Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L


Página 1 de 17 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

  1. A pedidos estou postando as idéias da mini usina eólica.

    comecei a fazer estudos em cima de uma energia atrás de vento, após ter um mês muito chuvoso aqui no sul , com mínimas insolações. Então abri o google e pau na mula, muitas coisas aprendi conversando com eletricistas de carro. mas a idéia é a seguinte:

    Construir um cata-vento que tenha uma boa rotação e que gire um dínamo. Por que usar um Dínamo e não um alternador?? O dínamo é encontrado em Fuscas e brasilia, ou seja carros mais antigos, o dínamo ele consegue produzir energia em baixas rotações, e é super leve para tocar, já o alternador precisa acima de 1500 RPM para comecar a produzir energia, e ainda quando imanta o campo magnético ele praticamente trava, ficando muito pesado, todo mundo já deve ter escutado as correria de um carro gritando! então é o alternador que ta pesadão e as correrias um pouco frochas (Fiz um carregador com alternador de 80AMP para meu Som e precisou de um motor eletrico de 5 CV para rodar). Agora só não sei dizer quantos amperes que o dínamo gera em 100, 500 , 1000 RPM, mas em 1500 RPM deve chegar na casa do 18-20 amp.

    é necessário tbem o uso de um relé que irá controlar a carga da bateria, mas só é ativado quando o dínamo produzir 12v e 1 amp ai ele liga e regula a carga da bateria, então se ta girando não quer dizer que ta carregando.

    para produzir mais energia é necessário comprar um tal de lagarto, usado em circulares de corte de madeira, ai da para colocar um polia maior para dar mais rotação a polia menor do dínamo, sem falar que é mais robusto que aguenta o peso das hélices, pois colocar as hélices direto no dínamo iria dar problemas com rolamentos.

    necessita ter um giro de no mínimo uns 300 graus , para captar ventos de quase todos os lados, necessário fazer um rabo de peixe para ter a orientação, unica coisa que não consegui é fazer um distorcedor de fio que nele passasse a voltagem que queriamos, então colocamos um calço atrás e ele trabalha somente 350 graus.

    as hélices foram feitas de cano de pvc de esgoto 150, tem manual na internet de como cortar

    Desvantagens:
    é necessario manutensões um pouco direta, pois as hélices podem quebrar, a correia pode afrochar o Dímano pode se desgastar.
    com tempo ainda quero testar outras duas maneira que acho ser até mais interresante, seriam usar Dínamo aqueles usados em bicicletas, menores e mais leves, e ao inves de fazer um sistema com hélices estilo avião, com suporte interiro girando. Iria fazer um esquema parecido com aqueles litros de coca-cola que os antigos pinduram na frente das casa onde é feito um corte , aberto as laterais, ai o vento bate nessas laterais e gira, claro que não usaria um litro descartavem , faria um negocio maior e mais reforcado, existe até um vídeo no youtube (um negocio de madeira).
    Última edição por gzanatta00; 12-06-2010 às 11:54.


  2.    Publicidade


  3. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    ja pensou em faze-lo na vertical ?
    como assim?

  4. Bacana Zanatta. Parabéns !

    Quando vai turbinar o "dinamão_do_zanatta" com a hélice do JorgeAldo?

    Abraço,

    Zé Alves

  5. Vou acompanhar, tópico interessante!

  6. Estou fazendo uns testes com exaustores aeólicos. Se eu for usar gerador de carro (dínamo), terei que fazer um jogo de polias, para obter torque e velocidade. O teste é usar dínamo de bicicleta pois coloco ele no eixo do exaustor. O interessante neste modelo é que ele gira em independentemente da direção do vento. O meu teste inicial, basea-se no exaustor já existente no galpão da empresa. Minha idéia é colocar na casa de campo para alimentar equipamentos que ficam 24h energizados. Provavelmente usar este dínamo para carregar bateria automotiva não seria a opção por conta da amperágem, mais é possivel alimentar uma bateria 12V 7A e liga-la a um inversor ou mesmo, usar os 12V direto nos rádios e em lâmpadas dicróicas na área externa da casa. Vide o tipo de exaustor aqui: Fortvent


  7.    Publicidade




Tópicos Similares

  1. Mini-Pci 8413 com sinal muito baixo
    Por kadinho no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 29-12-2009, 18:41
  2. Power supply MOD - 8 slots mini-pci ?? problemas com a Anatel??
    Por nandofer no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 6
    Último Post: 12-07-2009, 15:42
  3. Respostas: 5
    Último Post: 18-10-2008, 21:27
  4. Mini Distro com suporte a Wireless
    Por Cassimiro no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 24-07-2003, 17:10

Tags para este Tópico