Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Não existe receita de bolo pra energia fotovoltaica porque cada caso é um caso. Tudo depende da carga dos equipamentos, capacidade de recarga do painel e capacidade da bateria. Não é difícil, mas é complexo http://static3.under-linux.net/image...ies/stupid.gif.

Pra quem está interessado em energia fotovoltaica segue abaixo o básico:

BE-A-BÁ da ENERGIA SOLAR:

ECONOMIA = Em energia solar a economia é feita a longo prazo. Se economizar em equipamento, vai gastar mais em deslocamento pra solucionar pane.

BATERIA = Tem que ser dimensionada para a carga e tem que permitir folga para dias de chuva ou de céu encoberto.

TIPO DE BATERIA = Tem que usar bateria de ciclo profundo, se usar bateria de carro vai gastar mais dinheiro em alguns meses.

EQUIPAMENTOS AGREGADOS: Quanto menor o consumo dos equipamentos, maior é a autonomia da bateria. Evite o uso de inversores (converte DC para AC) porque consomem mais energia na conversão da voltagem. Procure acoplar equipamentos com a mesma voltagem que o seu sistema (para minimizar perdas).
    Se você tem a opção de usar sinalizador LED, faça.

PAINEL FOTOVOLTAICO: Tem que ser forte o suficiente para carregar a bateria sem "quebrar o banco" (se for comprar usado, evite os com mais de 3 anos e os que apresentam manchas). Nada de painel flexível, ok?

CONTROLADOR DE CARGA: Dê preferência aos de boa qualidade, principalmente no que diz respeito a conectores.

MACETES: Pague para um profissional neutro fazer o estudo de carga. O vendedor de equipamento vai exagerar pra tirar mais dinheiro de você (foi assim que eu aprendi).

Eu aprendi dando cabeçada. Hoje eu economizo para meus clientes de 10% a 30% do investimento total.

Abraço,

Zé Alves

2. quais seriam as baterias de ciclo profundo, pois esse mes aqui em santa catarina que quase nao deu sol. E quem se stressou profundamente fui eu!

uma rb com um UB5 + XR2 + 433ah + 2 baterias de caminhao 150 amp + placa 85 watts

precisei ir duas veses trocar as baterias por novas e bem carregdas pois nao guentou o tranco.

essa semana ta dando sol dai tá ate legal mas parece que as baterias nao tao mais aquelas brastemp (AS Novas)

3. Cara, as baterias tem que ser as estacionarias, iguais a de no-breack. Elas podem arriar até ficarem com 10% da carga sem compromete-la. Já as de carro quando arreiam abaixo dos 40% vão perdendo suas propriedades e em pouco tempo estragam. Você tem que analizar a sua area( região). Mesmo nublado sempre gera um pouco de energia. Em lugares com muitas pedras e montanhas fica um pouco mais complicado, pois além de pouca luz nos dias nublados, as vezes durante o dia tem as neblinas. Já me ferrei muito com isso. O que pode ser feito: Aumentar o numero de paineis e baterias com mais amperes. Eu aqui tenho que fazer calculo de 15 dias sem carga. Outras opção é fazer um hibrido de solar mais eolica. Também depende da região. Se não tem vento não adianta.

4. Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    quais seriam as baterias de ciclo profundo, pois esse mes aqui em santa catarina que quase nao deu sol. E quem se stressou profundamente fui eu!

uma rb com um UB5 + XR2 + 433ah + 2 baterias de caminhao 150 amp + placa 85 watts

precisei ir duas veses trocar as baterias por novas e bem carregdas pois nao guentou o tranco.

essa semana ta dando sol dai tá ate legal mas parece que as baterias nao tao mais aquelas brastemp (AS Novas)

Recomendo a moura clean ou a delphi (tem que ser CICLO PROFUNDO).

As baterias de ciclo profundo têm solução diferente das baterias comuns para motor de arranque. Bateria de arranque pode baixar até 50% as de ciclo profundo podem ir até 75%. 90% até é possível, mas é exigir muito

Eu tenho uma torre com um painel igual o teu (85W) e uma bateria de ciclo profundo de 105 amp.
    Paguei na bateria moura clean 105amp R$ 550,00. Aposto que você pagou por aí na bateria de caminhão, né?

A Moura clean tem 2 anos de garantia total e expectativa de vida útil de 5 anos.

Você está usando controlador de carga nas tuas baterias de caminhão?

Abraço,

Zé Alves
    Última edição por granlabor; 07-06-2010 às 18:33.

5. Eu uso 6 baterias delphi de 70 amperes por torre. São boas. Só tive problemas e algumas areas, lugares acima de 1300Mts de altura, pois nesses lugares o sol só aparece depois das 10:00 por causa da neblina.Tem um que tive que colocar 2 paineis de 130W para apenas 2 rbs e ainda está em teste. Se não funcionar terei que partir para hibrida com gerador eolico. Más até agora está legal. tenho lugares que uso 2 rbs com 80w e funcina legal. Ha e esses paineis usados que tem no mercado livre não funcionam. Vc fecha eles em curto e eles dão a amperagem certa no amperimetro, más quando vc coloca em uso eles não enviam a amperagem certa pra bateria. VC já pegou alguns desses?

Tópicos Similares

1. Curso de energia solar fotovoltaica
    Por rogeriosims no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 16-02-2009, 10:35
  2. INAUGURADO! Provedor Energia Solar
    Por fastsignal no fórum Redes
    Respostas: 23
    Último Post: 16-05-2007, 12:56
  3. Respostas: 7
    Último Post: 28-03-2007, 10:07
  4. Respostas: 1