0.0.0.0 routing-mark=gw_radio gateway=ip_wireless

    Assim fica bem amarrado, ok?

    Abs.